Saiba como cuidar de cíclame

Saiba como cuidar de cíclame

O ciclame é uma flor linda, delicada e fácil de cultivar. Muito usada para presentear ou para decorar ambientes, a espécie conquista pelas cores vibrantes e pétalas diferenciadas. Saiba como cultivá-la!

A cíclame é uma linda e delicada planta que chama a atenção pela beleza de suas flores. Se você tem uma em casa, saiba como cuidar de cíclame com a Giuliana Flores e garanta uma plantinha saudável por muito mais tempo. Confira.

O que é a cíclame

A cíclame, também conhecida pelo nome de Cyclamen persicum, é uma plantinha que nasce e floresce na Ásia e na Europa. A principal característica dela é poder ser cultivada em ambientes internos e em temperaturas baixas, como o inverno. É possível encontrá-las nas cores branca, rosa, salmão, vermelha e bicolor.

Escolha o local ideal para a sua cíclame

O primeiro passo para garantir a saúde e a beleza da sua cíclame é escolher o local ideal onde a sua plantinha vai ficar. Por ser uma planta de ambientes internos, procure sempre a deixar à meia sombra, livre da ação direta dos raios do sol.

Para completar, fique sempre atenta à temperatura. Pois, a cíclame gosta de temperaturas mais amenas, por volta dos 13°C. Por isso, não se esqueça de nunca colocar a sua plantinha em locais quentes e abafados, ela não gosta.

como cuidar ciclame no jardim

Lindo cíclame no jardim

Faça a rega em dias alternados

Realizar a rega correta da cíclame é essencial para garantir maior longevidade à sua planta. O importante é nunca deixar o solo encharcado, pois ela pode apodrecer. Além disso, solos mais secos podem matar a sua flor por falta de nutrientes.

O recomendado é realizar a rega da sua cíclame em dias alternados, garantindo que o solo esteja sempre úmido. Porém, fique atenta! O período de rega pode variar de acordo com o clima de onde você mora, sendo necessário mais regas em regiões quentes, e menos em locais mais frios.

Para fazer a rega de maneira correta, molhe diretamente o solo. Ah, quando for fazer a rega, o indicado é colocar um pratinho ou vasinho debaixo do vaso da cíclame. Assim você evita fazer sujeira quando a água escorrer.

Importante: Durante o verão, a sua plantinha entra em fase dormente e a rega deve ser bem espaçada para não causar problemas a ela.

cuidar de cíclame vermelho conjunto de flores

Pétalas de cíclame vermelha

Pode as folhas para a cíclame ficar sempre bonita

O último passo para garantir uma cíclame sempre bonita e saudável é fazer a poda constante do caule e das flores mortas. Pois, além de deixarem a plantinha mais feia, eles acabam roubando nutrientes que poderiam ir para as partes saudáveis da planta.

Além de garantir a saúde de sua plantinha, fazer a poda permite a chegada de novas folhas e flores, que florescem cada vez mais rápido. Isso é perfeito para deixar a sua cíclame saudável e aquele cantinho da casa muito mais bonito.

Gostou de aprender como cuidar da sua cíclame? Então visite o Blog da Giu para mais dicas de jardinagem.

Deu vontade de ter uma linda florzinha em casa? Confira a coleção exclusiva de flores plantadas da Giuliana Flores. Está imperdível.

12 Comentário(s)

  1. Suele disse:

    Acabei de adquirir uma ciclame, e agradeço as dicas pois pretendo cuidar bem dela, para que floresça o ano todo

  2. Ana Maria disse:

    Olá, minha planta ciclame está só com folhas, sem flores. O que devo fazer para florescer? Obrigada

  3. Cleudiane disse:

    Comprei um Ciclame a poucos dias, e as folhas estão amarelando o que posso fazer para que ela não morra

  4. Enildeia disse:

    Comprei uma da flor rosa , nunca tinha visto essa planta mas apaixonei assim que vi , estava com pouca flor , uma aberta e alguns botões , hoje ela está linda com muitas flores , todos os botões abriram

  5. Paula disse:

    Olá. Meu cyclamen está florescendo mas todas as flores são bem baixinhas, abaixo das folhas, próximo ao caule. Porque isso acontece? Se souber, favor responder. Grata.

  6. Vânia de disse:

    a flor fede ? pq comprei uma e fede muito

    1. Giu disse:

      Olá Vânia!
      O ciclame não é uma flor que possui mal cheiro, o que pode ter acontecido, é que as raizes podem ter apodrecido devido ao excesso de água.
      Sempre tome cuidado com a rega das plantas, é algo extremamente importante para a durabilidade das flores.

      Beijos Giu

  7. Patrícia disse:

    Bom dia, grata pelas orientações p cuidar do meu ciclame ganhei de presente do meu marido! Saúde e prosperidade no vc e sua família 💖

  8. Sônia disse:

    Minha Ciclame ficou com as folhas amarelas e não nasceu outras. Tá na meia sombra e rego sempre que o solo fica seco. Moro em Recife e a temperatura varia entre 28-30C.

    1. Giu disse:

      Olá Sônia! O ciclame é uma flor pede rega em abundância intercalando os dias de rega, mas sem deixar o solo encharcado. Como a temperatura de Recife é alta, verifique até nos dias que não é de rega, se ela é necessária, caso esteja seca já, regue novamente.
      Beijos Giu

  9. Maria do carmo disse:

    Bom dia ganhei de aniversário um ciclame e gostaria muito de mantê-lá bonita e as folhas estao caindo o caule despencando o que faço?

    1. Giu disse:

      Olá Maria! Você precisa verificar se está fazendo a rega corretamente, o ideal é regar em abundância porém sem encharcar, além de ser uma planta que não gosta de luz direta, o ideal é deixar meia sombra.

      Beijos Giu

Matérias relacionadas