Conheça os Significados das Flores e Suas Cores

24/07/2017

Existem muitas espécies de plantas e cada uma delas pode ter simbologias diferentes. Por isso, antes de começar a decorar a sua casa, ou antes de escolher algum arranjo para dar de presente a alguém especial, confira, a seguir, os significados das flores mais populares, como também os significados das suas cores.

Significados das flores de cores claras

As flores de cores mais claras e pálidas, como o branco, o rosa e o amarelo, geralmente estão ligadas a sentimentos de amizade, paz, equilíbrio e harmonia. Um ótimo exemplo disso é a camélia branca, que está ligada à virtude, a rosa laranja, que representa a fidelidade entre um casal, e a azaleia rosada, que significa amor à natureza.

Significados das flores de cores fortes

Já os significados das flores de cores mais fortes e vibrantes estão, muitas vezes, intimamente ligados a sentimentos intensos e arrebatadores, como, por exemplo, a paixão, melhor representada pelas rosas vermelhas, o amor secreto dos amantes, simbolizado pela acácia amarela, ou o fascínio e a atração, que podem ser expressados pelo lírio laranja.

Significados das flores populares

Como existem diversas espécie de flores, veja, a seguir, o significado daquelas que são as mais conhecidas, geralmente as preferidas para presentear ou para fazer a decoração dos ambientes.

Cravos

Os cravos amarelos costumam significar desdém, enquanto os brancos significam amor ardente ou talento. Já os cravos vermelhos, representam amor profundo e gratidão.

Rosa

A rosa, por sua vez, é uma das flores mais populares. Além da rosa vermelha, símbolo clássico da paixão, há rosas de tom rosa claro, que significam admiração e simpatia, e de tom rosa escuro, simbolizando a gratidão.

A rosa amarela está ligada à amizade e à felicidade, enquanto a rosa branca encontra-se associada à inocência e à beleza. Há ainda rosas roxas, simbolizando o amor materno, a rosa lilás, o amor à primeira vista, e a rosa azul, o mistério.

Dália

A dália vermelha está associada a uma ideia de olhos vivos e abrasadores, a amarela encontra-se associada a uma união recíproca, e a dália rosa à delicadeza.

Gerânio

O gerânio vermelho significa consolo, e o rosa capricho. O íris azul é o símbolo da confiança, enquanto o branco simboliza a esperança e a fidelidade.

E então? De acordo com os significados das flores, qual delas é a sua favorita? Para conhecer mais sobre plantas e saber o simbolismo de outras espécies, continue navegando pelo blog da Giuliana Flores!

Você também vai gostar de:

1. Significado do Girassol – A Bela Flor que Inspira Felicidade
2. Significado da Rosa do Deserto: Saiba mais Sobre essa Linda Flor
3. Confira o Significado das Orquídeas de Acordo com sua Cor

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

2 Comentários para “Conheça os Significados das Flores e Suas Cores”

  1. Amo flores são sempre bem vindas, meu niver de 72 anos é em 01-12 nem que seja em virtual desde já agradeço pois moro em Santa Catarina abraços…

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>