Saiba Como Cuidar Orquídeas Bambu

30/08/2016

Rusticas, as orquídeas bambu impressionam pela beleza e resistência. A espécie pode ser plantada na terra ou em vasos, aguenta o sol forte e chega a até 2,5 metros de altura. Quem tem um bom espaço ou jardim em casa não resiste em cultivar a planta. Mas alguns cuidados são importantes para que ela permaneça vistosa, saudável e não quebre.

Orquídea Bambu

Orquídea Bambu

Saiba mais sobre as orquídeas bambu

As orquídeas bambus são plantas típicas do sudeste asiático. Conhecidas cientificamente por Arundina bambusifolia, elas se adaptam bem ao clima quente. Seu nome se deve aos seus longos pseudobuldos que carregam folhas finas e assemelham-se de fato a bambus. A floração com cerca de 9 cm costuma aparecer somente durante alguns dias ao longo do ano, sempre nas pontas dos galhos. Elas são coloridas e perfumadas, características que atraem abelhas, besouros e borboletas.

Plantando orquídeas bambu

Plantando orquídeas bambu

Principais cuidados com as orquídeas bambu

Jardim de orquídeas bambu

Jardim de orquídeas bambu

As orquídeas bambu se adaptam melhor em ambientes com clima entre 25º C e 30º C. Mas elas podem suportar, por pouco tempo, temperaturas muito frias, de 10º C, e até muito quentes, de aproximadamente 40º C.

O local também precisa ser bem iluminado. Quando cultivadas à sombra, as orquídeas bambu alongam seus ramos e se curvam em busca do sol. Seu formato acaba sendo prejudicado e essa condição afeta a floração.

Essas plantas precisam ser regadas diariamente, durante temperaturas mais quentes. Alterne a tarefa quando o clima estiver mais ameno.  Em épocas frias, a irrigação pode ser suspensa. Também é importante atentar-se quanto à quantidade de água, já que o seu excesso pode matar as plantas.

As flores devem ser protegidas do vento e de geadas. Diante dessas situações climáticas, o mais recomendado é colocar o vaso dentro de casa. Se elas estiverem plantadas ao ar livre, devem ficar cercadas por outras plantas para se proteger.

As orquídeas bambu podem ser prejudicadas por pragas. Para evitar que isso aconteça, fique sempre atento às plantas. Caso esse problema surja, utilize produtos específicos que podem ser encontrados em lojas especializadas. Conte com a ajuda de um profissional para encontrar o pesticida adequado e siga as instruções do rótulo ao aplicá-lo.

Obtenção de novas espécies de orquídeas bambu

Cultivar orquídeas bambu

Cultivar orquídeas bambu

Para manter a sua orquídea bambu saudável, você deve aplicar adubo orgânico a cada dois meses. Quando perceber que elas estão dando brotos (conhecidos como keikis) no meio ou na ponta dos ramos, você pode replantá-los para obter novos exemplares da planta.

Os keikes precisam apresentar duas ou três raízes de pelo menos 5 cm para serem destacados da planta. Plante-os em vasos com esfagno em volta das raízes e mantenha-nos a meia sombra. Aplique adubo NPK 10-52-10 diluído em água para estimular o desenvolvimento da muda. Quando perceber que ela está crescendo, você pode transplantá-la em terra e areia com composto orgânico.   

Ornamentais e belas, as orquídeas são ótimas opções para presentear com bom gosto. Encontre lindos arranjos dessas flores na Giuliana Flores!

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

17 Comentários para “Saiba Como Cuidar Orquídeas Bambu”

      • analice pereira borges

        Quero saber mais sobres orquideas de todas as cores ex. rosa azul branca.
        etc.

        Responder
  1. maria isabel casarini

    adoro qualquer planta , mas tenho especial carinho pelas orquideas.tenho uma pequena muda dessa espécie mas nunca floriu e tá difícil ela ficar bonita. vou seguir seus conselhos e ver se ela melhora . obrigada

    Responder
  2. Maria Lucia

    Eu sempre recebo as suas ofertas,mas desconhecia esse lado tão lindo e educativo deste site.Fico agradecida por vcs terem tando cuidado em nos oferecer essas aulas e nos darmos tantas belezas ,que Deus nos oferece com muito amor..Um grande abraço a todos da equipe.

    Responder
  3. magaly mattar

    Muito boa reportagem….eu tenho e achei boa explicação…obrigada!

    Responder
  4. edileusa

    quero saber
    se tem mais cores alem da branca e a mais com a meia p o magenta

    Responder
  5. M Regina

    Adorei as explicações…eu tenho algumas mudas de orquídea bambu, q estão feinhas, vou cuidar melhor delas, obrigada!!!

    Responder
  6. Elenice f Sagas

    Minhas orquideas do jardim estão com pulgão já coloquei algus remédio e não consigo acabar com a praga voces tem algum tipo de remedio para indicar ? Grata

    Responder
  7. sirleia

    Tenho as orquideas bambu, gostaria de saber se retiro os brotos que ela da na ponta apos as flores?e quando saõ quebradas, o que faço?

    Responder
  8. Vera Faccin

    As orquídeas bambu que eu tambèm adoro , produzem mudas nos galhos quando a floração
    está quase no final, nasce um broto que pode ser replantado.

    Responder
  9. Hilario

    Achei alguns pes de orquídea bamu na rua e resolvi planta-las em casa, da maneira mais rude possível.
    Se pegar será uma dádiva da natureza. Vou cuidar com carinho

    Responder
  10. Maravilhoso mundo das orquídeas, aprendi muito com esta informação, obrigado!

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>