Casa de campo: como utilizar flores para decorações alegres

Casa de campo: como utilizar flores para decorações alegres

Muitas arquiteturas nem precisam de complemento por si só já são completas. Mas mesmo estas, se queremos habitar, vão necessitar […]

Muitas arquiteturas nem precisam de complemento por si só já são completas. Mas mesmo estas, se queremos habitar, vão necessitar de complemento, como móveis e acessórios. E nesse caso, os ornamentos vêm para dar aquele toque de alegria, personalidade, vida e movimento às decorações. Mas o que usar quando é uma casa de campo?

Bem, observando bem as imagens apresentadas neste texto, podemos concluir que uma possibilidade de ornamento para casa de campo são os arranjos de flores. Inclusive, eles aparecem em soluções de ambientes de interiores e exteriores. Saiba mais no texto a seguir.

Renato Teles Arquitetura

Por que utilizar flores em decoração de casa de campo?

Se estamos falando de casa de campo, é óbvio que tudo que é de origem natural combina com a sua decoração. 

Isso inclui, obviamente, os arranjos de flores. Mas há uma diferença bem significativa, nesse caso, que é o tipo de flor utilizada dentro dos vasos. Isso porque o efeito estético que se busca nestes cenários é outro, nada parecido com o que se vê em decorações modernas de outros estilos.

Explicando melhor, as flores, nesse caso, não são utilizadas para gerar novos pontos focais. 

Na verdade, elas aparecem como complemento, quase como uma extensão da própria da arquitetura local. Parece quase óbvio a sua presença no cenário – tanto que mal percebemos a sua presença, a não ser quando bate o vento e vemos o seu movimento e sentimos o seu cheiro. 

Então, para resumir, as cores e linhas dessas espécies refletem o estilo, cores e texturas da própria ambientação ao redor. Realmente, muito lindo.

Maria do Carmo Ferraz

In House

Unindo paisagens internas e externas

Mas daí você pergunta: “se esses arranjos ficam tão neutros nos cenários, faz sentido mesmo utilizá-los?”. 

Sim, esse pequeno ponto de vida pode transformar as decorações de casa de campo, elevando a sua energia, fazendo os recantos mais aconchegantes, e criando uma ligação interior-exterior. 

É como se trouxéssemos para dentro da moradia parte da linda natureza que a cerca. Aliás, isso justifica porque precisamos estudar quais as espécies que podem “casar” com esse contexto.

Por exemplo, digamos que a casa de campo que você está decorando encontra-se em uma região do Brasil. Sabemos que nosso país foi agraciado com uma flora variada. 

Então, não faria sentido adotar para a decoração de casa espécies de fora do país. E se as paisagens das nossas áreas rurais são mais tropicais, por que encher uma casa de campo com lírios, lavandas girassóis, que mais combinam com paisagens europeias, por exemplo 

Aliás, se analisarmos o Brasil na totalidade, veremos que se trata de um país continental, de muitas paisagens. 

O mais correto é, portanto, antes de decorarmos, olharmos para fora da casa e buscar interpretar o que vemos. Mas claro, também devemos estudar a própria decoração projetada e todas as mensagens que queremos passar com elas. Essa é a receita perfeita.

Renata Romeiro 

Viva Decora 

Quais os tipos de flores que combinam com decoração rústica?

Existem milhares de opções de flores para decoração.

De imediato, para casas de campo, o que vem primeiro à nossa mente são justamente as flores do campo. As mais coloridas parecem combinar com cenários mais alegres, principalmente jardins montados em área externa. 

Mas pensando nas decorações modernas de casa de campo, podemos pensar em alternativas diferentes, mais compatíveis principalmente com uma paleta de cores mais clean – como se pode ver nas ilustrações deste texto.

A orquídea, em vários tons, é uma espécie que podemos ver em algumas destas imagens. Também os lírios da paz. 

Aliás, uma boa combinação para arranjos é lírio e flores de campo brancas. Das flores exóticas, podemos destacar as bromélias, camélias. E das “menos” exóticas, como as violetas e begônias. 

Bem, essas são flores típicas do Brasil, mas é óbvio que cultivamos outras espécies em nosso país, estas que foram trazidas para cá e se adequaram ao nosso solo. 

Nesta linha, também sugerimos para decorações de casa de campo as rosas, gérberas, margaridas, copo de leite, cravos, cravinas, jasmins, hortênsias, papoulas, crisântemos, entre outras.

Roberto Migotto 

Gislene Lopes 

Marília Veiga Interiores

Roberto Migotto 

Onde colocar arranjos

Antes de finalizar este texto, precisamos refletir sobre os locais certos de colocação desses arranjos em casa de campo. Por quê? 

Porque citamos antes que essas flores não seriam usadas para geração de pontos focais. E, sim, é verdade. Contudo, as mesmas podem servir, estrategicamente, como complemento para elementos em destaque nestes cenários – como mesa de centro em sala, criado mudo ao lado de cama, e aparador em hall.

É difícil explicar como algo com muita vida pode não ser a primeira coisa que percebemos em uma decoração de interiores, mas acontece. 

Idália Daudt

In House 

Gislene Lopes 

Vamos lá, use toda beleza e as cores das flores para dar mais alegria à sua casa de campo!

Essas dicas de decoração para casa de campo foram criadas pela equipe Viva Decora.

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas