Flor de Pervinca

22/04/2014
Flor Pervinca

Flor de Pervinca – Fonte: valbrembanaweb.org

A flor de pervinca, conhecida popularmente como vinca, é uma espécie da família Apocynaceae, flores nativas dos solos europeus, africanos e asiáticos. Trata-se de uma planta tropical capaz de suportar climas subtropicais e temperaturas amenas, desde que não fiquem abaixo de 5° C.

Utilizadas por paisagistas e jardineiros para ornamentar áreas externas e internas, essa flor é aplicada em diferentes tipos de projetos, não apenas pela sua multiplicidade de cores, mas também pela sua resistência, já que pode ser cultivada até mesmo em áreas sujeitas a ventos fortes.

Crescimento e florescimento

Pervinca verde cores alegres

Verde com Cores Alegres – Fonte: seuestilodemorar.com.br

Embora cresça naturalmente em diversos locais de terra fértil, como margens de rios e bosques – formando belos tapetes que mesclam o verde com cores alegres -, a Vinca também se adapta bem em jardins com solo rico em calcário ou argila. É importante ressaltar que a espécie pode florescer tanto rente ao chão quanto em locais altos, comportando-se como outras plantas trepadeiras.

O florescimento ocorre durante o ano todo se houver incidência de sol e regas periódicas. Ao término do crescimento, suas folhas caem, dispensando a necessidade da poda. A multiplicação se dá através das sementes ou mudas que são formadas próximas à planta mãe.

Cores e características

pervinca encantadora

Pervinca – encantadora aos olhos

Encontrada comumente nas tonalidades lilás, vermelha, branca e rosa, apresenta cinco pétalas e possui folhas verdes brilhantes que variam entre 5 e 7 cm de comprimento, com nervura central mais clara.

Por ser encantadora aos olhos, a espécie é amplamente utilizada na confecção de arranjos e flores em buquês para casamentos, formaturas e outras ocasiões que necessitam de ornamentação com flores naturais.

Propriedades medicinais

Vinca Madagascar

Vinca de Madagascar – Fonte: ciwall.com

A vinca de Madagascar é conhecida entre os terapeutas alternativos por seus efeitos bactericida, adstringente, probiótico, laxativo e digestivo. A vincamina – um dos princípios ativos da planta – possui propriedades farmacológicas que podem ser usadas para tratar distúrbios circulatórios, digestórios e problemas nas vias urinárias.

Além disso, recentemente, pesquisadores descobriram que a vinca possui uma substância que pode tornar-se um agente importante para o tratamento do Alzheimer. Embora as propriedades já conhecidas estejam nos compostos extraídos das folhas, no estudo, os cientistas deram maior atenção às raízes e descobriram que tal estrutura contém um conjunto de ativos capazes de atuar no sistema nervoso central e periférico. Um dos destaques foi a substância serpentina, que demonstrou uma atividade bastante promissora para o tratamento da “doença do esquecimento”.

Compartilhe este artigo

11 Comentários para “Flor de Pervinca”

  1. Eliene Moura Alves

    Muito interessante, gostaria de saber mais sobre essas plantas e se posso fazer em casa.

    Responder
  2. Rejane Souza

    Aqui no Ceará existe na cor laranja também e chamamos de 11 horas , beijo… tem vários nomes. São lindas, adoro !!

    Responder
  3. criulda

    Para mim, as flores são um brinde do Criador para ornamentar e perfumar nossas vidas.

    Responder
  4. AnaMaria Pitta

    Adorei! Sempre tive uma queda por essas flor, e agora muito mais por ver ela sendo usada no tratamento de doenças, como Alzheimer. Parabéns!

    Responder
  5. Raimunda Gomes Menezes

    Nooossa, é uma flor mais linda que a outra, adoro ver flores como papai do céu é perfeito por criar coisas tão perfeitas e maravilhosas, não canso de admiralas…

    Responder
  6. angélica machado

    Eu amo flores, de flor de branco,amarelo,vermelho e todos as cores.

    Responder
  7. Eu gosto muito da pagina da Giuliana Flores! Ela sempre tem novidades com respeito á flores! Exemplo: a flor de Pervinca é muito linda e de cores variadas, eu só conhecia as brancas, as cor de rosa as vermelhas, a azul eu não sabia que eexistia, é muito linda, eu a conhecia pelo nome de boa noite, bom dia! Parabéns Giuliana. Bjs.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>