Conheça os Tipos de Orquídeas e Seus Significados

9/02/2017

Desde a era Vitoriana, a orquídea é um símbolo de elegância, requinte e luxo. Existem relatos históricos de crenças sobre as propriedades medicinais e místicas dessas flores. Os astecas, por exemplo, ingeriam misturas de orquídeas e chocolate em busca de vigor e poder. Já na China, elas eram consumidas como se fossem um remédio para combater doenças respiratórias.

Tipos de orquídeas

imagem de: pixabayl.com

Existem 50 mil espécies de orquídeas no mundo, 3,500 delas somente no Brasil. Um número que tende a aumentar cada vez mais, pois muitos espécimes selvagens existentes em nossas florestas ainda esperam ser descobertos.

Com formatos marcantes e exóticos, as flores encantam e apaixonam. Por isso, são excelente alternativa para presentear em ocasiões especiais e  deixar a decoração da casa mais sofisticada.  Vamos conhecer mais sobre os tipos de orquídeas mais usadas para esses fins? 

Tipos de orquídeas

Oncidium

Com pétalas delicadas e um perfume delicioso, essa espécie de orquídea é ótima para decorar tanto jardins quanto ambientes internos. Além da variedade de cores, podendo ser rosa, marrom, amarela ou branca, a diversidade de aromas peculiares provocam fascínio pelas orquídeas Oncidium. 

Phalaenopsis

Se a última espécie era um deleite para suas glândulas olfativas, essa espécie acaricia seus olhos com sua beleza estonteante e formato único. As orquídeas Phalaenopsis possuem um período de floração de três meses, que é bem maior que outros espécimes, sendo excelente opções para decorar o ambiente. Elas são originárias da Ásia Tropical, por isso, se dão melhor em climas quentes, como boa parte do Brasil.

Vanda

Com cores vibrantes e pétalas com um brilho natural exuberante, as orquídeas Vanda são um espetáculo a parte. Essas características fazem delas muito apreciadas para decorar tanto o ambiente externo quanto interno. Originárias da Ásia, elas gostam climas quentes e úmidos, necessitando de muita luz e um lugar arejado para florescerem. O tempo de floração dessas plantas é de 30 dias e acontece por quatro vezes no ano.

Tipos de orquídeas - vandas

imagem de: pixabay.com

Cattleya

Devido a sua incrível variedade de aromas e cores e facilidade de cultivo, principalmente quando comparado a espécies como a Phalaenopsis, elas se tornaram as queridinhas dos brasileiros. A orquídea Cattleya também chama atenção pelo tamanho e diversidade de formas e cores de suas pétalas. Sua floração dura em média 30 dias e espalha pelo ambiente um delicioso aroma.

Tipos de orquídeas

imagem de: pixabay.com

Denphal

Com haste em formato de cana, plantação na qual tem início sua floração, o porte elegante das orquídeas Denphal chamam atenção de todos. Esse sentimento é reforçado pela coloração de suas pétalas, que podem variar entre os tons branco, magenta, lavanda, fúcsia e púrpura. Esta é uma espécie híbrida, que foi criada a partir da orquídea Dendrobium bigibbum.

Além das espécies, as cores das orquídeas também apresentam um simbolismo próprio, como a sedução do rosa e do lilás, o amor puro do branco e o desejo carnal do vermelho.

Agora que você conhece os principais tipos de orquídea, corre lá para o site da Giuliana Flores e escolha a sua preferida entre as espécies disponíveis.

Você também vai gostar de:

  1. Cuidar de orquídeas – dicas e cuidados especiais
  2. Aprenda a replantar orquídeas

Compartilhe este artigo

36 Comentários para “Conheça os Tipos de Orquídeas e Seus Significados”

  1. Eloiza Viana

    Sou apaixonada por orquídea, estou organizando um jardim em meu apartamento. Estou tendo alguns resultados.

    Responder
    • maria josé

      ESTAS ORQUIDEAS LINDAS É PARA O BEM DA HUMANIDADE ,CADA UMA DELAS TEM SEU SEGREDO DEIXADO POR DEUS, O CRIADOR DE TODAS AS COISAS.

