Jardim Florido na Estação mais Fria do Ano

12/06/2014
Orquídeas Cattleya

Orquídeas Cattleya – Fonte: horta-jardim.com.br

Quando se fala em inverno, logo vem à mente de muitos um cenário sem vida, cores, flores e folhagem. Essa imagem, no entanto, está longe da realidade, já que muitas espécies de planta resistem bem a baixas temperaturas, crescendo e florescendo normalmente nesse período.

Algumas espécies

Calêndula

Calêndula – Fonte: tuasaude.com

Orquídeas do gênero cattleya, belíssimas flores de decoração, por exemplo, desenvolvem-se melhor durante o inverno. Elas se se dividem em dois tipos: as unofoliadas, com porte pequeno, mas com folhas e flores grandes; e as bifoliadas, com porte maior em relação às unofoliadas, entretanto com folhas e flores pequenas, em maior quantidade.

Outro exemplo de planta que resiste bem ao clima frio é a calêndula. Suas flores têm coloração laranja ou amarela e são muito usadas em decoração de ambientes, arranjos e nos canteiros de jardins. Ela deve ser cultivada em local com boa luminosidade e com terra bem fertilizada.

Nemésia

Nemésia – Fonte: colorfulnature.com

A Nemésia também é uma espécie ideal para essa época. Ela é pequena, tem cerca de 30 a 40 cm e pode ser encontrada em diferentes tonalidades. É uma excelente planta para manter em um vaso ou em canteiros. Entre os cuidados necessários com essa flor, estão exposição ao sol, rega constante e plantio em solo fértil e úmido enriquecido com matéria orgânica.

Já a Prímula é uma planta de origem chinesa e comum na decoração de espaços. Ela atinge no máximo 30 cm de altura e não tem caule. Possui folhas simples e arredondadas, tem flores perfumadas que podem ser encontradas nas cores branca, laranja, vermelha, salmão, roxa e rosa. A prímula precisa de terra fértil e sombra parcial para crescer adequadamente. Não deve ser regada com frequência e não é resistente a geadas.

Prímula

Prímula – Fonte: dreamgardenbrasil.com.br

Existem ainda as hortênsias. Com folhas longas, atingem entre 7 e 20 centímetros de comprimento, apresentam bordas serrilhadas e uma particularidade: quando plantadas em solo ácido, desenvolvem pétalas azuis e, em solo básico, desenvolvem pétalas rosadas.

Veja, a seguir, como manter as flores bonitas e saudáveis durante o inverno:

Hortênsias

Hortênsias – Fonte: plantaornamental.com

  • esse é o melhor momento para fazer a poda das plantas que entram em hibernação. No entanto, evite podar as espécies floridas. Nesse caso, o ideal é reforçar a fertilização, já que uma floração adequada exige o uso de muitos nutrientes.
  • aproveite o inverno para combater doenças e fungos. Enquanto alguns diminuem seu ritmo de proliferação, outros só costumam aparecer durante essa estação. É preciso manter-se atento em relação a ambos os tipos de pragas e combatê-las.
  • em locais onde esse período é mais seco, aumente a regas para evitar a desidratação das plantas.

No site da Giuliana Flores, você encontra lindas espécies para deixar seu jardim ainda mais especial, confira!

Compartilhe este artigo

3 Comentários para “Jardim Florido na Estação mais Fria do Ano”

  1. Leonia

    Amei as dicas só apaixonada por flores e plantas floridas e não consigo cultiva-las

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>