Benefícios da Cúrcuma — Conheça Seus Segredos

14/06/2019

A Cúrcuma, mais conhecida como açafrão da terra, é um dos tipos de flores da família do gengibre. Seu nome veio do latim e quer dizer “mérito da terra”. Hoje, vamos apresentar algumas curiosidades da planta e você vai ficar por dentro e saber como desfrutar dos benefícios da cúrcuma!

Conheça os benefícios da cúrcuma para a saúde

De origem asiática, é uma especiaria bastante cultivada e consumida na Índia e Indonésia, principalmente na composição de pratos culinários e do famoso tempero curry. Além disso, ela pode ser moída e utilizada como corante amarelo para diversos tipos de alimentos como arroz, peixe, frango ou legumes, e em sobremesas como o sorvete.

As flores de cúrcuma também apresentam propriedades medicinais e estão presentes na formulação de alguns remédios. Algumas pesquisas recentes apontam que ela pode ser uma grande aliada no combate e prevenção de diversas doenças graves, como artrite reumatoide, cirrose hepática, câncer e mal de Alzheimer.

Flor de propriedades terapêuticas

Esta planta conta com diversas propriedades terapêuticas, que ajudam o organismo a se manter mais saudável, graças às suas características anti-inflamatórias e antioxidantes.

Mas é importante ficar atento para não exagerar em seu consumo! Afinal, estudos apontam que ingerir mais de 10 gramas por dia, o equivalente a quatro colheres de sobremesa, pode causar alterações no sistema nervoso.

Como cultivar a cúrcuma

O cultivo da cúrcuma pode ser feito em vasos, na sua própria casa, já que a planta não necessita de grandes espaços para se desenvolver, exigindo apenas 10 cm de profundidade para o seu plantio.

Também é importante que o solo, seja solto e repleto de matéria orgânica. Estabelecer uma manutenção constante e uma irrigação periódica também é fundamental, pois essa espécie não tolera terra seca.

O plantio pode ser iniciado em qualquer período do ano, mas dê preferência aos meses em que as chuvas são mais regulares. A cúrcuma se multiplica por meio de rizomas, que são caules longos, horizontais e subterrâneos onde ficam armazenados os alimentos e os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.

A colheita ocorre entre oito e dez meses após o plantio e pode ser feita tranquilamente de forma manual. Ao recolher os rizomas, é necessário lavá-los, tirar o excesso de água e cortá-los em pedaços menores, deixando-os sob o sol para secar. É importante também que este ambiente pós-poda tenha ventilação e nenhuma umidade.

Agora que você já conhece os segredos e benefícios da cúrcuma, aposte nessa flor para decorar sua casa ou para aproveitar de suas propriedades terapêuticas! Entre em nosso site, escolha outras flores e faça um lindo jardim!

Você também vai gostar de:

  1. Cuidar de Violetas – Saiba como cuidar delas
  2. Saiba Como Cuidar Orquídeas Bambu

 

Compartilhe este artigo

15 Comentários para “Benefícios da Cúrcuma — Conheça Seus Segredos”

  1. Célia Paula

    Adorei a matéria, e a planta, claro!
    Vcs vendem a planta? A mudas ou sementes?
    Obrigada

    Responder
  2. marly moret mesquita

    Eu gostaria de ter uma planta dessa no meu jardim onde encontrar uma muda onde vende o meu muito obrigada..

    Responder
  3. Miguel

    Aprendi coisas que nunca imaginava, sobre essa planta que para mim, não tinha nenhuma outra utilidade, a não ser a de dar cor aos alimentos.

    Responder
  4. Rita de cassia cabral

    Giuliana eu não conhecia este tipo de tempero,tenho interece de saber mais sobre o cúrcuma,obrigado.

    Responder
  5. helianacezar cunha

    comprei um vaso com flores abertas e botões, regava todos os dias como veio a descrição na embalagem, em poucos dias as flores murcharam e nem acabaram de abrir, algumas mudinhas apodreceram.
    como fazer?

    Responder
  6. Cristina

    Gostei muito de saber essas informações, pois, entender sobre as plantas que tenho me ajuda tirar proveito e cuidar melhor delas, obrigada.

    Responder
  7. elizete

    Comprei essa planta em vaso com flores,é muito linda!…descobri q na minha chácara tem vários pés ,q nasce sem eu nunca ter plantado !q legal agora vou começar a observar melhor !

    Responder
  8. Suzana

    Comprei ontem uma muda pela beleza sem saber que era a mesma da especiaria, e nem sabia dessas propriedades, por sinal tenho artrite. Agora me enteressei em cultivar.
    Boa essa matéria.

    Responder
  9. Tenho esta planta no vaso em minha casa, acho muito bonita, mas fiquei surpresa com os benefícios para a saúde.

    Responder
  10. Aparecida Luz

    Olá ,

    Comprei uma Curcuma no vaso, vermelha, muito linda.
    Não sei como cuidar pois as folhagens verdes estão caindo .
    Devo amarrá-las com uma fita apropriada a uns 15 cm acima da terra?
    Como devo nutrí-la.
    Ela é muito linda!
    Obrigada,
    Aparecida Luz

    Responder
  11. Josy Pítta

    As minhas não deram flores e secaram as folhas. Devo arrancá~las? Josy

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>