Benefícios da cúrcuma | Conheça os seus segredos
A Cúrcuma, além de linda para compor a decoração da casa ou jardim, também é uma flor com propriedades terapêuticas. Nesse artigo, você vai aprender como cultivar e cuidar dessa flor!
A cúrcuma, mais conhecida como açafrão da terra, é uma flor que pertence à família do gengibre. Venha com o Blog da Giu, e conheça os benefícios da cúrcuma, também chamada de “mérito da terra”. Confira.
Os benefícios da cúrcuma na mesa
De origem asiática, essa planta é uma especiaria bastante cultivada e consumida na Índia e Indonésia. Ela costuma fazer parte do curry, um tempero muito conhecido. Além de dar mais sabor às refeições, ela é utilizada como corante natural para arroz, peixe, frangos e sobremesas como sorvete.
Os benefícios medicinais da cúrcuma
As flores de cúrcuma apresentam propriedades medicinais e estão presentes na formulação de alguns remédios. Pesquisas recentes apontam que ela pode ser uma grande aliada no combate e prevenção de diversas doenças graves, como: artrite reumatoide, cirrose hepática, câncer e mal de Alzheimer.
Uma flor de propriedades terapêuticas
Além de dar um toque de sabor às refeições e propriedades medicinais, a cúrcuma também é um ótimo terapêutico. Consumir a cúrcuma faz bem para o coração e sistema circulatório, pois ela é um potente anti-inflamatório e antioxidante.
Importante: Cuidado para não exagerar no consumo dessa plantinha. De acordo com estudos médicos, ingerir mais de 10 gramas de cúrcuma por dia equivale a quatro colheres de sobremesa. Essa quantidade pode causar sérias alterações em nosso sistema nervoso. Por isso, cautela!
Como cultivar a cúrcuma
O cultivo da cúrcuma pode ser feito em vasos, seja no jardinzinho ou dentro de casa mesmo. Pois ela precisa apenas de 10 cm de profundidade para se desenvolver, sendo ótima para se cultivar em varandas.
O primeiro passo para cultivar a cúrcuma é ter atenção ao solo. A mistura precisa ser rica em matéria orgânica para garantir que a sua planta se desenvolva com saúde. Além disso, ela requer a rega constante do solo, para que ela possa absorver os nutrientes.
O plantio pode ser feito em qualquer período do ano, mas dê preferência aos meses em que as chuvas são mais regulares. A cúrcuma se multiplica por meio de rizomas, que são caules longos, horizontais e subterrâneos onde ficam armazenados os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.
A colheita ocorre entre oito e dez meses após o plantio e pode ser feita tranquilamente de forma manual. Ao recolher os rizomas, é necessário lavá-los, tirar o excesso de água e cortá-los em pedaços menores, deixando-os sob o sol para secar. É importante também que este ambiente pós-poda tenha ventilação e nenhuma umidade.
Agora que você já conhece os benefícios da cúrcuma, confira mais dicas de jardinagem no Blog da Giu e tenha a casa repleta de flores.
Deu vontade de começar um jardim em casa? Veja as lindas sugestões da coleção de flores plantadas da Giuliana Flores. Você não vai se arrepender.
18 Comentário(s)
Adorei a matéria, e a planta, claro!
Vcs vendem a planta? A mudas ou sementes?
Obrigada
Obrigada! Amei as informações
Eu gostaria de ter uma planta dessa no meu jardim onde encontrar uma muda onde vende o meu muito obrigada..
Eu comprei na zona sul de SP
Aprendi coisas que nunca imaginava, sobre essa planta que para mim, não tinha nenhuma outra utilidade, a não ser a de dar cor aos alimentos.
Surpreso com o que aprendi, sobre essa planta.
ADOREI COM QUE APRENDI SOBRE ESTA PLANTA MARAVILHOSA. OBRIGADO
é mesmo linda eu vivo em londres e comprei aqui.
Giuliana eu não conhecia este tipo de tempero,tenho interece de saber mais sobre o cúrcuma,obrigado.
Adorei a matéria!
comprei um vaso com flores abertas e botões, regava todos os dias como veio a descrição na embalagem, em poucos dias as flores murcharam e nem acabaram de abrir, algumas mudinhas apodreceram.
como fazer?
Gostei muito de saber essas informações, pois, entender sobre as plantas que tenho me ajuda tirar proveito e cuidar melhor delas, obrigada.
Comprei essa planta em vaso com flores,é muito linda!…descobri q na minha chácara tem vários pés ,q nasce sem eu nunca ter plantado !q legal agora vou começar a observar melhor !
Comprei ontem uma muda pela beleza sem saber que era a mesma da especiaria, e nem sabia dessas propriedades, por sinal tenho artrite. Agora me enteressei em cultivar.
Boa essa matéria.
Tenho esta planta no vaso em minha casa, acho muito bonita, mas fiquei surpresa com os benefícios para a saúde.
As minhas não deram flores e secaram as folhas. Devo arrancá~las? Josy
GOSTARIA DE RECEITAS PRA USO MEDICINAL DAS FLORES E OUTRAS PARTES DA PLANTA.
OBRIGADA!
E uma planta muito bonita não sabia que tinha tantos benefícios