Plantas de Sombra: Quais são e Como Cultivá-las

Plantas de Sombra: Quais são e Como Cultivá-las

Sabia que as plantas de sombra são as melhores para cultivar dentro de casa? Confira as espécies mais recomendadas e deixe o seu lar ainda mais bonito.

O cultivo de plantas agrada muitas pessoas. Porém, a falta de luz nos espaços pode fazer com que elas não sobrevivam por muito tempo. Uma alternativa para isso são as plantas de sombra e outros tipos, que exigem pequenas doses diárias de sol.

Gostou das opções? Conheça quais são as espécies que têm predileção por lugares mais frescos, sem raios solares, e descubra como cultivá-las!

Uma das plantas de sombra

Imagem de: pixabay.com

Divisão das plantas

Quando se fala na iluminação adequada para as plantas, basicamente as espécies são divididas em três categorias:

Pleno sol

Plantas que demandam incidência direta dos raios solares por aproximadamente quatro horas ao dia.

Meia-sombra

Plantas que gostam de luz, mas apenas no período da manhã ou no fim da tarde, jamais ao meio-dia.

Sombra

Plantas que têm como habitat a sombra. A luminosidade indireta é justamente o que elas precisam para se desenvolver bem.

Espécies de plantas de sombra

Caso tenha o interesse de cultivar espécies que não precisam de muito sol ou que preferem a sombra, é importante que conheça quais alternativas possui. Por isso, reunimos as plantas de sombra mais conhecidas e fáceis de encontrar. Veja:

Antúrios

Planta originária da Colômbia, possui variedade de cores e formatos, pois são geneticamente melhoradas por alguns agricultores. São perfeitas para lugares menos iluminados dos jardins, onde outros tipos de flores nunca conseguem crescer.

Antúrios também são plantas de sombra

Imagem de: pixabay.com

Asplênio

Planta originária da Ásia, pode ser regada uma vez por semana e chama bastante atenção pelo valor ornamental, com verde forte, compondo um cenário lindo. Deve ser cultivada em locais sombreados, com substratos que mantenham a planta úmida.

Espada-de-São-Jorge

É uma planta resistente e cultivada a pleno sol ou meia-sombra, tanto em maciços, bordaduras ou vasos. Perfeita para jardins de baixa manutenção. É bastante conhecida no Brasil como a planta que auxilia na proteção espiritual e faz parte das Sete Ervas.

Zamioculca

Possui bulbo interno e funciona como um reservatório de água. Por isso, precisa ser regada apenas a cada 20 dias. Ela possui um crescimento lento, mas suporta locais com baixa e boa luminosidade. Mantém-se verde e atrativa por muito tempo.

Lírio-da-paz

Essa espécie de lírio precisa ser cultivada sempre à meia-sombra e exige vasos ou canteiros. São extremamente ornamentais e fáceis de manter dentro de casa, principalmente em ambientes quentes e úmidos.

Lírio-da-paz é uma das espécies de plantas de sombra

Imagem: pixabay.com

Cuidados com as plantas de sombra

As plantas que são de meia-sombra exigem cuidados especiais com a irrigação, limpeza e adubação, que devem seguir as recomendações de cada espécie.

No caso das plantas de sombra, é preciso ficar atento ao excesso de água, pois ela pode ser tão prejudicial quando a falta de rega.

Gostou das nossas dicas? É importante ressaltar que cada espécie possui suas especificidades e necessitam de cuidados diferenciados. Na loja virtual da Giuliana Flores você encontra diversos tipos de flores para decorar seu lugar preferido. Confira!

Você também vai gostar de:

1. Decore sua Casa com Lírios
2. Decore sua Casa com Diferentes Vasos de Flores
3. Melhore o Ambiente de Trabalho com Flores

6 Comentário(s)

  1. Fátima disse:

    Gostei muito. Quero aprender como cuidar das minhas plantas , pois já matei algumas.

  2. KATIA MACHADO MORSELLI disse:

    ESTOU TENTANDO COMPRAR ALGUMAS DE SUAS PLANTAS E NÃO CONSIGO; O QUE DEVO FAZER???

  3. cleia silveira nunes disse:

    adoro plantas,quero aprender mais como cuidar as plantas pois tenho algumas.

  4. maria minini flavio disse:

    tenho antúrios e suas folhas estão queimando pq isso?

  5. Valquiria disse:

    A zamioculca pega por galho? Adoro plantas agora ficou mais fácil, obrigada!

Matérias relacionadas