Plantas medicinais: sustentabilidade e saúde

Plantas medicinais: sustentabilidade e saúde

Os remédios fitoterápicos são muito utilizados para diversos tratamentos da saúde. Saiba mais sobre como o uso de plantas medicinais auxiliam na sustentabilidade do planeta!

Desde o começo da humanidade, as plantas medicinais são usadas para o tratamento de doenças e para o alívio de dores no corpo. Por isso, a Giuliana Flores veio contar para você o que são as plantas medicinais e como elas podem ser usadas.

O que são as plantas medicinais?

As plantas medicinais são plantas que encontramos na natureza e que contém alguma substância com princípios ativos que ajudam no combate das mais diversas dores e doenças conhecidas pelo homem.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), aproximadamente 11% dos medicamentos essenciais para a saúde do ser humano são exclusivamente de origem vegetal, o que demonstra a importância das plantas medicinais em nossa vida.

Além disso, muitos dos medicamentos que encontramos hoje em dia, levam em sua composição alguma espécie de planta medicinal. Afinal de contas, elas são ricas em vitaminas e proteínas que fazem bem ao nosso organismo.

As diferenças entre plantas medicinais e remédios fitoterápicos

Apesar de guardarem uma relação muito próxima, as plantas medicinais são diferentes dos remédios fitoterápicos. Quando se fala em plantas medicinais, isso quer dizer que uma planta ou legume é usado para medicação de forma natural, ou seja, sem mistura de outras substâncias ou processo de industrialização. Um bom exemplo dessa prática são os chás naturais e compressas.

Agora, quando se trata de fitoterápicos, são medicamentos produzidos a partir de plantas medicinais, mas que combinam outras substâncias para obter o resultado do remédio, além de passarem por processos de industrialização.

chá com plantas medicinais

Plantas medicinais são usadas para fazer chá

Conheça as principais plantas medicinais

Agora que você já sabe o significado das plantas medicinais, que tal conhecer as espécies mais comuns e como elas podem ajudar a combater os males do nosso organismo de maneira natural? Veja!

Agrião

O agrião é uma das plantas medicinais mais conhecidas. Podendo ser ingerido em forma de salada, chás ou consumido diretamente, ele tem propriedades que ajudam no combate a inflamações nas vias respiratórias, melhora a digestão e alivia os sintomas de tosse.

Alecrim

O alecrim é uma planta bastante conhecida, não é mesmo? Ele é ótimo para aliviar enxaquecas, aumentar a imunidade do organismo e diminuir dores articulares. A melhor maneira de usá-lo é dissolver 1 colher de essência de alecrim em uma xícara de azeite e massagear a região dolorida.

Boldo do Chile

O boldo do Chile contém uma substância conhecida como boldina, que estimula a produção de bile pelo fígado e ajuda no processo de quebra de placas de gordura. Além de ser usada em processos de emagrecimento, ela tem poder anti-inflamatório.

A melhor maneira de consumi-la é picar as folhas e colocar uma colher de sopa delas em uma solução de água fervendo. Espere cerca de 10 minutos e beba o chá.

Carqueja

Quem nunca ouviu falar daquela receita da vovó de chá de carqueja? Essa planta medicinal de origem africana é um ótimo remédio natural para combater artrite e um ótimo anti-inflamatório.

flor de carqueja

A carqueja é uma planta medicinal usada no dia a dia

Erva Cidreira

Outra plantinha que faz parte da cultura popular é a erva cidreira. Muito usada em forma de chá, ela é ótima para aliviar os efeitos de cólicas e gases. Além de ser um relaxante poderoso para combater o estresse.

Foi legal conhecer mais sobre as plantas medicinais? Então, veja a seção sustentabilidade do Blog da Giu e aprenda mais sobre o rico universo das plantas.

Depois de ler sobre plantas medicinais deu vontade de ter um jardim em casa? Comece já o seu com as exclusivas flores plantadas da Giuliana Flores.

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas