Aprenda a cultivar e cuidar da Kalanchoe, a flor da fortuna
A Kalanchoe, a Flor da Fortuna, é uma plantinha que tem um aspecto delicado e um tamanho pequeno, sendo uma […]
A Kalanchoe, a Flor da Fortuna, é uma plantinha que tem um aspecto delicado e um tamanho pequeno, sendo uma ótima opção para a criação de jardinzinhos para quem tem pouco espaço em casa. Para ajudar você a cultivar essa linda florzinha, a Giuliana Flores preparou algumas dicas, confira!
Kalanchoe, a flor da fortuna
A Kalanchoe Blossfeldiana, também conhecida como flor da fortuna, é uma planta da família das suculentas. Ela é perfeita para simbolizar desejos de felicidade e prosperidade para quem é presenteado com ela.
Com origem na África, ela tem como principais características as folhas pequenas e ser resistente a altas temperaturas e períodos de seca, o que é comum naquela região do planeta. Isso faz da flor da fortuna uma plantinha fácil de cuidar em casa.
Conheça o significado as cores da flor da fortuna
Assim como a maioria das plantas, a Kalanchoe, a flor da fortuna, conta com uma grande variedade de cores de suas folhas e cada uma delas têm um significado diferente. Conheça:
- Flor da fortuna amarela: expressa sentimentos como alegria, descontração e otimismo;
- Flor da fortuna vermelha: ideal para demonstrar amor, paixão e coragem;
- Flor da fortuna rosa: perfeita para simbolizar romantismo, ternura e fantasia;
- Flor da fortuna branca: recomendada para espantar energias negativas, pois é a cor da paz.
Saiba como cultivar a sua Kalanchoe
1.Escolha o lugar ideal
Por ser uma planta acostumada a altas temperaturas, na hora de escolher o local onde sua plantinha de flor da fortuna vai ficar, dê preferência a locais onde bata luz direta do sol. As melhores opções são jardins abertos, varandas e janelas.
2. Preparação do solo
O solo ideal para a sua flor da fortuna tem que ser drenável, pois o acúmulo de água faz mal para ela. Por isso, na hora de fazer a preparação do solo faça uma mistura de areia de rio lavada e terra, na medida de 2 para 1. Use pedrisco no fundo da cova para facilitar o escoamento da água.
Para quem for fazer o plantio em vasinhos, prefira sempre aqueles que tiverem furos na base. Assim você evita o acúmulo de água no solo. Uma outra maneira de preservar a saúde de sua Kalanchoe, é forrar o fundo do vaso com bolinhas de argila expandida para facilitar a drenagem.
3. Cuidados com a rega
Por ser uma flor acostumada com períodos de seca, a flor da fortuna não necessita de uma rega frequente. Faça a rega do solo sempre que perceber que ele está seco, evitando deixá-lo encharcado.
Importante: Nunca molhe as flores e folhas, pois elas podem ficar murchas e apodrecerem.
4. Período de adubação
Para garantir uma vida saudável para a sua flor da fortuna, o recomendado é fazer a adubação do solo a cada 3 meses. De preferência para adubo orgânico que use como base a mistura de esterco bovino, casca de ovo, farinha e ossos. Assim você garante que a sua plantinha viva por mais tempo.
5. Mudas e replantio da flor da flor da fortuna
Para você que está querendo aumentar o seu jardinzinho com outras flores da fortuna, o mais indicado é aproveitar as plantas adultas para fazer mudinhas e plantá-las em outro vasinho. E acredite, é super simples de fazer.
Corte os galhos das flores adultas em um tamanho entre 5 e 8 centímetros, isso já é suficiente. Retire as folhas presas do galho, deixando apenas duas. Em seguida, enrole as estacas em papel toalha e as deixe secar por 2 dias na sombra.
Após a secagem dos raminhos, basta preparar a mistura do substrato do solo, deixá-lo bem úmido e fazer o replantio, seja direto no jardim ou em vasinhos. Não se esqueça de deixar a sua muda de flor de fortuna na sombra por um período de 20 dias, tempo que ela demora para enraizar. Fácil, não é mesmo?
Curtiu nossas dicas sobre cultivo de flor da fortuna? Confira mais sobre jardinagem no Blog da Giu!
Quer começar um jardinzinho em casa? Confira a coleção de flores plantadas da Giuliana Flores e reserve já a sua!
0 Comentário(s)