Saiba Tudo sobre as Begônias: As Flores da Jovialidade

12/09/2013

As begônias são as flores que melhor representam a fertilidade e a jovialidade. Estudiosos afirmam que pode haver mais de mil espécies dessa flor tropical, que se desenvolve melhor num clima morno, entre os 20 e os 28 graus. Elas são originárias de vários países do continente americano, como o México, o Brasil e da região dos Andes. Florescem naturalmente em locais ensolarados, mas com boa umidade, em florestas fechadas ou até mesmo em savanas com trechos mais irrigados.

Begônias

Begônias

Essas flores são muito usadas em paisagismo e decoração, algumas de suas espécies possuem folhas grandes e coloridas que assumem a forma de um feijão (chamado de reniforme) e são as preferidas dos jardineiros na hora de montar um contraste com outras plantas, como as rosas e as bromélias.

A sua folhagem única destaca-se em cores como o bronze, o vermelho e o rosado, e embeleza um jardim em meio ao tom verde-escuro, tradicional em outras flores. As espécies conhecidas como “tuberosas” são outro motivo para a preferência dessa flor por quem faz do cultivo uma arte. Essas espécies de begônias podem ser armazenadas fora da terra, durante um período curto de tempo, tornando-se uma das plantas mais duradouras.

A sua característica de jovialidade pode ser vista nas espécies conhecidas como Asa de Anjo. Suas folhas verdes e vermelhas têm forma de coração, dispostas em cachos que pendem dos galhos finos, florindo o ano todo. As pétalas apresentam-se juntas umas às outras, lembrando asas – uma verdadeira festa para a criançada, que fica encantada com os seus atributos, fazendo das begônias favoritas também dos jardins brasileiros.

As begônias possuem certo elemento rústico. Mesmo precisando de poucos cuidados no seu dia a dia, elas enfeitam e alegram qualquer ambiente durante um período indeterminado, e suas atraentes flores podem ser brancas, vermelhas, rosas, amarelas ou laranjas, entre outros tons intermediários. Embora elas nasçam e murchem durante o ano inteiro, a planta permanece viçosa e forte.

As begônias em vasos delicados, com embrulho em papel decorativo, são presentes cada vez mais populares para se oferecer às mulheres ou às mães no seu dia. Esposas e namoradas também podem ser surpreendidas com buquês de begônias por companheiros desejosos em começarem a própria família ou amigos desejando boa sorte neste empreendimento pessoal. As begônias são um dos presentes mais singelos para se oferecer aos amigos em geral.

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

4 Comentários para “Saiba Tudo sobre as Begônias: As Flores da Jovialidade”

  1. Cristiane

    Tenho uma begonia igual a essa ultima da foto, cor salmao, e a raiz esta apodrecendo, mas ela ainda esta bonita, como posso fazer mudas?
    Obrigada

    Responder
  2. Maria de Fatima B da Silva

    Gosto de todas as flore, sou apaixonada mesmo., tem um porem compro sempre essas mini-rosas, no supermercado, nao demorao muito, comecam a muchar, ficou muito triste, mudo a terra,coloco adubo animal, terra comum, porem elas morrem,.
    O que faço por favor me ajude.
    Fiquem com Deus

    Responder
  3. eliane do nascimento souza moura

    Muito obrigada pela dicas. Amei, porque gosto de todas plantas. Inclusive begonia e margagridas!

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>