Você Sabe a Diferença entre Plantas Epífitas e Parasitas?

15/05/2017

Você sabia que dentro da botânica existem espécies que nascem sobre árvores? Por isso, é bem provável que você já tenha se deparado com algumas flores nascendo no tronco de uma árvore. Muitas pessoas pensam que essas plantas são parasitas, porém, existem algumas diferenças entre parasitas e plantas epífitas. Descubra quais são elas a seguir!

Entenda o que são parasitas

RAFLESIA

imagem de: efecade.com.br

Parasitas são aquelas que se instalam sobre outra planta ou árvore e se alimentam de sua seiva. Como não conseguem nutrição suficiente por meio da própria fotossíntese, elas encravam suas raízes, conhecidas como haustórios, no caule ou no tronco de seu hospedeiro, atingindo o sistema vascular e retirando a seiva de que precisa para nutrir-se.

Existem espécies subterrâneas e outras que vivem dentro dos tecidos do hospedeiro e aparecem somente na época da floração. Alguns exemplos são a erva-de-passarinho, o cipó-chumbo e a fios-de-ovos.

A raflésia é mais uma planta parasita, natural das florestas tropicais de Sumatra e de Bornéu, e produz a maior flor do mundo, que atinge cerca de 1 metro de diâmetro.

Saiba o que são plantas epífitas

plantas epífitas

imagem de: pixabay.com

Já as epífitas, assim como as parasitas, vivem sobre outras plantas ou árvores. No entanto, mantêm uma relação de simbiose com seus hospedeiros, o que significa que uma contribui com a sobrevivência da outra.

Elas se desenvolvem sem contato com o solo e germinam entre as frestas das árvores. Suas raízes buscam a umidade, a água da chuva e as partículas orgânicas presentes no ar a fim de nutrir as flores sem prejudicar o hospedeiro. A samambaia, uma das plantas ornamentais mais populares, é um exemplo de planta epífita.

Os exemplos mais comuns de flores epífitas são as orquídeas, presentes em quase todos continentes; e as bromélias, flores ornamentais com grande resistência e capacidade de adaptação ao ambiente, que absorvem a água e os nutrientes necessários para a sua sobrevivência pelas folhas cobertas por escamas ou pelas rosetas.

Outra curiosidade interessante é que se somarmos todas as plantas epífitas da cidade, certamente, esta representará parte importante do verde urbano. Por isso, devem ser protegidas e valorizadas no paisagismo.

Gostou de saber um pouco mais sobre parasitas e plantas epífitas? Então continue acompanhando o nosso blog. Trazemos sempre novidades!

Aproveite para conhecer a seleção especial de flores plantadas que temos em nosso site. São perfeitas para decorar o seu ambiente favorito ou até mesmo presentear alguém especial!

Você também vai gostar de:

  1. Plantas e Flores que Não Precisam de Muito Cuidado
  1. Plantas que Podem ser Usadas em Decorações

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

Um comentário para “Você Sabe a Diferença entre Plantas Epífitas e Parasitas?”

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>