Como Fazer Mudas de Bonsai?

Como Fazer Mudas de Bonsai?

Veja as melhores dicas sobre como fazer mudas de bonsai crescerem de modo adequado e duradouro, tanto para os comprados prontos quanto para a germinação de sementes, por meio das dicas da Giuliana Flores!

Há quem goste de plantas não apenas para deixar os ambientes da casa mais harmoniosos, mas também pelo prazer causado pelo cultivo. Os bonsais podem ser encontrados em registros milenares do mundo oriental, principalmente na China e no Japão, e, nos dias de hoje, ele se tornou um elemento interessante para a jardinagem. As técnicas de como fazer mudas de bonsai devem ser seguidas corretamente para que ele cresça sem grandes problemas.

A história do bonsai

O nome é derivado do japonês, que significa “plantado em bandeja”. Para ser considerado um bonsai, porém, não basta apenas que a planta esteja cultivada nesse recipiente. É preciso que ela seja uma réplica de uma árvore e apresentar alguns padrões de crescimento e envelhecimento.

Considerado como uma espécie de obra de arte, o bonsai surgiu no império chinês por volta do ano 700 a.C. O até então chamado pun-tsai era feito através do cultivo de árvores em miniatura em bandejas e foi um elemento exclusivo entre as elites da época, sendo muito usado como presente de luxo.

Durante o Período Kamakura (1192-1333), o Japão agregou para si mesmo alguns dos elementos culturais da China, incluindo o bonsai. Os japoneses aprenderam como fazer mudas de bonsai a partir de originais chineses, uma vez que o país é bem menor e não oferecia tanta variedade de árvores.

Como fazer mudas de bonsai?

Para entender como fazer mudas de bonsai de maneira eficaz é necessário, antes de tudo, saber escolher a espécie correta. Assim, deve ser avaliado qual o tipo de clima e ambiente receberá essa planta para que seja possível adquirir alguma que irá sobreviver naquele local.

Por exemplo, uma das questões a se pensar é se o cultivo será feito em uma área interna ou externa. Além disso, o tamanho que você quer que cresça é um ponto bastante importante antes de comprar. Uma boa loja de jardinagem irá saber indicar uma muda apropriada para você.

Depois de compradas, é bem provável que você queira mudar o recipiente onde o bonsai está plantado. Por se tratar de uma planta caduca e sazonal, o ideal é que o transplante seja feito na primavera. Essa época do ano faz com que ele cresça mais rápido e, portanto, se recupere mais facilmente do processo de troca de vaso.

Caso você tenha interesse em começar a plantação desde a  semente, é preciso ter paciência. São 4 ou 5 anos para que o tronco da árvore cresça cerca de 3 centímetros. Além disso, a germinação das sementes depende de algumas condições favoráveis. Em geral, recomenda-se que em lugares muito quentes elas sejam guardadas na geladeira para, então, serem cultivadas no início da primavera.

Não deixe de aprender como cuidar do seu bonsai. Também aproveite para ler outros artigos no blog da Giuliana Flores.

Você também pode gostar de: 

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas