Tulipas: Conheça os Cuidados Para Manter Essa Flor

Tulipas: Conheça os Cuidados Para Manter Essa Flor

As tulipas são fáceis de cuidar! Contudo, como qualquer outra flor, elas precisam de atenção e certa dedicação para permanecerem saudáveis. Sendo assim, aprenda agora como cultivar essa planta, qual o melhor solo, o tempo ideal de irrigação e muitas outras dicas.

As tulipas são flores belas, práticas de cuidar e que combinam com qualquer tipo de decoração. Apreciadas em diversos lugares do mundo, elas estão entre as espécies mais procuradas no mercado. Se você tem essa planta em casa, mas não sabe como cultivá-la adequadamente, veja alguns cuidados necessários para deixá-la sempre linda e fazer belos arranjos de flores criativos.

Solo

Mantenha a terra sempre umedecida, porém, não encharcada. O excesso de água contribui para a proliferação de bactérias e fungos diversos, os quais podem causar danos ao vegetal.

Ambiente

Se a flor for cultivada no chão, cuide para que o local seja o mais arejado possível. Se estiver em um vaso dentro de casa, conserve-a próxima a portas e janelas.

Iluminação

Esse é outro aspecto importante para o bom desenvolvimento de uma tulipa. Embora necessite de sol, ela também precisa ficar sob a sombra durante alguns períodos do dia. Então, deixe-a exposta ao sol nas horas mais frescas e na sombra nos momentos mais quentes do dia.

tulipas perto da janela com boa iluminacao

imagem de: pixabay.com

Adubação

Realize ao menos duas fertilizações ao longo do ano, preferencialmente antes da primavera ou nos meses de fevereiro e março. Faça isso usando cristais de adubo apropriados, os quais, após receberem algumas regas ou água da chuva, penetrarão nas raízes, deixando-as ainda mais saudáveis.

Irrigação

Caso a tulipa esteja em um local onde chove ao menos uma vez na semana, não será necessário fazer regas adicionais. No entanto, em ambientes mais secos, ela precisará ser irrigada semanalmente para que não murche, nem morra.

Cuidados adicionais com as tulipas:

– Observe sempre se há folhas ou partes mortas na planta e, se houver, retire-as rapidamente para evitar que elas contaminem o restante da flor. Corte essas partes com uma tesoura, bem rente ao caule. Assim você sempre terá buquês bonitos e saudáveis.

– Uma dica importante para prolongar a vida da espécie é conservá-la sempre longe de animais e insetos. Use telas, cercas e produtos atóxicos para afastá-los.

– Após a primeira floração, é comum que a tulipa fique murcha e depois morra. Mas é possível fazer que ela renasça no próximo período de outono e inverno – época ideal para o plantio – desde que sua raiz seja guardada corretamente. Para isso, você deve retirar o bulbo da terra assim que o vegetal murchar. Com delicadeza, lave-o bem em água corrente e deixe secar ao sol. Em seguida, armazene-o em um saco de papel e coloque-o na geladeira. Assim, basta aguardar o retorno da estação para replantá-lo no solo ou no vaso.

Caso prefira os vasos, aproveite para decorar a sua casa com as tulipas que renaceram. Com isso, além de embelezar o ambiente, você também terá mais luxo e sofisticação em forma de flor.

Você também vai gostar de:

  1. Tulipas para Casamento: Dicas de Decoração
  2. Tulipas: Flores para o Amor Verdadeiro
0 Comentário(s)

  1. Juliana disse:

    Preciso de uma ajuda por favor!!!
    ganhei tulipas, mas elas acabaram morrendo, e no domingo eu limpei os bulbos e tirei a casquinha marrom de fora ( j;a descobri que não podia fazer isso ) mas e agora ??? O que eu faço para salva la, eu coloquei na terra que ela veio, mas nao vejo nenhum tipo de evoluçao. Será que eu perdi as plantas ??

Matérias relacionadas