Escolhendo Móveis Sustentáveis — Seja Amigo do Meio Ambiente!

Escolhendo Móveis Sustentáveis — Seja Amigo do Meio Ambiente!

Que tal aprender a como ser um amigo do meio ambiente por meio de dicas ecológicas? Temos certeza que depois de ler este artigo você acabará escolhendo móveis sustentáveis para compor a sua decoração!

No mundo de hoje, a sustentabilidade tem sido cada vez mais necessária. Existem muitas formas de se tornar amigo do meio ambiente e contribuir para uma vida melhor. Uma dessas maneiras é escolhendo móveis sustentáveis, isto é, com conceito de ecodesign.

Você já ouviu falar neste conceito? Além de darem um aspecto original aos espaços, contribuem para a preservação da natureza. Saiba como adquirir esses móveis e a sua importância!

Escolhendo móveis sustentáveis — como identificá-los?

Para um móvel ser considerado sustentável, a sua matéria-prima deve ser feita de algum material que não agride o meio ambiente, como madeira e reciclagem, por exemplo. 

Há três opções de madeiras:

  • sustentáveis: são madeiras dentro da lei, ou seja, que obedecem os critérios ambientais e são certificadas pelos órgãos de proteção. Podem ser indicadas na fabricação de mesas, cadeiras, cômodas, estruturas para sofás e poltronas;
  • refugo: sabe aquelas partes descartadas na produção de uma mesa, por exemplo? Elas são chamadas de refugo. Com elas é possível criar, além de móveis, objetos decorativos;
  • cortiça: esse material vegetal pode ser retirado de cascas de árvores já cortadas e, também, das árvores que ainda estão vivas, sem a necessidade de derrubá-las.
Escolha madeiras ecológicas para decorar sua casa!

Escolha madeiras ecológicas para decorar sua casa!

Legal, né? Colabore, reutilize e recicle

Aproveite o que já tem

Que tal não se desfazer do seu sofá, da sua cama ou de outro tipo de móvel velho? Antes de acabar escolhendo móveis sustentáveis, pense em uma forma de aproveitar o que já tem. 

A mesa da sala, por exemplo, pode ficar novinha com uma mão de tinta. Nesse caso, o legal é investir em uma cor diferente, que possa restaurá-la.

Outra dica bacana é trocar os pés e os puxadores do guarda-roupas ou da cômoda velha do seu quarto, ao invés de descartá-los. Essa pequena mudança já dará uma cara nova para o mobiliário!

Que tal dar uma cara nova para o seu guarda-roupas?

Que tal dar uma cara nova para o seu guarda-roupas?

Optar pelo mobiliário usado não significa abdicar de seu gosto. É possível transformar o item sem prejudicar o meio ambiente, basta fazer uso de tinta ecológica ou têxteis orgânicos.

Por que são considerados móveis amigos do ambiente?

Há várias vantagens de obter um lindo ecodesign em seu lar ou em seu escritório, sabia? A durabilidade dessas peças são superiores, o que evita o descarte rápido. Além disso:

  • não afetam a qualidade do ar e tampouco são nocivos para a saúde humana;
  • são mais econômicos;
  • não sobrecarregam os aterros sanitários.

A decoração sustentável não é mais novidade para muitas pessoas. Agora que leu esse texto, dê um toque carinhoso ao seu lar escolhendo móveis sustentáveis. Temos certeza que ficará lindo! Para mais dicas assim, continue acompanhando o blog Giuliana Flores!

Você também vai gostar de:

  1. Dicas Simples que Contribuem para a Sustentabilidade
  2. Dicas para Economizar Água em Casa
  3. Arranjo com Lâmpadas – Aprenda a Reutilizar e Criar Lindas Decorações
1 Comentário(s)

Matérias relacionadas