Conheça os Benefícios do Chocolate Amargo para a Saúde

Conheça os Benefícios do Chocolate Amargo para a Saúde

Já parou para pensar que existem muitos benefícios do chocolate amargo para a sua saúde? Veja só quais são!

Você já sabe quais são os benefícios do chocolate amargo? Muito se fala sobre o quão benéfico ele é para a saúde dos seres humanos, mas, afinal quais são essas propriedades que fazem tão bem e em quais áreas do corpo ele pode ajudar?

Se quer saber quais são essas vantagens e o porquê de consumir chocolate amargo, veja só este artigo que a Giuliana Flores preparou para você!

As origens do chocolate

O alimento feito com a amêndoa do cacau foi muito importante nas civilizações pré-colombianas da América Central. Chamado “xocolatl” pelo povo nahuatl, que habitava a região que hoje é o México, era utilizado como bebida em celebrações e considerado como um forte combatente ao cansaço. Por ser amargo, era temperado com baunilha ou pimenta.

Com a levada do cacau para a Europa, foram desenvolvidas várias formas do alimento que hoje é tão apreciado no mundo. També foram feitas adições de açúcar para torná-lo mais atrativo ao paladar.

Os benefícios do chocolate amargo

Mesmo tendo sido popularizado na forma com adição de açúcar, há aqueles que não se deixam levar pelo paladar mais doce.

O chocolate é considerado amargo quando não tem adição de leite, adoçantes e tem mais que 50% de cacau. Os mais comuns vão entre 60% e 70% e são bastante recomendados para a saúde. Isso porque os benefícios do chocolate amargo são muitos, o que o torna um ótimo alimento para ser consumido. Confira as suas maiores vantagens!

Diminuição do apetite

Por conter substâncias oxidantes — conhecidas como flavonoides —, controla os níveis de açúcar e aumenta a sensação de saciedade.

Fortalece o coração

Por ser rico nos antioxidantes procianidina e catequina, melhora a pressão arterial ao reduzir os efeitos de uma enzima responsável por seu aumento. Desta forma, também são diminuídas as chances de ser gerado um AVC. Além disso, a melhora do fluxo sanguíneo também gera outras vantagens, como melhor concentração e uma visão mais aprimorada.

Aumenta o metabolismo

Entre os maiores benefícios do chocolate amargo está o aceleramento do metabolismo. As suas propriedades fazem com que o corpo use mais calorias durante o dia, havendo uma maior queima de gorduras.

Sensação de bem estar

O chocolate amargo libera endorfinas, que são responsáveis por transmitir sensações de relaxamento. Desta forma, em momentos de stress ou dores, comer um pedacinho pode ajudar a melhorar.

Gostou de saber quais são os benefícios do chocolate amargo para a saúde? Então não deixe de ler outros artigos no blog da Giuliana Flores!

Veja também:

  1. Tipos de Chocolates Kit Kat para Presente
  2. Veja a Lista dos Melhores Chocolates do Mundo
  3. Veja Como Presentear com Chocolate Lindt
0 Comentário(s)

Matérias relacionadas