Flores ou estampas florais para decorar quarto feminino

Flores ou estampas florais para decorar quarto feminino

Nosso quarto precisa ser o nosso refúgio dentro de casa. Esse espaço privado é o local ideal não apenas para […]

Nosso quarto precisa ser o nosso refúgio dentro de casa. Esse espaço privado é o local ideal não apenas para o descanso físico, mas espiritual também. 

Fora da hora de dormir, podemos simplesmente nos instalar em um canto agradável e meditar sobre a nossa vida – mesmo que deitados – sentindo bons aromas e a paz interior. E alguns objetos de decoração podem ajudar nesse momento, pode acreditar.

Por exemplo, o que acha de colocar no seu quarto alguns arranjos de flores. Pense em quanta beleza as espécies naturais podem agregar a esses cenários. 

Mas será que isso é correto mesmo? E aquelas histórias de “plantas no quarto não é recomendado”? Será que teria uma dose certa para colocar plantas em decorações como essa? Bem, saiba as respostas para estas perguntas no texto a seguir.

Os segredos das estampas com flores

Quando falamos em usar flores em decoração de quarto, não precisamos nos limitar às flores em vasos. Muitos outros itens de personalização do ambiente podem apresentar uma estampa floral e, assim, fazendo o ambiente parecer mais delicado e romântico. Nessa lista podem estar itens de roupa de cama, papel de parede, cortinas, quadros, cúpulas de luminárias e mais.

A primeira coisa que precisamos destacar dessa ideia é que ela agrada muito mais e faz lembrar muito mais o público feminino. Lembrando que a essência da feminilidade do corpo das mulheres está justamente em suas linhas curvas. E as linhas dos caules e flores das plantas também parecem sinuosas. Mas como, afinal, elas deram certo em projetos de estilos “unissex”, por assim dizer?

Bem, o segredo de tudo é o equilíbrio. Portanto, podemos ter um quarto de casal, por exemplo, decorado com elementos com estampa floral. 

Contudo, em contrapartida, é preciso investir também em linhas retas para o mesmo cenário. Assim, teríamos uma composição tipo mista, com retas e curvas representando o caráter masculino e feminino.

Juliana Lahoz

Gabriela Herde

 

Espécies de plantas e flores para decoração de quartos

Agora, é preciso reformar a ideia de que o caráter mais masculino ou feminino de um ambiente poderá ser determinado pela predominância de retas e curvas. 

Seguindo esse pensamento, podemos, em certos casos, optar por dar apenas pequenos toques de feminilidade nas decorações do quarto. E isso, obviamente pelo que já entendemos, pode ser feito com a utilização de arranjos de flores.

Verônica Torres Gomes

 

Agora, você precisa decidir: usar ou não flores no quarto? Não, flores naturais não roubam oxigênio de pessoas dormindo por perto, afinal esses seres respiram também. Inclusive, elas poderiam agir positivamente para a saúde dos ocupantes do ambiente, ajudando a diminuir dor de cabeça e até mesmo estresse. Além disso, são cheirosas e coloridas, sendo ótimo para a decoração.

Ao escolher flores naturais para quarto, atente-se a alguns detalhes, como:

  • iluminação do ambiente;
  • circulação de ar;
  • tempo disponível para cuidar;
  • se elas são tóxicas ou não, principalmente se houver animais na casa.
Glaucia Britto

Pensando nesse cantinho especial da casa, são exemplos de opções de flores para arranjos em decoração de quarto:

  • Lírios-brancos, orquídeas de todos os tons, violetas rosa e lilás, rosas-vermelhas, rosas cor-de-rosa e begônias amarelas.

Se, por acaso, você tiver ainda receio em colocar flores naturais na decoração do seu quarto, sem problemas. Uma alternativa são as flores artificiais. 

Elas também podem alegrar e dar muita personalidade à decoração do ambiente. Muitas delas podem ser facilmente lavadas. E também podem ser utilizadas em cúpulas de abajur, cordões de luz, soltas dentro de potes, ou dentro de vasos.

Laura Santos

Vasos e outros acessórios de decoração

O melhor recipiente para flores naturais em arranjos de quarto seriam os globos de vidro. Para hastes únicas, uma garrafa customizada pode combinar muito bem. Também seria interessante fazer uma composição, sobre rack ou mesinha lateral à cama, uma composição com vasos cerâmicos em diferentes tamanhos, sendo um deles mais alto e com o arranjo de flores.

São opções objetos que podem acompanhar os arranjos de flores sobre mesinha de cabeceira: 

  • velas, caixinhas de joias, livros, abajures, porta retratos, entre outros.

Lembre-se de sempre manter os frascos que servem como vaso para flores naturais sempre limpos, com a água renovada diariamente. As flores vivas duram mais se os seus caules são cortados na diagonal. 

Também vale a pena colocar algumas gotinhas de água sanitária na própria água para evitar a proliferação de microorganismos. Evite deixar folhas e pétalas mortas boiando no líquido.

Pronto, agora é só escolher as suas flores preferidas e combinar com os acessórios e estampas certos para seu quarto ficar lindo!

Essas dicas de decoração com flores foram criadas pela equipe Viva Decora.

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas