Conheça o Girassol: Uma Flor Exótica e Cheia de Qualidades

8/05/2017

O Girassol, ou Helianthus anuus, é uma planta originária da América do Norte e América Central, região aonde chegou a ser considerado divindade solar por antigas civilizações. Foi levado para o continente europeu pelos colonizadores e hoje é cultivado em várias partes do mundo, sendo muito fácil encontrá-lo no Brasil.

Características do girassol

Com as cores amarela, vermelha, laranja e branca, os girassóis são flores realmente fascinantes, cultuadas até no mundo das artes, sendo tema de um dos quadros mais famosos do pintor Van Gogh.

O caule do girassol é bastante grosso, robusto e pode atingir até 3 metros de altura. Porém, para facilitar a comercialização, algumas espécies, anãs, foram produzidas e alcançam cerca de 40 centímetros. Já as flores, elas variam de tamanho. Porém, em média, possuem de 7 a 30 centímetros, seguindo mais ou menos o padrão abaixo:

Significado do girassol

O significado das flores de girassol está ligado ao sucesso, fama, felicidade e sorte. A flor recebeu esse nome por estar sempre voltada para o sol, fenômeno conhecido na biologia como heliotropismo. Durante a manhã suas flores apontam para o Leste e, no decorrer do dia, elas acompanham o movimento do sol até o Oeste.

Além disso, a Helianthus anuus, que significa flor do sol, quando amarela, simbolizam vitalidade, lealdade, calor — por ter uma cor intensa —, alegria e também toda a energia positiva do sol, tornando-se, portanto, uma excelente opção de presente, principalmente quando se deseja transmitir felicidade ou comemorar alguma conquista.

Utilidades dessa espécie

Além de bonitos, os girassóis apresentam ótimas qualidades nutricionais, como fósforo, ferro, cálcio e vitaminas B e C. Por isso, as flores são bastante usadas na culinária e suas sementes também fazem parte dos ingredientes utilizados no preparo de pães, bolos, molhos e sopas.

Os girassóis também costumam ser indicados como repelentes de pragas em plantações de outras espécies, mas também podem ser usados para espantar insetos comuns, em residências, e ainda enfeitar a casa. Veja esse moderno arranjo com girassol, em vaso de vidro, que elegante:

O óleo dessa planta é muito recomendado por nutricionistas e médicos como opção à soja, pois seu uso ajuda a controlar os níveis de colesterol no organismo.

Quanto às sementes, elas servem como alimento para aves e costumam ser misturadas a outros tipos de ração para pássaros. Até mesmo os resíduos da extração do seu óleo podem ser aproveitados e servem como complemento na alimentação de vacas leiteiras e de porcos.

Cultivo do girassol

O cultivo do girassol é bastante simples, pois se trata de uma planta muito resistente às variações climáticas. Mas, sua manutenção requer alguns cuidados. É necessário, por exemplo, que o plantio seja feito em solo não muito úmido e as flores recebam a incidência direta dos raios solares.

O uso de adubos naturais, como o húmus de minhoca, também é uma ótima forma de garantir um melhor desenvolvimento para a planta. Os girassóis fazem parte dos tipos de flores que precisam ser regadas diariamente, mas com moderação, sobretudo em períodos muito quentes.

Por fim, vale mencionar que a melhor época para o plantio é entre os meses de abril e outubro. Porém, caso queira garantir o seu girassol desde já, você pode acessar o site da Giuliana Flores e escolher os arranjos que mais te agradam. É um mais lindo que o outro, confira!

Você também vai gostar de:

1. Girassol uma Bela Flor que Inspira Felicidade!
2. Presenteie com Buquê de Girassol
3. Girassóis – Como Cultivar e Utilizar Essas Lindas Flores

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

2 Comentários para “Conheça o Girassol: Uma Flor Exótica e Cheia de Qualidades”

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>