Aprenda como cuidar de tulipas em casa

Aprenda como cuidar de tulipas em casa

As Tulipas são lindas flores que possuem cuidados muito especiais. Saiba como cuidar de todos os tipos de tulipa em vasos e deixá-las ainda mais bonitas.

As tulipas são flores lindas e encantadoras, não é mesmo? Elas são perfeitas para deixar qualquer ambiente muito mais colorido, moderno e dar aquele charme especial para a decoração. Por isso, a Giuliana Flores preparou uma série de dicas para você cuidar e plantar lindas tulipas em casa. Aproveite!

Como cuidar de tulipas mais comuns

As tulipas são encontradas em diversas variações como a “botânica”, “darwin”, “papagaio” e flor-de-lis”. Mas, o melhor de tudo é que independente da florzinha que você tem em casa, o jeito de cuidar e mantê-las saudáveis é o mesmo. Veja o nosso passo a passo.

1. A tulipa precisa se refrescar

A primeira dica importante é: mantenha a raiz de sua tulipa sempre fresca. Por ser uma espécie originária de regiões frias como a China, Holanda e Turquia, essa florzinha sofre muito com o calor do Brasil. Por isso, procure sempre colocar uma pedrinha de gelo próximo à raiz de manhã e no final da tarde. Ela vai adorar!

2. Escolha o lugar ideal para a sua tulipa

Para garantir que a sua tulipa viva e fique bonita por mais tempo, você precisa acertar na hora de escolher onde deixá-la. O mais indicado é procurar locais arejados e frescos, onde bata a luz do sol indiretamente. Evite deixar sua planta em lugares onde haja corrente de vento.

3.Faça a rega adequada da sua planta

Quando se fala em rega da tulipa, o ideal é que a terra esteja sempre umedecida, porém nunca encharcada, já que o excesso de água contribui para o nascimento de micro-organismos que causam danos à flor. O ideal é fazer a rega diária apenas para deixar a terra do vaso úmida.

4. Adube de forma correta

A adubação correta da tulipa é feita pelo menos duas vezes durante o ano. Dê preferência por fazê-la no final do verão, entre os meses de fevereiro e março, e antes da primavera. Use materiais orgânicos e cristais, pois esses irão penetrar na terra e facilitarão a chegada da água na raiz. Fazendo isso, sua plantinha ficará saudável por muito mais tempo.

Tulipas pode sem encontras em vaso ou plantadas

Tulipas podem ser encontradas em vasos ou plantadas

5. Como plantar tulipas em casa

Acabou de ganhar tulipas de presente mais não sabe como plantá-las? Não tem problema, a Giuliana Flores explica como fazer de forma correta para você ter uma flor sempre linda em casa.

O primeiro passo é escolher o vaso que vai abrigar a sua flor. O mais indicado são aqueles com 30 cm de diâmetro e com furos na base para drenar a água, evitando que o solo fique encharcado. Falando nisso, divida o solo em três camadas, sendo a primeira com pedras, a segunda com terra e, por último, areia.

Ah, uma dica super importante é fazer o plantio de sua tulipa durante o outono. Pois o caule, também conhecido como bulbo, precisa de uma temperatura fria e amena para se desenvolver de maneira correta.

Tem um jardinzinho em casa e quer enfeitá-lo com tulipas? Dá para fazer também e requer alguns cuidados. O primeiro é que o local deve ser arejado e bastante iluminado, mas protegido do sol.

Achou o lugar? Ótimo! Agora cave um buraco de aproximadamente 4 cm e coloque a parte achatada do caule para baixo. Dê um espaço de 5 cm e faça o buraco para colocar a sua próxima plantinha. Feito isso, cubra o buraco com terra e borrife água até o solo ficar umedecido. Simples, não é mesmo?

6. Cuidados com a tulipa após o plantio

Agora que você já sabe como plantar a sua tulipa, aprenda a mantê-la saudável e bonita por mais tempo:

  • Faça a poda regularmente

Uma maneira de manter sua tulipa sempre bonita é fazer a poda de flores e folhas murchas. Assim você evita a proliferação de organismos nocivos à plantinha. Corte sempre rente ao caule para permitir o crescimento ideal das novas flores.

  • Prepare o replantio da tulipa

Após a primeira floração é comum que as flores da tulipa acabem murchando. Mas não fique triste, você pode fazer o replantio dela e continuar embelezando a sua casa. Para fazer isso, você precisa manter os bulbos conservados até o próximo outono, época ideal para plantar a tulipa.

O primeiro passo é retirar cuidadosamente o bulbo da terra, lavá-lo em água corrente e deixá-lo secar por completo. Depois disso, enrole o caule em papel toalha ou saco de papel e guarde ele em um local seco, que pode ser uma gaveta, por exemplo.

Quando chegar a época de plantio, basta repetir os procedimentos acima e prontinho! Em pouco tempo a sua casa ou jardim estará bonito novamente! Incrível, não é mesmo?

Para mais dicas sobre como manter suas plantinhas saudáveis, visite a seção de jardinagem do Blog da Giu. Está imperdível!

