Como cuidar da sua flor de maio

Como cuidar da sua flor de maio

A flor de maio é uma plantinha originária da região sudeste do Brasil, mais precisamente dos locais onde ainda há […]

A flor de maio é uma plantinha originária da região sudeste do Brasil, mais precisamente dos locais onde ainda há Mata Atlântica. Por ter um tamanho compacto e uma aparência delicada, ela é uma ótima opção de item para decoração. Mas para isso, elas precisam estar sempre bonitas, né? Veja como cuidar da sua flor de maio com as dicas da Giuliana Flores.

O que é a flor de maio?

A flor de maio é um tipo de cacto da floresta que nasceu a partir do cruzamento de outras plantinhas da mesma espécie. Devido ao seu tamanho compacto e da sua facilidade de cultivo, elas são populares como itens de decoração para a casa. Seja em vasinhos ou jardins.

Ela recebe este nome porque a sua floração acontece durante o outono. Com uma altura máxima de 30 centímetros, você pode encontrar essa florzinha nas cores branca, amarela, vermelha e laranja. Dá para fazer combinações incríveis!

pétala de flor de maio.

A flor de maio tem cores únicas que combinam com qualquer decoração

Como plantar a flor de maio em casa?

Antes de começar a plantar a sua flor de maio, você vai precisar escolher o vasinho que vai abrigar a sua plantinha. O indicado é o uso de vasos com 15 centímetros de diâmetro com furos em sua base, assim você evita que o acúmulo de água prejudique a sua flor de maio.

Com o vaso já escolhido, chegou a hora de preparar o solo. Para que ele seja fértil, você deve optar por materiais orgânicos, fazendo uma mistura de terra, areia e húmus de minhoca. Para garantir a drenagem correta, misture também pedras ou cascas de húmus.

O plantio da flor de maio pode ser feito de duas maneiras. A primeira é optar por plantas adultas, cortar um pedação do caule e fazer o plantio dele no vaso. A outra maneira é fazer o plantio diretamente no solo. A única diferença é que, no segundo caso, o período de floração da plantinha é mais demorado.

Saiba como cuidar da flor de maio

Com ela plantada, está na hora de saber como cuidar da flor de maio. O mais importante é encontrar um lugar para que ela possa crescer com saúde. Apesar de ser uma flor que precisa de luz solar para florescer, o indicado é deixá-la sem a meia sombra. Pois o excesso de luz direta é prejudicial para suas folhas.

Para manter a sua florzinha sempre saudável, é necessário fazer a adubação do solo uma vez por mês, de preferência com material orgânico. Uma mistura que funciona bem é farinha de peixe, banana ou esterco de boi. Ah! procure fazer esse processo no final do verão, para que ela floresça linda no outono.

A rega da flor de maio é feita, normalmente, de duas a três vezes por semana. Para ter certeza do o momento certo, coloque o dedo no solo. Se ele estiver seco, é sinal que sua plantinha precisa de água. Só tome cuidado para não deixar o solo encharcado, ela não gosta.

Para que a sua flor de maio fique sempre saudável, o recomendado é fazer o replantio dela a cada três anos. Quando chegar a primavera, retire a sua flor de maio do vasinho e coloque em outro vaso com um substrato novinho. Com certeza ela vai te agradecer.

Quer ter a casa sempre bonita e colorida com flores? Confira as dicas de jardinagem do Blog da Giu.

Que tal ter uma linda florzinha em casa e dar um toque de charme para o ambiente? Visite a coleção de cactos e suculentas da Giuliana Flores. Você vai adorar.

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas