Plantas Medicinais e Fitoterápicas – Sustentabilidade Aliada a Saúde

20/11/2013

Desde a antiguidade, plantas medicinais são utilizadas em diversos locais do mundo para o tratamento de doenças e o alívio de dores. Após a década de 50, o uso desses elementos diminuiu devido ao crescimento da indústria farmacêutica. Atualmente, no entanto, o emprego dessas plantas teve um aumento significativo graças à busca por uma vida mais saudável e pela sustentabilidade do planeta. Segundo a ABIFISA (Associação Brasileira das Empresas do Setor Fitoterápico, Suplemento Alimentar e de Promoção de Saúde), em 2011 houve o avanço de 25% no setor em comparação ao ano anterior. A própria indústria farmacêutica tem manifestado grande interesse nesse mercado, visando utilizar as plantas medicinais na produção de medicamentos fitoterápicos.

Plantas medicinais

Plantas medicinais

Os remédios fitoterápicos podem ser utilizados tanto de modo vegetal, com a planta fresca ou seca, ou ser manipulados e industrializados. No caso das plantas frescas, é preciso ter muito cuidado com a sua nomenclatura. Isso porque a variedade é grande, e os nomes populares, que variam de uma região para outra, podem causar confusão na hora do consumo e acarretar prejuízos à saúde.

Remédio Fitoterápico

Remédio Fitoterápico

Para as plantas secas, o risco é o mesmo. É por isso que, para adquirir esses produtos, é necessário que o usuário dirija-se a locais de confiança e certifique-se de que seguem todos os padrões estabelecidos pela Anvisa para permitir a comercialização.

No entanto, quando utilizadas de maneira correta, verificando se são de boa procedência, as plantas e flores medicinais apresentam grande eficácia no tratamento de enfermidades e na redução dos sintomas, além de ocasionarem menos efeitos colaterais ao organismo e serem mais toleradas que os medicamentos convencionais.

Sustentabilidade e saúde

Sustentabilidade e saúde

Para haver maior segurança no uso desses produtos, procure um especialista da área para fornecer a orientação adequada de acordo com a necessidade do paciente.

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>