Descubra o que é a Bioconstrução e suas Curiosidades

5/07/2013

A bioconstrução é um conjunto de técnicas para a construção de casas e edifícios com elementos naturais, como terra e fibras vegetais. Esse tipo de construção tem como objetivo a redução das toxinas, que são extremamente prejudiciais ao ser humano, e como vantagens o aumento da durabilidade das paredes, a diminuição da variação de temperatura no interior da casa e o baixo custo de investimento e operação.

Bioconstrução

Bioconstrução

Os engenheiros e arquitetos responsáveis por esse modelo de obra devem sempre buscar soluções que visem à preservação do meio ambiente, como escolha do material adequado, com matérias-primas naturais ou recicladas; fontes alternativas de energia, como energia eólica e solar; economia e gestão de água, com a utilização da água da chuva; coleta seletiva e reciclagem de lixo no local em questão e utilização de técnicas que utilizem barro, bambu ou palha.

Veja algumas técnicas de bioconstrução:

Superadobe

Utiliza sacos com terra comprimida para construir paredes e coberturas bastante resistentes, capazes de suportar climas extremos.

Construção de superadobe

Construção de superadobe

Adobe

O tijolo de adobe é feito com barro e palha mesclados e moldado e seco de forma natural. A palha presente na composição propicia grande conforto térmico.

Construção feita de adobe

Construção feita de adobe

COB

É uma técnica que possibilita moldar uma mistura de areia, palha, argila e água até atingir o formato desejado. Esse método é bastante antigo e permite abusar da criatividade na construção.

Casa feita com técnica COB

Casa feita com técnica COB

Pau a pique

Também chamada de taipa de mão ou taipa de sebe, consiste na construção de um quadro de galhos: os verticais cravados no chão e os horizontais encaixados nos verticais. O quadro é preenchido por uma trama de bambus ou de galhos. Depois, são abertos espaços para janelas e portas. Os buracos da trama são preenchidos com argila.

Casa de pau a pique

Casa de pau a pique

Fardos de palha

Com esse tipo de técnica, as paredes são grossas e protegidas contra o frio ou o calor. Além de rápido e barato, esse processo é muito durável – há casas feitas de fardo que duram mais de 100 anos.

Casa construída com fardos de palha

Casa construída com fardos de palha

Entenda a diferença entre bioconstrução e construção sustentável

Apesar de ter vários pontos em comum com a bioconstrução, a construção sustentável não possui os mesmos conceitos. Uma construção sustentável não visa à elaboração de casas e edifícios com apenas elementos da natureza, mas propõe soluções para amenizar os problemas ambientais e contribuir com a sustentabilidade, sem deixar de usar a tecnologia moderna para atender as necessidades dos moradores. Embora sejam diferentes, ambas proporcionam bem-estar e um novo estilo de vida ambientalmente correto aos que aderem a essas técnicas alternativas.

 

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

7 Comentários para “Descubra o que é a Bioconstrução e suas Curiosidades”

  1. jussevaldo ribeiro da silva

    gostei muito dos seus projetos de construir casas sem destruir o meio ambiente

    Responder
  2. Neusa Maria da Silva

    Achei interessante este assunto. Tenho uma casa que o terreno tem muitas minas.Gostaria que me mandassem algo sobre este assunto.Como construir uma casa neste terreno.Quais as primeiras providencias a serem tomadas antes da realização de começar a construção.

    Responder
  3. Wiltongaloforte

    Gostaria de receber através de e-mail como usar tais materiais , como quantidades a mistura entre os mesmo para construção , principalmente no estilo COB , de preferência em todos os estilos .

    Obrigado

    Responder
  4. MARLINEZ HERINGER

    ADOREI, PARABÉNS PARA TODOS QUE TIVERAM ESSA MARAVILHO IDEIA.

    Responder
  5. Valdet d Oliveira

    estou encantada com o q vi estou pensando em comprar um terreno e comecar a construcao poderiam me enviar mais projetos d construcao firei muito grata pela atencao abrcsssss

    Responder
  6. socorro de souza

    muito interessante antes ninguem dava valor a casa de taipa hoje descobrimos que as coisas simples
    faz bem pra saude e meio ambiente

    Responder
  7. gostei muito da casa pau á pique,aquela de dois pisos,gostaria de fazer uma igual ou até mais simples,na minha pequena chacara,mas ainda ñ sei onde conseguir material e pessoas que trabalham ….

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>