Saiba Como Conservar Rosas Por Mais Tempo

10/03/2017

Receber um buquê de flores é algo que agrada a maioria das pessoas e, para prolongar a beleza das plantas, muitas pessoas buscam saber o que fazer para preservá-las e, principalmente, aprender como conservar rosas.

Nesse artigo, vamos te mostrar que é possível contar com algumas técnicas simples, que proporcionam uma conservação de até 15 dias dessas lindas flores.

Como manter o buquê de rosas preservado

O primeiro cuidado fundamental para quem quer entender como conservar rosas é retirar toda a embalagem, fitas e outros enfeites do buquê para facilitar a respiração das plantas.

 

Antes de colocá-las no vaso, certifique-se que o recipiente está bem limpo, assim como a água que será utilizada. Feito isso, faça pequenos cortes diagonais de 1 cm, com uma tesoura ou uma faca afiada, nas pontas das hastes das flores para auxiliar a absorção da água. Uma dica para proteger as plantas ainda mais é fazer esses cortes debaixo de água corrente para evitar a entrada de ar nas hastes.

Quando as flores já estiverem no vaso, é preciso ficar atento a alguns detalhes. Verifique se a quantidade de água é suficiente para cobrir todas as hastes e remova com cuidado as folhas que estiverem submersas para evitar contaminação por bactérias. Se houver muitas folhas no vaso, retire o excesso para facilitar a respiração das flores. No caso das rosas, remova também os espinhos.

Outra forma de como conservar rosas é, depois de finalizar a montagem do vaso, escolher um local fresco e arejado, sem exposição direta ao sol, ao vento e, de preferência, distante do ar-condicionado, que causa desidratação nas flores.

Para mantê-las bonitas por mais tempo, é recomendado trocar a água do vaso diariamente e remover folhas, flores ou pétalas que estiverem morrendo.

Solução caseira – Como conservar rosas

Se quiser melhorar ainda mais o resultado, faça uma solução caseira, que prolonga o frescor e a vitalidade das flores, para adicionar na água. Em um copo com água filtrada, misture o suco de meio limão, duas colheres de chá de açúcar cristal e duas colheres de chá de vinagre branco. Para 1 litro de água, adicione 50 ml da solução.

Os arranjos de flores também podem durar mais tempo, no entanto, requerem cuidados mais simples em relação a como conservar rosas especificamente no buquê, pois já vêm montados com as hastes fincadas em espumas, as quais mantêm as plantas hidratadas por um tempo maior.

Se essa é sua intenção, deixe o arranjo sempre em local fresco e regue diariamente, despejando água sobre as hastes, nunca sobre as flores, porque as pétalas são muito sensíveis e podem se desintegrar. No caso das rosas, a água pode ser borrifada delicadamente sobre as pétalas para aumentar o frescor.

Agora que você aprendeu como conservar rosas por mais tempo, já sabe o que fazer com os próximos buquês que ganhar. Veja em nosso site as belíssimas opções de plantas e flores e escolha as suas!

Você também vai gostar de:

  1. Significado da Rosa Branca e suas Lendas
  2. Cultivo das Rosas – Dicas e Cuidados Básicos

 

Compartilhe este artigo

12 Comentários para “Saiba Como Conservar Rosas Por Mais Tempo”

    • Olá, Vera!
      Fique de olho no nosso blog que teremos muitas dicas sobre arranjos florais e como fazer um lindo arranjo!
      =]

      Responder
  1. Maria madalena peixoto mucceda

    Amo,
    receber estas dicas de vocês enriquecem o meu conhecimento sobre as plantas.

    Responder
  2. Ana Callou

    ganhei um buque do meu marido hoje e queria que ele durasse para sempre!

    Responder
  3. Flávia

    Boa tarde

    gostaria de saber com qto tempo de antecedência é possível montar buquê para noiva, damas e madrinhas, sem que elas percam o frescor e beleza.

    E também os vasos para ornamentação dos casamentos.

    Obrigada

    Flávia

    Responder
  4. Gustavo

    Me ajudem o aniversário da minha namorada e domingo agora dia 20, como posso fazer as flores ficarem lindas até lá ?

    Responder
  5. Glaucia

    Obrigada pelas dicas!! Fiz a solução. Mesmo com a solução é indicado trocar diariamente a água? Abraço

    Responder
  6. IARA BANDEIRA DE OLIVEIRA

    Meu filho mora em Fortaleza, eu moro no Rio de Janeiro. Hoje meu filho mandou um buque de rosas vermelha. Fiquei feliz. Só tenho este filho, mas foi presente de Deus.

    Responder
  7. Renata

    Boa tarde.
    Gostaria de saber se a ROSA PRESERVADA requer algum cuidado especial.

    Obrigada.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>