Mês do Leitor – Curiosidades Sobre as Rosas Azuis

Mês do Leitor – Curiosidades Sobre as Rosas Azuis

Você sabe como as rosas azuis foram criadas? Confira a resposta para esse e outras curiosidades no nosso no post.

Lindas, misteriosas e exóticas, as rosas azuis encantam e inspiram lendas e grandes histórias. Até pouco tempo, os espécimes só poderiam ser encontrados nas páginas de um livro ou em uma pintura, porém, recentemente, as primeiras plantas foram cultivadas com sucesso, transformando esse antigo sonho da humanidade em realidade. Para homenagear essa exuberante flor, nós separamos esse post com as principais curiosidades sobre as rosas azuis.

Como são obtidas as rosas azuis

Os primeiros espécimes foram criados por japoneses. Para conseguir a coloração azul, os cientistas do laboratório Suntory de Biotecnologia, utilizaram uma revolucionária técnica de manipulação de DNA, conseguindo extrair e combinar as pigmentações de outras espécies. Além da utilização para obter cores que só existem em sonhos, esse processo será aproveitado para recriação de plantas em extinção, protegendo a pluralidade biogenética da flora.

Significado das rosas azuis

O azul é a cor que simboliza o infinito, conseguindo ampliar todos os votos à pessoa presenteada com os espécimes que possuem essa pigmentação. As rosas azuis são dadas como presente para representar sentimentos como, respeito, admiração, amor eterno e/ou raro. Além disso, devido a serem raras, elas passaram a ser consideradas como símbolos de prosperidade.

The Blue Rose” (A Rosa Azul)

O aclamado romance de Maurice Baring é a referência mais conhecida da rosa azul. A narrativa gira em torno da filha de um poderoso imperador, que prometeu sua mão ao primeiro homem que lhe trouxesse uma rosa azul.

Um jovem trapaceiro conhecido na região, ao ouvir a história, foi até uma velha bruxa que vivia nas redondezas da cidade e pediu ajuda. Ela lhe disse para deixar uma rosa branca em solução com pigmentos azuis, que teria a sua flor. No outro dia, ele apresentou o espécime que possuia a cor pedida, porém, astutamente, a princesa espremeu as pétalas e descobri a fraude.

O tempo passou e a princesa conheceu e se apaixonou por um bardo, porém, devido a sua promessa, os dois só poderiam se casar se ele lhe trouxesse a tal rosa azul. No outro dia, o pretendente chega ao palácio com a flor da cor rosa. Desconfiado, o imperador levou-a até a princesa, que lhe disse não imaginar que uma rosa azul pudesse ser tão bela.

Giuliana Flores

Também ficou encantado pela história de Maurice Baring, que mostra que o amor consegue a cor ideal para tudo que a pessoa apaixonada observa. Se também quiser uma rosa azul para deixar sua casa mais bonita e colorida, encontre o espécime desejado no nosso site!

 

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas