Orquídeas – Aprenda a Cultivar estas Lindas Flores

Orquídeas – Aprenda a Cultivar estas Lindas Flores

As orquídeas são uma das flores mais lindas que existem na natureza e são muito utilizadas para presentes, pois são elegantes e muito delicadas. Confira dicas de como poder cultivá-las para que elas durem por muito mais tempo.

A orquídea está entre as flores mais belas e admiradas da natureza. Apesar de sua aparência frágil, a planta, que teve origem na América, é bem resistente. Dessa forma, com alguns cuidados simples é possível prolongar a vitalidade das orquídeas por um tempo maior.

Orquídea

Orquídea

Para conservá-las bem, seja em vasos ou arranjos de flores, é preciso, em primeiro lugar, escolher o local mais apropriado para que o seu desenvolvimento seja eficaz. Caso planeje plantá-las, o vaso a ser utilizado não pode ser muito grande ou largo – o tamanho da boca deve variar entre 15 e 20 cm de diâmetro – e precisa ser feito, preferencialmente, de fibra de coco ou de xaxim. Outros bons lugares para a plantação são os troncos das árvores, estacas ou placas de fibra. Essa flor não deve ser plantada na terra, e sim em substratos específicos a ela, sendo normalmente usadas as cascas de pinus.

O controle da temperatura é uma questão importante. As orquídeas se adaptam melhor ao clima ameno, o que torna necessário recorrer a uma leve refrigeração do ambiente caso as flores se encontrem em locais quentes.

Outro aspecto fundamental para a preservação das orquídeas é a luminosidade. Elas se adaptam a ambientes internos e externos, desde que não recebam luz de forma direta. Assim sendo, um local bem iluminado dentro de casa ou uma sombra de árvore são ideais para os seus cuidados. Para saber se a exposição à luz está sendo feita de maneira correta, basta observar as folhas: se estiverem amareladas, é indício de excesso de luz; se apresentarem folhas escuras, finas e alongadas, é sinal de falta de luminosidade.

Arranjos de orquídeas

Arranjos de orquídeas

No processo de manutenção das flores, a rega deve ser feita toda semana. Uma boa alternativa é mergulhar o vaso em um recipiente com água e deixar que todo o excesso escoe. Não é indicado utilizar pratos no fundo do vaso para evitar o acúmulo de umidade, condição que desagrada essa espécie. Borrifar água na planta com frequência em dias muito quentes é uma boa medida para mantê-la mais viçosa.

Para fazer a adubação, podem ser usadas misturas de nitrogênio, fósforo e potássio, ou adubos orgânicos compostos por torta de mamona em uma metade e farinha de osso em outra, aplicados uma vez por mês. Não é recomendado adubar as orquídeas no outono e no inverno por causa das baixas necessidades nutricionais da planta.

Imagens: conversademenina.wordpress.com, atosfatoseartefatos.wordpress.com

35 Comentário(s)

  1. clea de o luz disse:

    Tudo relacionado a rosas e as orquídeas me interessa. Sou apaixonada por elas! Moro em Natal RN e aqui vejo pouco destas especies. Obrigada por falar delas! É maravilhoso!

    1. MARCIA disse:

      NÃO CONSIGO QUE MINHAS ORQUIDEAS DE FLOR!

  2. Ivone Ribeiro disse:

    Tenho muitas fotos de orquídeas, amo orquídeas, tive em uma chácara que tive em Parelheiros/Barragem, mais de 200 pés de orquídeas. Quando quiserem fotos eu enviarei.

    1. vanda sobrinho da silva disse:

      ivone estou mudando p/ parelheiros,e estou querendo montar umorquidario. gostaria de saber se é dificil.
      desde já obrigada

  3. LUCIA HELENA disse:

    MUITO INTERESSANTE!

  4. Ana sampaio disse:

    Adorei essas dica adoro Orquídeas tenho . Obrigado pelas dicas !!!

  5. jeane may disse:

    oi como que faco para comprar mudas de orquideas.

    1. Danielle disse:

      Olá, Jeane!
      Eu aconselho você comprar os arranjos já de orquídeas e começar a cultivá-los: https://www.giulianaflores.com.br/tipos-de-flores/orquideas/d1140/
      =]

  6. rosangela disse:

    quero saber quando ja e hora de mudar as orquideas.

    1. Danielle disse:

      Olá, Rosangela!
      Para trocar as orquídeas de vasos, depende do tipo de crescimento que eles possuem e do seu gênero. Qual é a sua orquídea?

