Como fazer flores tie dye com a Giuliana Flores

Como fazer flores tie dye com a Giuliana Flores

O tie dye é uma prática antiga que consiste no tingimento para a criação de estampas coloridas e únicas. Uma […]

O tie dye é uma prática antiga que consiste no tingimento para a criação de estampas coloridas e únicas. Uma das tendências do momento no ramo da decoração é usar flores tie dye na decoração de festas ou casas para criar um ambiente colorido e alegre. Para você aproveitar a nova moda, a Giuliana Flores te ensina a criar a sua própria flor tie dye, confira.

Escolha flores brancas

O primeiro passo para você aproveitar o tempo livre e criar flores tie dye com o seu estilo é fazer a escolha da flor que você vai usar. As espécies mais recomentadas para quem não tem muita experiência nessa prática são os cravos e as rosas, pois são mais fáceis de tingir. Ah, e não se esqueça, dê preferência por flores com pétalas brancas, pois assim você terá o resultado desejado.

Tie-Dye por absorção de água

Um dos processos mais comuns usados para criar flores tie dye é através da absorção de água, pois é menos agressivo às pétalas. Para realizá-lo você precisará de lâminas, copo com água e tinta chinesa ou anilina vegetal, também usada no tingimento de tecidos.

Com à mão, comece misturando uma colher de sopa de pigmento para cada litro de água usado para fazer o tingimento das flores.  Com o corante pronto, o próximo passo é usar a lâmina para fazer um corte vertical na base do caule, facilitando a absorção do líquido.

Em seguida, coloque a flor no frasco para que ela entre em contato com o corante. O ideal é deixar o recipiente em um local arejado e em com bastante luz por dois ou três dias para que a florzinha possa fazer a fotossíntese e absorver a misturinha que você criou.

Dica especial: Para criar uma flor com mais de uma cor, basta repetir o processo com corantes diferentes até chegar à aparência desejada.

Flores tie dye coloridas

Crisântemos tie dye são tendências em decorações modernas.

Tingimento por absorção direta

A outra técnica usada para criar flores tie dye é conhecida como tingimento por absorção direta. Essa forma de colorir as pétalas é um pouco mais trabalhosa e complicada, mas o resultado é incrivelmente lindo.

Para começar esse processo de tingimento, você deve misturar três colheres anilina ou tinta chinesa um copo com água até que o corante se dilua totalmente. Feito isso, aqueça a fórmula até uma temperatura pouco superior ao do ambiente e deixe o frasco próximo a uma fonte de energia, de preferência solar.

Com o corante pronto, chegou o momento de colorir das pétalas. Diferente do modo anterior, dessa vez nós iremos mergulhar as pétalas diretamente no corante, deixando a flor de ponta cabeça. Para ter o resultado desejado, é preciso que a flor fique mergulhada na mistura por 24 horas. E não se esqueça de hidratar o caule de tempos em tempos.

Após esse período, retire a flor com cuidado e a deixe secar ao sol de ponta cabeça. Recomenda-se também sacudi-la de leve para retirar o excesso de tinta das pétalas. Repita o processo com outras cores até conseguir o resultado desejado.

Crie suas flores coloridas com spray

Uma técnica simples para criar lindas flores coloridas e usada pelas principais floriculturas do país é o uso de spray. Para fazer em casa, você só precisa ter em mãos latas de spray especial para flores, pois eles não agridem a as pétalas, e a flor que você deseja decorar. Prontinho, basta pintar a gosto e colocar para secar.  Simples, não é mesmo?

Tenha flores Tie Dye com a Giuliana Flores

Aprendeu a criar suas flores coloridas, mas quer um jeito mais prático para decorar a sua casa, festa ou presentear a amiga? Na Giuliana Flores você encontra lindas flores tie dye em poucos cliques como o Buquê de Rosa Tie Dye. Eles são uma ótima opção para deixar qualquer ambiente mais bonito.

Buquê de Rosa Tie Dye

Buquê de Rosa Tie Dye

Gostou de aprender como criar flores coloridas? Então, confira outras sugestões de rosas para colorir o seu dia!

Conheça outras dicas incríveis da Giuliana Flores na seção Dicas da Giu.

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas