Cultivo de Rosas Colombianas — Aprenda a Cuidar dessa Flor Romântica e Especial!

28/08/2019

A rainha de todas as flores é realmente encantadora. Imortalizada em histórias de livros e filmes, existe uma delas que se sobressai ainda mais com a sua exuberância e beleza: a rosa colombiana. Por seu tamanho grande e sua alta durabilidade, o cultivo de rosas colombianas próximo a região de Bogotá, Colômbia, vem sendo muito questionado. Afinal, os botões chegam a medir 11 cm! Sem contar do seu perfume e cor intensa.

Vamos descobrir como cultivar essa preciosidade da natureza? Acompanhe!

O segredo do cultivo de rosas colombinas

As rosas colombianas podem ser encontradas em várias cores — lilás, branca, amarela, laranja e a tradicional vermelha. Usadas para decorar ambientes, como casas e eventos, você é capaz de encontrar essa espécie em um lindo buquê ou arranjos florais.

A sua popularidade é tão grande que o Brasil começou a produzi-las na região da Serra de Ibiapaba, no nordeste brasileiro. Porém, com um tamanho um pouco inferior às originais colombianas. Além disso, o cultivo de rosas colombianas é tão especial que essa espécie dura em média três semanas!

No seu pais de origem, elas são plantadas em terrenos de dois mil metros de altitude e recebem constantemente luz solar. A temperatura, consequentemente, é mais baixa o que impede os botões de se abrirem e, assim, permitindo que cresçam mais. Por isso, as rosas colombinas chegam a dobrar de tamanho.

Mas, e a sua cor vibrante? O segredo da cor intensa se dá exatamente pela sua constante luminosidade, o que torna as suas pétalas mais vivas.

Como cuidar?

Que as rosas são lindas isso ninguém pode questionar. O seu único problema é a baixa durabilidade. Sabendo dessa questão, a Giuliana Flores separou algumas dicas de como cuidar das espécies de rosas. Olha só:

  • base: o corte da base deve ser feito na diagonal para facilitar a absorção de água da flor;
  • troca de água: de dois em dois dias certifique-se de trocar a água do arranjo e de preferência que o líquido seja reposto gelado;
  • espinhos: remova os espinhos e as folhas da água, eles não devem ser submersos junto com o caule;
  • reparos: corte 1 centímetro da base do caule todas as vezes que repor a água, ou seja, a cada dois dias;
  • sempre frescas: borrife duas vezes ao dia água nas pétalas para que sempre fiquem frescas e úmidas.

Presente de rosas colombianas

Agora que você já sabe como cultivá-las, que tal enfeitar a sua casa ou presentear alguém com essas formosas espécies? Na Giuliana Flores você encontra várias opções do mimo para agradar todos os gostos. Dá só uma conferida:

Gostou de saber um pouco mais das características e cultivo das rosas colombianas? Entre no site da Giuliana Flores e conheça outras espécies tão ricas como essa!

Você também vai gostar de:

  1. Flores de Inverno — Ciclame, Begônia e Outras Flores para se Inspirar!
  2. Aprenda Como Cuidar de Flores do Campo Dentro da sua Casa
  3. Como Cuidar de Plantas em Ambiente Fechado?

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>