  7. Nympha Eliane disse:

    amei conhecer
    muito interessante e lindas flores

  8. Clauzeli Vicente de Lima disse:

    Adoro orquideas são minhas preferidas, tenho algumas espécies,moro em RIO NEGRINHO SC onde é mt frio, por esse motivo ke não tenho mts. É trbalhoso o cultivo delas, mas estou conseguindo. Vai valer a pena. UM ABRAÇO

  9. Sueli disse:

    Amo orquídeas,tenho algumas,porém não sei onde deixá-las,pois me mudei para um apto.
    Estou triste por ter que me desfazer delas…
    Existe alguma espécie que eu possa cultivar em apartamento?

    Obrigada!

  10. odila berwaldt de barros disse:

    adoro flores. tenho um jardim pequeno, onde cultivo elas com todo o carinho.são muito lindas !

  11. Maryjanelima disse:

    adoro orquídeas e quero muito saber sobre elas e onde encontra

    1. Danielle disse:

      Olá, Mary!
      Iremos postar ainda mais dicas sobre as orquídeas!! Fique de olho no nosso blog! =]

  12. maria aparecida lopes acorsi disse:

    realmente as orquideas são irresistíveis,nossos olhos nem conseguem ver qual é a mais bela. Amo orquideas e tenhos alguns vasos. Todo ano tem a esposição de orquídeas em catanduva e eu sempre vou..hehhe.. não consigo vim sem trazer nada! Parabéns aos orquidarios. Consigo conviver com ela o dia todo e é a melhor terapia que existe. Parabéns!

  13. meu nome è maria nilza soares guimaraes barbosa disse:

    amo orquidias ja tive algumas mas morreram

  14. Stela Maris Vieira disse:

    Adoro flores principalmente Orquídeas .Amo

  15. EUNICE SILVA COSTA RAMOS disse:

    ADORO ORQUIDEAS E A MINHA TERAPIA VOU A TODAS AS FEIRAS QUANDO ELES VEM A SALVADOR MORO EM APTO MAIS FAÇO DELE O MEU TEMPLO SAGRADO.Namaste.

  16. jaquelinelima102010@hotmil.com disse:

    amo flores acho linda

  17. olimpia nico disse:

    Amo flores especialmente as orquideas, tenho algumas .

  18. nalda vargas disse:

    tenho uma orquidea a mais de vinte anos que não dar flores, você pode me ajuda?

    1. Danielle disse:

      Olá, Nalda!
      Bom, existem vários fatores para que uma orquídea não dê flores e um deles é a questão que elas necessitam ficar sempre úmidas, mas deve-se tomar cuidado para não colocar muita água! No blog iremos colocar mais dicas de cuidados com as orquídeas para que possa te ajudar! =]

  19. nalda vargas disse:

    Adoro orquídeas mais quero apender a cuidar delas

    1. Danielle disse:

      Olá, Nalda!
      Fique de olho no nosso blog que postaremos muito mais dicas sobre como cuidar de orquídeas!

  20. Maria Madalena Silveira disse:

    Oi, ganhei uma orquidea amarela com vermelha, mto linda no dia das mães, gostaria de saber que espécie é e como devo trata-la, para que permaneça linda como esta. Obrigada.

  21. Eugênia Grigulis disse:

    Podei minhas roseiras e gostaria de saber como consigo fazer mudas com os galhos.Tenho vários tipos de orquideas que sempre vou nas exposições e procuro comprar algumas…Se puder me ajudar ficarei muito agradecida.

  22. AnairCalegari de Lara disse:

    Amo orquideas mas não cei como tratalas acabam morendo facilmente , ou então não florecem . Se puder me ajudar agradeço !

  23. cacilda nunes bracelares disse:

    minhas orquideas nao dão flor. O que faço? me ajuda estou perdendo todas que compro…

  24. Maria celimar gomes de castro disse:

    Adoro está planta, se eu pudesse minha casa era cheia de plantas de preferencia só de orquideas .

  25. Roseli disse:

    MARAVILHOSO porque amo orquídeas espero poder um dia cultivar algumas

  26. rita de cassia n barbosa disse:

    Algumas das minhas orquideas estao com folhas meio sem cor, ‘parece que tem bicho, mais nao vejo, so noto as folhas , se puder me ajudar

  27. Naide aauino disse:

    Amei as dicas como cultivar orquidias.Parabéns e muito feliz!

  28. Maria Clélia disse:

    Gosto mto. de flores. Tenho um pequeno jardim. Este ano, comprei 2 orquídeas floridas. Agora estão sem flor.Numa delas, está crescendo uma folha. O ambiente uma área bem iluminada(sol da manhã).Paredes de vidro.Agora, com o frio aqui do R.S., não sei como fazer?Deixar arejado ou fechar por causa do frio?

Matérias relacionadas