O Que é Ser Pai? Conheça a História da Comemoração

O Que é Ser Pai? Conheça a História da Comemoração

Muitas pessoas se questionar “o que é ser pai”. Se você considera seu avô, tio, primo ou outra pessoa como seu pai, acredite, ele é sim! Que tal aproveitar a data que está chegando para agradecê-lo? Confira a origem da ocasião no post!

Todo mundo já sabe que o segundo domingo do mês de agosto é reservado para comemorar a data de uma das pessoas mais importantes da sua vida: seu pai! Independentemente se ele for de sangue, de consideração, um amigo ou seu avô, não importa! Afinal, o que é ser pai está muito além dos laços sanguíneas, não é mesmo?

Você sabe como a comemoração foi criada e porquê? Hoje este artigo vai te contar um pouquinho sobre a história. Conheça! 

Como surgiu o Dia dos Pais?

O Dia dos Pais, no Brasil, é comemorado em agosto sempre no segundo domingo do mês. Porém, a comemoração já teve uma data fixa, sendo dia 16 de agosto. É fato que é uma das ocasiões mais esperadas por toda a população mundial, mas, a verdade, é que ainda se sabe muito pouco sobre a sua origem. 

Poucas pessoas conhecem essa curiosidade, mas a data foi criada nos Estados Unidos e passou a ter repercussão mundial no início do século XX. 

Abaixo contamos como surgiu a comemoração nos EUA e como surgiu no Brasil:

Origem nos Estados Unidos

Os americanos comemoraram o Dia dos Pais, nacionalmente, pela primeira vez em 19 de junho de 1910. O dia foi sugestão de uma filha, Sonora, que quis homenagear seu pai, William, que era um veterano da Guerra Civil Americana. 

A história do soldado era linda: depois da morte da esposa, teve que cuidar sozinho de seus filhos e, ainda, batalhar na Guerra. Foi neste cenário, em 1909, que Sonora homenageou seu pai no dia de seu aniversário, 19 de junho!

Sonora decidiu homenagear seu pai no dia do aniversário dele, 19 de junho!

Sonora decidiu homenagear seu pai no dia do aniversário dele, 19 de junho!

A atitude emocionou e encantou as pessoas da pequena cidade interiorana do estado de Washington, e o gesto se espalhou por todo território americano. 

Hoje em dia, o Dia dos Pais americano, assim como em outras nações, acontece sempre no terceiro domingo de junho.

Origem no Brasil

Já no Brasil, a primeira vez que a data foi comemorada foi no dia 16 de agosto de 1953. A ocasião foi estrategicamente pensada pelo publicitário Sylvio Bhering. 

Seu objetivo era claro: associar o calendário católico do Dia de São Joaquim (16/8), com a intenção de homenagear os pais. Anos mais tarde, a data deslocou-se para o segundo domingo de agosto.

Afinal, o que é ser pai?

Muitos acreditam que pai não é somente aquele que dá a vida, mas, sim, que cria. Ou seja, é aquela pessoa que está presente, ensinando, comemorando e até dando bronca nos filhos independentemente de um laço de sangue. 

Esse papel pode ser representado por avô, um tio querido, padrasto ou mesmo um amigo próximo da família. O que é ser pai vai além das barreiras genéticas. É um laço construído por amor, carinho e respeito mútuo. 

Aproveite que ainda dá tempo de dar um belíssimo presente para os pais com a Giuliana Flores. Entre no site e escolha a homenagem perfeita para alegrar o dia do seu melhor amigo! 

Você também vai gostar de:

  1. Faça uma Linda Homenagem para Seu Pai Amigo com a Giuliana Flores!
  2. Presentes para Dia dos Pais: 4 Dicas de Presentes para Homens
  3. Homenagem para o Dia dos Pais: 3 Dicas para Presentear seu Pai!

 

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas