Flores Medicinais – Conheça suas Diversas Propriedades

Flores Medicinais – Conheça suas Diversas Propriedades

As flores, além de alegrarem ambientes e serem ótimos presentes, também possui propriedade medicinais e são utilizadas em diversos tratamentos. Conheça as flores que possuem estas propriedades e para que elas são utilizadas!

Utilizar as plantas como curas de doenças é um hábito muito antigo na história da humanidade. Mas o que poucos sabem é que existem também flores medicinais. São classificadas dessa forma as espécies com propriedades diversas que podem ser recomendadas para as mais diversas situações. Confira algumas delas.

Amor-perfeito

flor medicinal amor perfeito

Imagem de: pixabay.com

Difícil encontrar quem não se renda à beleza simples do amor-perfeito. Muito procurado pelos adeptos à jardinagem, além de deixar o ambiente charmoso e encantador, está entre as flores medicinais.

Com propriedades anti-inflamatórias, antipirética, calmante, laxante, imunoestimulante e diurética, o amor-perfeito é recomendado principalmente para auxiliar em tratamentos de pele, com os antiacnes, e processos inflamatórios, como reumatismo. As flores podem usadas para fazer chás ou compressas na região afetada.

Jasmim

jasmim flores medicinais

Imagem de: pixabay.com

Assim como sua aparência que transmite paz e tranquilidade, o jasmim reúne propriedades que incluem ação calmante, emoliente, rejuvenescedora, relaxante e revigorante. Devido a isso, é muito indicada para o tratamento de coceira na pele, depressão, irritação e contratação muscular. O óleo essencial da planta possui aroma agradável e propriedades relaxantes muito indicado em massagens.

Rosa branca

rosas brancas flores medicinais

Imagem de: pixabay.com

Muitos nem imaginam, mas as rosas brancas também estão na lista de flores medicinais. Elas possuem propriedades adstringentes, calmantes, laxativas, anti-inflamatórias e depurativas. Por isso, são ingredientes recorrentes em cosméticos para limpeza da pele. O chá de suas pétalas é recomendado como fonte calmante.

Gerânio

geranio flor medicinal

Imagem de: pixabay.com

O gerânio é uma planta rica em propriedades adstringentes, antissépticas e cicatrizantes. Essas características fazem a flor ser recomendada para tratamentos de pele, o que incluem o combate à celulite e estrias.

Hibisco

flor medicinal hibisco

Imagem de: pixabay.com

O hibisco é uma das flores medicinais que mais reúnem propriedades. Possui ação laxante, sendo ótima contra a prisão de ventre. Combate gripes, resfriados, tosse e febre, devido a sua ação expectorante. Também alivia a dor de estômago e as cólicas menstruais, por seu efeito analgésico e calmante.

Essas flores são diuréticas e ricas em antioxidantes, princípios ativos que retardam o envelhecimento da pele e otimizam o processo de emagrecimento. Além disso, possuem propriedades anti-hipertensivas, que ajudam a reduzir as taxas de colesterol e a controlar a pressão sanguínea e a glicose.

Lavanda

flor medicinal lavanda

imagem de: pixabay.com

A lavanda, também conhecida como alfazema, chama a atenção pela sua beleza exótica e cor. Seu perfume inebriante é aproveitado na fabricação de essências. Elas também possuem ação antifúngica e bactericida, características que as fazem ingredientes comuns em produtos de limpeza. Mas elas também possuem princípios ativos que contribuem para manter a saúde do corpo e do analgésico, sedativos e cicatrizantes, responsáveis pela sua indicação ao combate do estresse, ansiedade e até dificuldades para dormir. Os seus efeitos podem ser aproveitados por meio de seu óleo essencial ou chá de suas pétalas.

Como utilizar as flores medicinais

As flores medicinais estão disponíveis em farmácias naturais ou lojas de produtos especializados. Elas podem ser encontradas in natura ou já em fórmulas. Recorrer a esses estabelecimentos ao invés de buscá-las na natureza por sua conta, evita confundi-las com espécies tóxicas.  

As flores medicinais são remédios naturais e não oferecem reações adversas como os convencionais. Mas mesmo como fitoterápicos precisam ser consumidos com atenção. Consulte um médico especializado nesse tipo de tratamento e obtenha mais informações sobre os princípios ativos das plantas antes de ingeri-las, principalmente se você for gestante ou tiver alguma doença crônica.

3 Comentário(s)

  1. noelisa disse:

    flores

  2. Maria disse:

    fiquei encantada com as propriedades das flores.

  3. Tania disse:

    Parabéns gostei muito destas informacoēs sobre o uso das flores. Obrigada

Matérias relacionadas