Flor de Lótus – História e Curiosidades

23/08/2017

Também chamada de nelumbo nucifera, a flor de lótus é uma planta aquática, oriunda da Ásia, que costuma desenvolver-se em cursos lentos e em lagoas de água doce. Essa espécie apresenta folhas arredondadas que, por longos pecíolos, sustentam-se acima do espelho d’água.

Rosadas e brancas, suas belas flores são grandes e têm muitas pétalas. O que a torna famosa é a sua longevidade: as sementes podem geminar após 1300 anos. A flor de lótus serviu de inspiração para a construção do edifício mais alto do planeta, o Burj Khalifa.

Flor de Lótus na gastronomia

Flor de Lótus na culinária

Créditos da Imagem: Lusa Barbara Walton

Hoje é cultivada em todo o mundo em jardins aquáticos como flor ornamental. Mas sua utilização ultrapassa a área da jardinagem. Podemos encontrá-la, por exemplo, como ingrediente culinário. Na gastronomia oriental, sua raiz, fatiada e cozida, faz parte de diversas receitas.

Além disso, as folhas novas e as sementes são comestíveis. No entanto, por haver risco de transmissão de parasitas, recomenda-se cozinhá-las antes da ingestão. Em muitos países asiáticos, utilizam-se as pétalas para enfeitar e as largas folhas para embrulhar comida.

Simbolismo religioso

Flor de Lótus

Créditos da Imagem: Sonhando Acordada

Apesar de ser muito ornamental e bastante empregada na culinária, o que realmente a faz ser uma flor famosa em todo o mundo é a sua simbologia. A flor de lótus está relacionada ao renascimento e à pureza espiritual.

Por nascer em meio à lama, tão lindamente, inspira um caminho de purificação em relação a todas as coisas consideradas impuras no mundo. A espécie também representa paz.

Há ainda outras curiosidades associadas à planta. Buda, o fundador do budismo, é representado em estátuas segurando uma flor de lótus exatamente com a ideia de purificação. Há também uma postura de meditação, que recebe o nome da planta. Nela, o praticante se senta com as pernas cruzadas e com as plantas dos pés para cima.

Tatuagem Flor de Lótus

Tatuagem flor de lótus

Por ter uma simbologia tão forte, a tatuagem de flor de lótus também é uma ótima ideia para quem ama riscar a pele com significados profundos. Ela representa a pureza espiritual e pode ser um belo lembrete para equilibrar corpo, alma e mente. Afinal, se você acredita nesse estilo de vida e quer levá-lo a sério, nada como um desenho em seu corpo para representar sua paixão e força de vontade e, além disso, sempre que olhá-lo, vai lembrar do seu propósito de vida. Não é incrível?

A dica para fazer sua tattoo de flor de lótus é escolher com antecedência a área do corpo e a cor — ou mesmo se fará apenas preta. Assim, será mais simples escolher o desenho, pois saberá o espaço disponível e o tamanho que deve ter sua tatuagem. Sobre a cor, busque referências até que encontre a do seu agrado. Depois, basta saber se os traços serão mais delicados ou arrojados. O resto você deixa nas mãos do seu tatuador de confiança e terá como resultado uma linda ilustração da pureza marcada em sua pele!

Caso deseje tornar a arte mais completa ainda, escolha uma frase para complementar a sua tatuagem de flor de lótus!

Dicas de plantio da Flor de Lótus

Flor de Lótus

Créditos da Imagem: Pixabay

Por ser aquática, para cultivá-la, é preciso se dispor de algum recurso de água. O recipiente não deve conter furos, uma vez que as raízes não se desenvolvem bem quando sofrem interferências. A planta deve ser colocada em uma área molhada com, no mínimo, 6 horas de exposição solar por dia. As raízes carecem estar entre 15 e 30 cm abaixo da água.

Ao detectar pragas nas flores ou nas folhas, utilize uma mangueira para pulverizá-las com água. Se seguir todas as regras à risca, muito dificilmente, a planta terá esse problema.

No inverno, a flor de lótus não ficará à vista. Não se assuste. Na primavera, mesmo que haja uma demora, ela surgirá e mostrará toda a sua beleza!

Viu só? A flor de lótus, além de linda, carrega uma história cheia de curiosidades. Conheça outras flores e plantas belíssimas e com aspectos interessantes no site da Giuliana Flores!

Você também vai gostar de:

  1. O que Fazer Quando a Flor do Girassol Morre?
  2. Descubra o que Significa Sonhar com Rosas Vermelhas
  3. Entenda a Diferença Entre Orquídea Bambu e as Demais Orquídeas

Compartilhe este artigo

3 Comentários para “Flor de Lótus – História e Curiosidades”

  1. Maria Lucia Ramos de Vasconcelos

    A Flor de Lótus, além de ser linda, tem uma história interessante!

    Responder
  2. amanda pereira tibiano

    Boa tarde.
    Voces vedem Flor de Lotus?

    Desde ja obrigada,
    Amanda Tibiano.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>