Flores Artificiais de Plástico – Saiba Como Fazer

8/11/2016

A degradação do meio ambiente tem trazido consequências desastrosas e tudo indica que esse impacto vai piorar. O uso desenfreado dos recursos naturais é o que mais compromete a qualidade de vida no nosso planeta. Que tal ajudar a reverter essa situação reciclando e reutilizando materiais que iriam parar no lixo? Aqui vai uma dica legal: você sabia que é possível fazer flores artificiais de plástico?

rosas-de-plastico

imagem de: http://www.artesanatoereciclagem.com.br/3514-flores-de-garrafa-pet-modelos-e-como-fazer.html

Garrafas PET e outros materiais podem ser matérias-primas para fazer flores artificiais de plástico. Essas verdadeiras obras de arte deixam a decoração mais charmosa e sustentável. Quer saber como fazer? Basta seguir o passo a passo!

Passo a passo como fazer flores artificiais de plástico

flores artificiais de plástico: passo a passo de de como fazer

imagem de: https://www.youtube.com/watch?v=zD0cbXMODTk

Existem diversas maneiras de fazer flores artificiais de plástico. Use sua criatividade para montar a que mais tiver a ver com sua decoração ou objetivo. Para inspirá-lo, vamos ensinar uma técnica bem tradicional. Comece separando o material:

  • Palitos de churrasco
  • Retalhos de tecido em formato retangular, medindo 4cm X 5cm, e outro com estampa diferente cortado em pequeno círculo.
  • Bolinhas de isopor nº 25
  • Arame ou ferro de solda
  • Cola de tecido
  • Garrafas PET de 600 ml transparentes
  • Tinta relevo
  • Estilete
  • Tesoura
  • Ferro de solda

Antes de começar, lave bem as garrafas que utilizará e complemente a higienização com álcool. Corte o gargalo. Para facilitar essa tarefa, faça um pequeno furo com estilete e a partir dele, recorte a parte superior com a tesoura. Em seguida, retire as rebarbas.

Você deverá cortar em tiras o gargalo, deixando espaço de mais ou menos meio dedo entre elas para formar cinco pétalas. Algumas garrafas têm vincos nessa região, que podem ser usados como moldes. Nesse caso, os cortes devem ser feitos na sequência um sim, um não.  Dobre cada tira cortada e as arredonde cortando as suas pontas laterais.

Passe a cola de tecido na parte de trás de cada pétala com a ajuda de um pincel. Cole o tecido do lado avesso. Isso proporcionará efeito brilhante às flores. Depois que colar todos os retalhos, aperte bem e passe mais cola por cima. Espere secar por mais ou menos meia hora e recorte a rebarbar do tecido.

Agora vamos fazer o miolo. Corte a bolinha de isopor ao meio com o estilete e passe cola de tecido para revesti-la com o círculo de tecido. Passe cola no meio da flor e nas laterais do miolo para fixá-la.

Com a ajuda do ferro de solda, faça um pequeno furo na região após a rosca para fixar o palito de churrasco. Coloque a tampinha da garrafa para deixar a peça mais bonita. Pinte-a de verde com tinta relevo. Caso você queira, inclusive, pode pintar toda a flor ao invés de encapá-la com tecido.

Está pronta sua flor de plástico! Você pode utilizá-la para decorar o seu jardim ou oferecer como lembrancinha em aniversários, por exemplo. Também pode fazer arranjos lindos para decorar a casa e outros ambientes!

Outras ideias de flores artificiais de plástico 

A partir das instruções que foram passadas você criar outros modelos de flores de plásticos. Nesta abaixo, garrafas PET se transformaram em um belo arranjo de rosas. Utilize garrafas verdes para fazer a folhagem!

flores-de-garrafa-pet

imagem de: http://www.artesanatoereciclagem.com.br/3514-flores-de-garrafa-pet-modelos-e-como-fazer.html

Outro exemplo de vasinho completo é este abaixo. Essas florzinhas são violetas ou gérberas? Independentemente da espécie, elas ficaram lindas para decorar qualquer parte do ambiente.

flores-reciclaveis

imagem de: http://www.artesanatoereciclagem.com.br/3514-flores-de-garrafa-pet-modelos-e-como-fazer.html

E o que dizer dessas belas girassóis? Somente se aproximando bem para verificar que são feitas de plástico!

girassois-produzidas-com-garrafas

imagem de: http://pereiroreciclarte.blogspot.com.br/2011/02/girassois.html

Gostou? Tem muito mais arte de reciclar no nosso blog, na seção Sustentabilidade. Acompanhe!

Você também vai gostar de: 

  1. Reciclar garrafas PET e reaproveitá-las
  2. Garrafas PETs como opção de sustentabilidade em jardins
  3. Sustentabilidade no jardim: como reciclar vasos de flores

 

 

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

2 Comentários para “Flores Artificiais de Plástico – Saiba Como Fazer”

  1. Maria do Carmo Trindade

    adoro trabalhar com artes, que decoram e se ganha um dindim,como fazer coelhinhos de pascoa, está chegando a época.

    Responder
    • Maria do Carmo Trindade

      Trabalhar com pet é conservar nosso meio ambiente.E fazer essas criações maravilhosas como flores e outros materiais utilizáveis melhor ainda.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>