      Responder
      • maria josé

        ESTAS LINDAS ORQUIDEAS DEUS DEIXOU PARA SAÚDE E ALEGRIA DA HUMANIDADE,CADA UMA DELAS TEM SEU SEGREDO DEIXADO PELO CRIADOR DE TUDO E TODAS AS COISAS,DEVEMOS ADMIRÁ-LAS E CUIDAR BEM SEMPRE.
        MARIA JOSÉ

        Responder
  2. adoro orquidias mas não sei cuidar delas ,com pouco tempo elas fica doentes e morre.

    Quais cuidados devo ter com minhas orquidias,e como devo cuidalos,adoro todas.

    Responder
    • Catarina

      Uma senhora me sugeriu aguar com água mineral. Fiquei surpresa com o resultado. Elas deram flor em pouco tempo e por mais tempo. São muito delicadas. Não podem levar sol nem vento. A claridade é o suficiente para elas. No verão é bom aguar 3 vezes por semana. Nas demais estações basta duas vezes.

      Responder
    • Excelentes dicas, eu amo essas flores, consegui aprender a cuidar delas a pouco tempo. Os resultados são ótimos.

      Responder
  3. Mariney

    Sou de Rondonia e amo orquídeas. Tinha um mini orquidário, mas agora estou morando em apartamento, mas contínuo tentando cultivá-las. quais se adaptam melhor neste ambiente?

    Responder
  4. Cleide de Lima Leão

    Sou maravilhada com orquídeas. É uma verdadeira obra de Deus.

    Responder
  5. francisco

    Gosto de plantas e animais no geral. Porem, as orqeideas são de uma nobresa se igual. O que me atrae nessas beldades da naturaza é a variedades de cores e formato das flores, sem contar com o tempo que elas levam para dar flores.
    quanto mais demorada a floração da orquidea mas rara ela se torna perante os mortais. Por isso as amo tanto…

    Responder
  6. Carmen Souki

    Estou começando com algumas orquideas em árvores no nosso sitio.
    Posso colocar qlqr tipo em árvores?
    Grata

    Responder
  7. Carmen Souki

    espero resposta para minha questão:
    posso colocar qlqr tipo de orquidea em árvores?

    Responder
  8. Iolanda venturella

    Amo todas as flores mas as orquídeas são minhas preferidas, sou apaixonada pelas mini orquídeas me encanto com sua perfeição são réplicas das normais é realmente um encanto, gostaria que vcs postagem algumas espécies delas, parabéns pelo blog.

    Responder
  9. valdirene

    Sou apaixonada por orquideas ””tenho algumas especies”’Mas gostaria de Ter mais”morro de Ciumes das minhas rs’

    Responder
  10. Ditma Antonio Vota

    Adoro Orquídeas. Trato delas com muito carrinho por 50 anos. Possuo uns 40 vasos. São maravilhosas.

    Responder
  11. Viviane

    Amo orquideas….comecei a colecionar a pouco tempo mas ja tenho uma variedade..mas tenho uma q achei e nao sei p nome dela gostaria de saber se pode me ajudar….. como posso mandar uma foto pra identificaçao…obriado.

    Responder
  12. Gisele Primo

    Gostaria de colocar orquídeas, que estarão dentro de vasos, bem próximo a cascata de água, como enfeite do ambiente. Elas resistiriam? Obrigada.

    Responder
  13. Eliete

    Comprei uma Chocolate em março. Tinha uma aste bem florida. Agora em fevereiro, um ano depois, ela me presenteou com duas astes. Está fantástica 😀

    Responder
  14. taciano

    amo orquídeas, tenho uma pequena coleção e gostaria de me aprofundar no assunto,
    gostaria muito de uma parceria para entrar no ramo de cultivo e venda somente de orquideas.

    Responder
  15. leci Valença

    Eu sou apaixonada pelas orquídeas , são de uma beleza peculiar, surpreendentes, belíssimas, e eu fico sem palavras diante de tanta beleza…. Santo Deus que maravilhas… obrigado Senhor por tão belos caprichos da natureza. Como disse o amigo logo acima ( Francisco) Eu compartilho a sua opinião
    são de uma nobreza sem igual!!

    Responder
  16. Apaixonada por orquídeas pretendo logo que possível ter algumas das especies em minha casa.

    Responder
  17. as orquideas realmente são flores de encher os olhos com tanta beleza, amo as orquideas phalaenopsis

    são lindas! pena que tem tantas orquídeas e quase não são apresentadas.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>