Deu vontade de ter uma linda Tulipa em casa? Confira a coleção exclusiva da Giuliana Flores e garanta já a sua.

26 Comentário(s)

  1. maria disse:

    Eu adoro flores, sim distinção.Mais tem algumas que eu amo. as rosas. foi e o seu perfume
    peculiar que mais me envolveu.
    Deus que as criou com tamanha beleza
    Em fim todas elas são uma criação de Deus, lindas m maravilhosas, mais peço que só me ofereça
    em vida. Depois eu não estares vendo …….

  2. zuleide disse:

    lindas amei

  3. Maria do Socorro disse:

    São maravilhosa essas plantas!

    1. Anaguita disse:

      Oiii! Ganhei um vaso de tulipas vermelhas lindas ,ganhei do meu marido no dia dos namorados!❣️ Mas,sinceramente nunca tive essa planta,e ao mesmo tempo em que estou encantada com a beleza delas,estou morrendo de medo que morram,por eu não saber cuidar,será que troço de vaso? Deixo dentro o u fora de casa? Com que frequência terei que regar? Ficarei muito grata se puderem me ajudar! Pois estou apaixonada por elas,! Desde já muito obrigada.???????????? Ah! Posso usar adubo,tipo cascas de ovos,borra de café ???

  4. marines rodrigues disse:

    Eu amo as plantas, mas em espesial as orqideas e as tulipas. Sao as minhas prediletas!

    1. Monica disse:

      Adoro tulipas mas sao muito trabalhosas

  5. Mary Blacce Ribeiro disse:

    Sou fascinada por tulipas em especial, vermelhas.
    Sempre decoro minha sala com tulipas…Pena que seu cultivo é tão difícil.

  6. Maria de Lourdes cavalcante disse:

    Adoro todas as flores nâo tenho preferencia todas sâo lindas! alias amo totas as plantas.

  7. mari olivera da silva disse:

    muito lindas as tulipas

  8. Sílvia disse:

    Ganhei tulipas no ano passado. Guardei os bulbos na geladeira em uma sacola plástica e estão bonitas não houve alterações
    Queria saber ,o processo para o replantio e só pode maneira por vocês explicada.

  9. Anézio Coelho de Souza disse:

    Gostei dos ensinamentos no passo a passo do cultivo. Parabéns. Vou tentar de novo, agora vai dar certo. Aloha.

  10. Maria Salette R Paraizo disse:

    Pela primeira vez em meus 57 anos ganhei de minha nora um vaso com lindas tulipas vermelhas, ameeeeeeei… imediatamente fui procurar saber como cuidar delas…

  11. Ana Maria disse:

    Ganhei um vaso com tulipas. Quando elas ficaram murchas, tirei os bulbos e limpei toda terra, mas o que me preocupa, é que tirei a pele junto. Quero saber como faço pra proteje los para que dê flores novamente. Acho que cometi um grande erro quado lavei os bulbos e tirei a pele, agora eles estão brancos feito alho.

  12. Dalva disse:

    Ganhei uns bulbos de tulipas . Estou sem saber o que fazer . Tenho pesquisado e pelo que li , já passou do tempo de plantá-las ( outono ) . Não sei o que fazer . Gostaria de ter uma orientação .

  13. Zuleika disse:

    Eu sou fascinada por tulipas e orquídeas

  14. Maria José disse:

    Bom dia! Gostaria de saber a época para replantar o bulbo e se posso fazer um canteiro no chão?
    Minha filha ama tulipas.
    Muito obrigada, pelas informações.
    Maria José

  15. Rosemary Dultra disse:

    Oie !
    Eu ganhei de presente um vaso com tulipas vermelhas.Mas minha filha ja comprou com os botoes em flores bem abertos.Depois murcharam com uma tesoura cortei como no video as flores murchas e folhas ,tenho regado como no video uma pedrinha de gelo pela manha e pela tarde.E ponho na geladeira pra dormir na parte de baixo.Minha tulipa ainda vai florecer de novo?

  16. Daniela disse:

    Ganhei tulipas de presente e moro no Piauí que é um lugar muito quente o ano inteiro.
    Como faço pra cuidar dela e mante-la florida nesse calor?

  17. maria regina tassoni disse:

    eu amo tulipas e rosas orquídeas são as que eu mais amo

  18. ana paula disse:

    Amei, são tão lindas quanto as orquídeas.

  19. Maria Elisa disse:

    Então ganhei uma tulipa só que ela murchou toda como faço para plantar ela de novo já que tem as batatas,eu corto tudo é replantio as batatas como eu faço por favor me ajude obrigada.

  20. Dalva Bernadete Vieira disse:

    Eu tenho muitas orquídeas, gostaria de aprender como cuidar, pois após o inverno no Rio Grande do Sul, elas estao feias

  21. Daiane Dias Curvello disse:

    Lindumm

  22. Daiane dias Curvello disse:

    Ótima dicas ameiiii……

  23. Nanci disse:

    Olá. Boa tarde. Comprei um vaso de tulipa no mercado e notei q ao invés de terra foi usada areia no seu plantio.

  24. Lory disse:

    Amei o guia!

Matérias relacionadas