Outubro Rosa: Entenda as Origens do Movimento

20/10/2015

Iniciado nos Estados Unidos, o movimento se expandiu por todo o mundo e hoje possui participação de pessoas, governos, entidades e empresas, que se unem na luta contra o câncer de mama. O laço cor de rosa, principal símbolo do movimento, apareceu pela primeira vez em 1990, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure decidiu distribuir o item para os participantes da primeira Corrida pela Cura. Desde a data, a prova é realizada anualmente na cidade de Nova Iorque.

Colorindo Outubro de Rosa

Também foram os Estados Unidos que consagração outubro como o mês da luta contra o câncer de mama. Diversas entidades e estados utilizavam o período para realizar ações sobre o perigo do câncer de mama e a importância de realizar o exame de mamografia. Com o tempo, o Congressos dos EUA tornaram outubro o mês oficial de prevenção contra a doença.

Tudo Rosa

Com intuito de dar maior visibilidade ao movimento, diversos prédios públicos e empresariais, pontes, monumentos, teatros e museus recebem iluminação totalmente rosa durante o mês de outubro. Em 2002, o Mausoléu do Soldado Constitucionalista localizado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, foi o primeiro monumento brasileiro a ficar totalmente rosa.

O Cristo Redentor, um dos maiores símbolos do Brasil, recebeu a iluminação rosa em 2008, sendo um dos momentos de maior repercussão das ações realizadas no mês. Depois disso, cidade após cidade, grande parte do país aderiu ao movimento.

Importância da iluminação 

Com a prática sendo aderida por todo o mundo, o movimento ganhou um importante marco visual, fazendo com que a mensagem da importância da prevenção contra o câncer de mama pudesse chegar a praticamente todas as mulheres.

Vida mais rosa

O câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres, sendo responsável por 25% dos novos casos da doença. Só no ano passado, mais de 57 mil mulheres foram diagnosticadas com a enfermidade. O câncer de mama possui cura, mas é preciso que ele seja descoberto em seus primeiros estágios, por isso, é tão importante que os exames sejam realizados periodicamente.

Você já fez o exame de câncer de mama esse ano? Ajude a conscientizar outras pessoas presenteando-as com flores com de rosa. No nosso site, você encontra uma seção especial para outubro rosa.

Você também vai gostar de:

Outubro Rosa- Conscientização sobre o Câncer de Mama

Continue na Conscientização da Campanha do Outubro Rosa

Conheça Mais Sobre o Dia da Mulher

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>