Inspire-se com 3 Ações para o Dia da Mulher

Inspire-se com 3 Ações para o Dia da Mulher

Você sabe porque existe o dia da mulher? Conheça mais sobre a data e sobre como fazer ações diferentes e inspiradoras para as mulheres da sua empresa neste dia especial.

O Dia da Mulher é comemorado em oito de março. Esta é uma data internacional que foi criada para lembrar a luta das mulheres pela igualdade de direitos na sociedade. Até o início do século 1920, as mulheres tinham poucas escolhas além de se casar e ter filhos. A maioria não podia sequer receber educação formal. Muitas vezes, as escolas as ensinavam apenas os assuntos relacionados à gestão do lar.

Após a virada do século 1919, os movimentos femininos sufragistas, que visavam dar mais poder às mulheres, tomaram maior força, principalmente durante os duros anos da Primeira Guerra Mundial. Com os homens lutando nas trincheiras, muitas mães e donas de casa se viram forçadas a ocupar os seus lugares nas fábricas, abrindo um precedente para a entrada das mulheres no mercado de trabalho.

Entretanto, as condições de trabalho eram extremamente precárias. Em 1911, em Nova Iorque, cerca de 146 trabalhadoras morreram incineradas dentro das instalações de uma fábrica, o que foi considerado um dos incidentes mais trágicos na luta das mulheres por segurança no trabalho. Na Rússia, em 1917, na primeira fase da Revolução Russa, conhecida como Revolução de Fevereiro, um grupo de mulheres saiu às ruas em passeata pelo Dia da Mulher e para se manifestarem contra a fome.

Luta das mulheres

Luta das mulheres

Ano após ano, elas foram conseguindo melhores empregos e condições de trabalho, mas organizações internacionais de direitos humanos afirmam que ainda há muito a ser feito. Em muitos países, as mulheres são subjugadas e submetidas a torturas, como a mutilação e estupros, à violência doméstica e à morte por negligência de pais que não desejavam ter filhas.

Mesmo dentro da sociedade ocidental existem questões a serem trabalhadas, como salários justos para profissionais de mesmo nível independentemente do sexo. Atualmente, além de ações de conscientização sobre o papel da mulher na sociedade, muitos empregadores costumam oferecer flores e lembrancinhas às suas funcionárias, enquanto as lojas de departamento e os shopping centers aproveitam o dia para distribuir brindes de produtos femininos às frequentadoras.

C0mo honrar as mulheres da sua empresa no Dia da Mulher?

Você pode fazer algo na sua empresa para prestigiar as mulheres e apoiá-las nessa luta pela igualdade.

1. Dê presentes que incentivam

Uma maneira delicada e singela de presentear uma mulher no seu dia é oferecer flores e presentes. Apesar de serem os presentes mais comuns, eles são repletos de significados e é algo do agrado da maioria das mulheres. O importante é valorizar a dedicação de cada uma e acrescentar uma mensagem especial com apoio à causa!

2. Promova palestras

Que tal promover um ciclo de palestras internamente? Assim, as próprias colaboradoras podem criar conteúdos para enriquecer a rotina da empresa e ajudar na melhoria contínua de todos os profissionais. Além do mais, esta é uma ótima maneira de compartilhar conhecimento sobre os temas que elas mais gostam e dominam.

3. Café da manhã com espaço para debates

Outra ideia é fazer um café da manhã no Dia da Mulher para que todas as profissionais possam estar juntas, criando mais conexões e refletindo sobre formas de fazerem a diferença no cenário onde atuam.

Aproveite e inspire-se ainda mais em nosso blog e nos produtos que selecionamos para esta data!

Você também vai gostar de:

1. O que Dar de Presente no Dia da Mulher? Veja como Surpreender!
2. Dicas de Mensagens Criativas para o Dia Internacional da Mulher

1 Comentário(s)

  1. maria julia disse:

    Adorei as dicas do cultivo do flores, do dia das mulheres, enfim maravilha….

Matérias relacionadas