Ideias para Regar o Jardim de Forma Amiga do Ambiente

Ideias para Regar o Jardim de Forma Amiga do Ambiente

Hoje em dia, todo mundo precisa ter atitudes sustentáveis. Por este motivo, confira dicas de como regar o seu jardim de forma amiga ao ambiente!

É impossível dar sequência à humanidade sem os recursos naturais, especialmente sem a água. Antigamente, quando não existia o conceito sustentabilidade, muitos acreditavam que os recursos eram infinitos e faziam uso destes sem grandes preocupações, gerando desperdícios inexpressíveis.

Regar o Jardim

Regar o Jardim

Hoje o mundo está colhendo os frutos dessa falta de consciência e, para tentar frear o desperdício e as consequências trazidas por ela, várias medidas estão sendo tomadas. Entre elas, a adoção de atitudes sustentáveis.

Alguns exemplos de ações sustentáveis são juntar uma quantidade maior de roupas para lavá-las na máquina, restaurar vazamentos, evitar banhos demorados, lavar calçadas e carros com menor frequência e manter a torneira fechada ao escovar os dentes e lavar as louças.

Outra medida sustentável que faz toda a diferença abrange a parte geralmente mais bonita da casa: o jardim. Conhecendo algumas técnicas, é possível equilibrar a economia de água com a necessidade das plantas, para que sejam saudáveis e vistosas.

10 ideias para regar o jardim

1 – Reutilize a água: em dias chuvosos, espalhe pelo quintal vários baldes para recolher a água das chuvas e utilizá-la na rega do jardim.

Reutilizando água da chuva para regar as plantas

Reutilizando água da chuva para regar as plantas

2 – Elimine o que não é prejudicial: controle e elimine de forma sistemática as ervas daninhas. Elas roubam a água usada na rega.

3 – Aplique técnicas de compostagem: o emprego de compostagem na terra desacelera a evaporação da água, conserva a superfície do solo fresca e impede o aparecimento de ervas daninhas.

4 – Reuse a água dentro de casa: aquela água utilizada para lavar legumes e frutas, cozer alimentos, aquela água do bebedouro do bicho de estimação, do chuveiro enquanto esquenta… Tudo pode ser aproveitado para a rega, tornando seu jardim um espaço sustentável.

5 – Fique atento às condições das ferramentas: se tiver um sistema de rega ou utilizar mangueira ou regador manual, verifique se estes estão em bons estados.

Utilizando Mangueira para Regar o Jardim

Utilizando Mangueira para Regar o Jardim

6 – Faça boas escolhas: opte por plantas que condizem com o clima de onde mora – sejam flores, frutas ou legumes. Caso escolha espécies que não condizem com as condições climáticas em que serão plantadas, o jardim pode não florear e toda a água gasta terá sido em vão.

7 – Junte as espécies: una aquelas espécies com medidas parecidas ou iguais no quesito de rega, economizando, dessa forma, a água.

 8 – Pare a rega quando á agua começar a escorrer do solo: quando isso ocorre, significa que todo o solo já está bem hidratado e não precisa mais água. Além disso, lembre-se de que as plantas podem morrer com o excesso de água.

9 – Horário certo: ague seu jardim no período da manha, evitando a evaporação repentina, e nunca ague em dias ventosos pelo mesmo motivo.

10 – Use um medidor: caso encontre dificuldade no número de regas, utilize um medidor de umidade do solo ou cave um buraco de aproximadamente 15 cm para averiguar os níveis de água. Desse modo, regará somente quando for necessário e evitará o desperdício de água.

2 Comentário(s)

  1. gilma disse:

    economizar agua

  2. terezinha braga disse:

    gostei muito de seus conselhos para economisar,maiseu moro em Manaus e tenho que regar as plantas todos os dias mas com precalção para não gastar muita água ,obrigada.

Matérias relacionadas