Dicas Simples que Contribuem para a Sustentabilidade

Dicas Simples que Contribuem para a Sustentabilidade

Seja sustentável! Confira quais são as principais atitudes de sustentabilidade para tornar o planeta mais ecológico!

Muito se fala a respeito da degradação do meio ambiente e do impacto que o atual modo de vida das pessoas provoca, como a redução e a poluição dos recursos naturais. Contribuir para a  sustentabilidade é uma ótima maneira para  tentar interromper esse ciclo ambientalmente prejudicial e garantir que as gerações futuras também possam usufruir dos  recursos naturais. 

Veja a seguir algumas mudanças simples em relação à compra, ao uso e ao descarte de produtos que podem ser adotadas para contribuir com a preservação do planeta:

contribuir para a Sustentabilidade

Como contribuir para a sustentabilidade?

A Giuliana Flores selecionou algumas atitudes de sustentabilidade que são essenciais para contribuir com o planeta. Confira o que pode ser feito por cada indivíduo para que, juntos, seja possível criar um futuro mais ecológico.

Utilização da água

Embora o Brasil seja abundante em recursos hídricos, alguns dos grandes centros urbanos já vivem com racionamento. Por isso, a água que chega às torneiras deve ser muito bem cuidada, evitando desperdícios. 

Tomar banhos mais rápidos, não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes ou ensaboar a louça, não lavar carros e calçadas com mangueiras (dando preferência a vassouras e baldes), e consertar vazamentos internos são atitudes simples que contribuem muito para a conservação desse bem natural imprescindível para viver.

Quanto ao cuidado com as plantas, utilize um regador para evitar o desperdício de água enquanto faz a rega. 

contribuir para a Sustentabilidade

Utilização da água

Economia de energia

A maior parte da energia produzida em nosso país provém de hidrelétricas, que são fontes não tão poluentes quanto as termelétricas, porém, ainda assim, causam impactos no meio ambiente. 

Por isso, outra forma de contribuir para a sustentabilidade é garantir que uso da energia elétrica em casa e no trabalho seja moderado. Evite deixar equipamentos ligados sem necessidade e otimize a utilização de aparelhos que consomem muita energia, como o ferro de passar e a máquina de lavar, acumulando uma boa quantidade de peças antes de iniciar o trabalho.

contribuir para a Sustentabilidade

Economia de energia

Compra consciente

Adquirir novos produtos o tempo todo e trocar constantemente os modelos de celulares e carros, por exemplo, muitas vezes não é preciso e custa caro para o planeta. 

A produção industrial é a maior responsável pela poluição em larga escala de rios, oceanos, solo e ar e, além disso, os itens antigos causam impactos bem negativos quando são descartados na natureza. Assim, procure comprar artigos usados em brechós ou em sites especializados e apenas quando for realmente necessário.

Reciclar

contribuir para a Sustentabilidade

Reciclagem

A cada dia é produzida uma enorme quantidade de lixo, no entanto, a maioria desse material pode ser reaproveitada ou reciclada. Procure separar o resíduo em sua casa entre seco (como embalagens plásticas, vidro, latas e papéis limpos) e úmido (como restos de comida, papel sujo e cascas de frutas) e depois os encaminhe adequadamente.

Existem supermercados que recebem lixo reciclado e muitas cooperativas de catadores que buscam os materiais nas residências. Você também pode usar a criatividade e transformar embalagens antigas em objetos decorativos, como caixas de feira, que podem virar lindas mesas de centro ou estantes para livros e revistas. É uma ótima oportunidade de reciclar garrafas pet, por exemplo.

Cuidando do planeta com atitudes de sustentabilidade

contribuir para a Sustentabilidade

Cuidando do planeta

Trazer práticas e que contribuem para a sustentabilidade para o cotidiano exige algumas mudanças nos hábitos, que podem ser difíceis no início, porém, com o tempo, tornam-se naturais. 

Você irá perceber que essa atitude acarreta ainda economia nos gastos domésticos: o uso racional de água e energia elétrica pode representar uma redução de 15% nas contas. Sendo assim, comece aos poucos com as novas atitudes e incentive seus amigos e familiares a fazerem o mesmo.

Gostou das dicas para contribuir para a sustentabilidade?? Então continue lendo o blog da Giuliana Flores!

Você também vai gostar de:

  1. Dicas para Economizar Água em Casa
  2. Sustentabilidade no Jardim: Como Reciclar Vasos de Flores
  3. Faça um Jardim Vertical com Materiais Recicláveis

 

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas