Conheça as Flores Ciclame: As Rainhas do Inverno

1/06/2017

As flores ciclame são originárias da Europa e florescem naturalmente em países da região mediterrânea, como a Grécia. Elas também são encontradas no Irã, na Síria e na Somália, pois estes locais podem, eventualmente, ter as condições necessárias para a proliferação dessas flores, que geralmente despontam em temperaturas não muito maiores do que 18 graus.

Clima e época das flores cliclame

As flores ciclame preferem ainda ambientes frescos e arejados, mas não muito frios – temperaturas abaixo de seis graus negativos podem ser fatais para a planta. No entanto estas flores recebem o nome de “as belas do gelo” nos locais onde são nativas.

Elas costumam aparecer no final do outono europeu e estão em plena floração durante o inverno, trazendo os seus tons suavemente coloridos e a sua beleza à época mais agreste do ano no continente, quando a esmagadora maioria das plantas perderam a sua folhagem.

Conheça melhor as flores ciclame

Imagem de: pixabay.com

Características dos ciclames

As cores mais comuns entre os ciclames são o branco, o vermelho, o lilás, o rosa e o salmão. Algumas espécies podem apresentar mais de uma cor de cada vez e essa aparência incomum é um dos seus grandes atrativos.

Os botões de cíclames assumem uma forma que se assemelha a de um cisne, devido ao longo caule, que pode atingir entre 20 e 30 centímetros. Já o seu aspecto, lembra a cabeça pendente de uma ave, com o bico para baixo. Quando os botões se abrem, as pétalas mostram-se distribuídas nas pontas das hastes, lembrando uma borboleta com as suas asas fechadas.

Conheça as características das flores ciclame

Imagem de: flickr.com

A folhagem das flores ciclame é um espetáculo à parte. Elas possuem o formato clássico de um coração e têm sido usadas como ornamentação até mesmo quando não há flores. O seu tom de verde é bastante forte e apresenta pintas branquinhas que lembram o mármore.

Presente que encanta e decora

Com todas essas características, as flores ciclame são excelentes opções de presentes, mas também de decoração, pois podem despontar em qualquer época do ano e são plantas perenes, ou seja, podem durar por muito tempo quando são bem cuidadas.

Quando em arranjos, se foram colocadas num vaso com água, podem durar cerca de quinze dias. Já os ciclames que ficam em vasinhos com terra, como esse belo Piquenique de Ciclames Vermelhos, duram ainda mais: cerca de três a quatro semanas, mesmo sem cuidados especiais.

Atualmente, os ciclames são algumas das flores mais vendidas do mercado. Elas são usadas para presentear pessoas nas mais variadas ocasiões e geralmente são oferecidas a quem tem um estilo mais sofisticado.

Cuidados com as flores ciclame

Para mantê-las viva e saudáveis por mais tempo, as flores ciclame  que são plantadas devem ser mantidas em ambientes ventilados, protegidas da umidade e do calor. A rega deve ser feita a cada três dias, quando a temperatura ambiente estiver mais fria ou mais seca.

Agora que já sabe o que há de mais importante sobre esse tipo de flor. Vá ao site da Giuliana Flores e confira os lindos vasos que você pode usar na decoração da sua casa, ou como uma bela opção de presente. Acesse e confira!

Você também vai gostar de:

1. Cuidados essenciais para cultivar ciclames
2. Decore sua casa com lindos ciclames!
3. Flores de Inverno – Conheça as Flores que Deixam o Frio mais Colorido

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

7 Comentários para “Conheça as Flores Ciclame: As Rainhas do Inverno”

  1. venita ferreira soares

    Amei essa matéria sobre os ciclames,pois já tinha visto mais não sabia o nome.São muito bonitas ,eu amo flores.parabéns.

    Responder
  2. vilza mere

    eu ganhei um vaso deste rosa e plantei em meu jardim, e ele morreu o que aconteceu.
    OBS O JARDIM NA PARTE DA MANHÃ É SOL E A TARDE É SOMBRA…………………..HA O QUE EU FAÇO PRA ACABAR COM UMS BICHINHO TIPO CARAMUJINHO QUE TEM EM MEU JARDIM.
    OBRIGADI

    VILZA MERE,

    Responder
  3. Ester Spiecher

    Realmente essa é uma flor linda mas muito dificil de cultivar.

    Responder
  4. Heloisa Klemberg

    Estas flores são lindas, tenho uma há dois meses e elas estão muito bem..

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>