Sustentabilidade | dicas para regar as plantas corretamente

Sustentabilidade | dicas para regar as plantas corretamente

Pequenas mudanças diárias, na hora de regar as plantas, podem contribuir de maneira positiva com a sustentabilidade. Veja algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa.

Quando se fala em sustentabilidade e preservação do meio ambiente, um dos principais temas é o desperdício de água. Por isso, a Giuliana Flores preparou uma série de dicas para você regar as plantas da sua casa corretamente reaproveitando a água. Veja como é fácil ajudar na preservação do meio ambiente e manter suas flores sempre bonitas.

6 dicas para regar as plantas de maneira sustentável

Regar as plantas para mantê-las saudáveis sem precisar desperdiçar água e agredir o meio ambiente é muito simples. O que você vai precisar é apenas a criatividade para reaproveitar a água que está na natureza e fazer o uso consciente dela. Confira.

Saiba como regar as plantas de forma sustentável

É fácil regar as plantas de maneira sustentável

1. Aproveite a água da chuva

Uma das maneiras mais simples de regar as plantas de maneira sustentável é aproveitar a água da chuva. É isso mesmo! Separe alguns baldes e coloque nas áreas descobertas da sua casa como os jardins, por exemplo. Assim que os recipientes estiverem cheios, basta fechá-los e utilizar a água armazenada para hidratar suas plantinhas.

2. Reaproveite a água para regar as plantas

Sabe aquela água que você usa para lavar frutas, legumes ou que você retirou do aquário dos seus peixinhos? Ela é ótima para regar as plantas e ajudar na preservação do meio ambiente. Ao invés de jogar fora, deixe a reservada em uma vasilha fechada e reaproveite quando precisar regar suas plantinhas. O meio ambiente agradece.

3. Utilize acessórios reciclados para a rega

Colaborar com a preservação do meio ambiente na hora de regar as plantas vai muito além de evitar o desperdício de água. Um jeito simples de fazer a rega responsável é reaproveitar aqueles recipientes de plástico para fazer um baldinho, por exemplo. Assim você evita o descarte de materiais plásticos que fazem mal à natureza. Fácil, não é mesmo?

Veja como regar as plantas

Aproveite a água a chuva para regar suas plantas

4. Só regar as plantas na hora certa

Um jeito simples de evitar o desperdício de água é regar as plantas na hora correta. Por exemplo, prefira hidratar suas plantinhas no período da manhã, assim você garante que elas fiquem úmidas por mais tempo e evita que a água evapore imediatamente em virtude da intensidade dos raios do sol. Ah, fazer a rega em dias com vento forte também colabora para o desperdício.

5. Evite abusar da água

Cada plantinha tem a sua necessidade de água para se manter bonita e saudável. Por isso, não há necessidade de abusar da água no momento de fazer a rega. Na maioria dos casos, o solo úmido é sinal de que a planta já tem a quantidade certa de água para se manter saudável e não necessita mais de rega.

Importante: O excesso de água é tão prejudicial para a saúde da sua plantinha quanto a escassez.  

6. Use e abuse da criatividade

Sabe qual é o melhor jeito de fazer o uso responsável da água e manter suas plantinhas sempre saudáveis? É usando e abusando da criatividade para criar um sistema de rega sustentável. Para isso, separe uma garrafa de refrigerante, faça pequenos furos em sua base e enterre ao lado da planta.

Assim, basta encher o recipiente com água ou deixar cair água da chuva para que ele faça a rega da planta e deixe o solo sempre úmido. Viu só? É muito simples deixar sua plantinha hidratada e fazer o uso consciente da água sem agredir o meio ambiente.

Veja como regar as plantas de forma sustentável

Com criatividade é muito mais fácil regar as plantas

Gostou de aprender como regar as plantas corretamente? Aproveite e visite a seção de sustentabilidade do Blog da Giu para mais dicas.

Quer começar um jardinzinho em casa? Confira a coleção de flores plantadas da Giuliana Flores. Está imperdível!

 

1 Comentário(s)

  1. josemar disse:

    Já possuo algumas pequenas de folhagem, rosa do deserto etc

Matérias relacionadas