O que fazer quando a flor do girassol morre?

O que fazer quando a flor do girassol morre?

Conheça o significado, como cultivar da melhor forma e o que fazer quando a flor do girassol morre. Saiba mais sobre os cuidados necessários e deixe sua vida florescer!

O que acha de conhecer mais sobre uma das flores mais populares e queridas no mundo inteiro? Conhecida como flor do sol, esta espécie de cor intensa já foi pintada por muitos artistas, incluindo o ilustre Van Gogh.

Hoje vamos compartilhar com você o significado, os segredos de cultivo e o que fazer quando a flor de girassol morre. Ou seja, ao ler este artigo, estará pronto para cuidar desta bela planta com muito carinho e vê-la crescer com saúde e beleza. Confira!

Significado do Girassol

Cientificamente chama-se Helianthus Annuus, porém, a tradução literal é “flor do sol” e seu nome popular é Girassol. Como a palavra já dá pista, esta espécie posiciona-se na direção do sol, girando o caule por completo.

O principal significado desta flor é a felicidade. A cor amarela representa a força do sentimento e a energia que carrega. Por sempre seguir a estrela solar, também representa fidelidade e honra.

Por isso, se deseja presentear alguém que transmita alegria para sua vida ou alguém que tenha uma relação intensa de lealdade, o girassol é uma ótima opção!

Entenda como cultivar girassol em casa

Para cultivar o girassol na sua casa, é preciso ter atenção com alguns detalhes. Se ganhar um buquê com os caules cortados, coloque em um jarro com água e deixe em um ambiente iluminado, onde possa receber sol durante boa parte do dia. Porém, se morar em apartamento, basta deixá-lo próximo à alguma janela ou entrada de luz.

Se sua ideia é plantar sementes no jardim e vê-las se desenvolverem com o tempo, é fundamental ter um cuidado especial com o solo, com a umidade e luminosidade.

O solo

Antes de plantar seu girassol, certifique-se de que o jardim tem solo profundo e rico em material orgânico. Esta espécie cria raízes profundas e pode crescer bastante. O caule pode chegar a três metros de altura, dessa forma dá para imaginar como se desenvolve por baixo da terra, não é mesmo?

A umidade

Para que a planta cresça com eficácia, é importante adubar o solo e deixá-lo úmido, já que está exposto ao sol a maior parte do tempo. Porém, úmido é diferente de encharcado. Tenha cautela para não irrigar demais e acabar “afogando” sua plantação.

A luminosidade

Como já dito, o contato com o sol é essencial. Evite plantar em uma área que faz sombra durante quase todo o dia. A ideia é que suas plantas se desenvolvam e cresçam para girar em torno da estrela solar.

Saiba o que fazer quando a flor do girassol morre

Para evitar que sua flor murche, tome todos os cuidados acima. Porém, você precisa saber o que fazer quando a flor do girassol morre, pois, caso ocorra, saberá lidar com a situação.

Quando apenas uma é prejudicada, corte e tenha atenção com as demais. No entanto, se for um acontecimento em escala, é preciso ajustar o jardim por completo. Inclusive, o mais indicado é limpar o solo e retirar as raízes das flores antigas para plantar novamente.

Gostou de saber sobre o universo do girassol? Faça suas escolhas na Giuliana Flores e deixe seu lar mais lindo, colorido e alegre!

Você também vai gostar de:

  1. Descubra o que Significa Sonhar com Rosas Vermelhas
  2. Entenda a Diferença Entre Orquídea Bambu e as Demais Orquídeas
  3. As 5 Flores mais Lindas do Mundo
17 Comentário(s)

  1. Kaial disse:

    E verdade qui a girasou morre depois de 6 Mês ?

  2. francisco elias disse:

    N sabia sobre o girassol depois q ele coloca a flor.

  3. Eleuda disse:

    Bom dia ????
    Gostaria apenas de saber se devo cortar as flores que murcham naturalmente ao envelhecer. Sua página não esclarece, fala somente de cortar a flor ‘doente’. Então deixo a planta sossegada com suas flores murchas sem retirá-las?
    Obrigada desde já, gostei bastante do seu blog e aguardo notícia.

    1. ZELINA CALAZANS BENSABATH disse:

      GOSTARIA DE SABER SE DEVO CORTAR A FLOR DE GIRASOL, QUANDO MURCHAM NATURALMENTE. ESTÁ NASCENDO OUTRA JUNTO A ESSA , E ESTÁ SEM ESPAÇO.

      1. Giu disse:

        Olá Zelina! Pode sim, pois como o girassol não nasce novamente, ele ocupará o espaço do girassol que está nascendo.
        Beijos Giu

      2. Ana Maria disse:

        Meu girassol morreu,estava em um vaso,o que fazer?Como tiro as sementes dele?
        Obrigada

  4. Rosângela disse:

    Gostaria de saber depois que a flor do girassol muchar. Como o texto que lê ,tirei minha dúvida.

  5. Giu disse:

    Olá Ana Claudia!
    O Girassol floresce apenas uma vez, você deverá remove-lo do local onde está plantado, colher as sementes e utilizá-las para cultivar novas flores.

    Beijos Giu

  6. Anna disse:

    Meu girassol tá fechado tanto de manhã quanto a noite, o que pode ser?

    1. Giu disse:

      Olá Anna! É importante tentar expor o girassol ao sol pelo menos uma vez por semana, verifique também se ele não está com a terra seca ou muito encharcada.
      Beijos Giu

  7. Sandra disse:

    Oi boa tarde gostaria de saber o que fazer qdo as folhas do gira sol seca e as flores amarelas caem e fica tudo sem vida só sobrou o cabinho sem nada deixo no vaso p ver se vivi novamente e vou colocando água ou já era desde já agradeço a atenção obrigada

    1. Giu disse:

      Olá Sandra, infelizmente o Girassol não nasce novamente. O ideal para cultivá-lo é replantar as sementes para que nasça novos girassóis.

      Beijos Giu

  8. Vânia Muniz Vieira Reis disse:

    Como faço para que a planta não morra, pois depois da flor a planta fica escura debaixo para cima . Obrigada

    1. Giu disse:

      Olá Vânia! O girassol nasce apenas uma vez, o ideal é plantar novas sementes para que floresçam.
      Beijos Giu

  9. Cesar disse:

    Como posso retirar as sementes do girassol que já murchou?

    1. Giu disse:

      Bom dia, Cesar.
      Para remover as sementes, você pode simplesmente escova-las com a sua mão ou com uma escova dura de vegetais.
      Beijos, Giu!

  10. Juliana disse:

    Boa tarde,
    tenho um pé de girassol no vaso, dentro de casa
    o botao principal, está murchando, assim como o ciclo da vida, ele esta morrendo,
    mas nesse mesmo pé tem varios brotinhos, e um deles está com as pétalas amarelas saindo
    acredito que ele vá florescer, eu queria saber se posso cortar fora o botão que morreu, assim que secar completamenter?

Matérias relacionadas