Saiba mais Sobre as Curcumas

2/02/2016

Todas as flores são perfeitas para a decoração dos ambientes, mas as ornamentais possuem formato e características únicas e por isso são as mais indicadas a esse fim. Entre elas, destacam-se as curcumas. Originárias da Ásia, essas flores têm características marcantes capazes de complementar ambientes simples e tornar qualquer lugar mais moderno. Vamos conhecer mais sobre essas maravilhosas espécies?

Principais características das curcumas 

Também conhecidas como tulipas tropicais ou tulipas da Tailândia, as curcumas são plantas herbáceas, de porte ereto e baixo, podendo alcançar até 60 cm de altura. Apresentam folhas vistosas, longas e lisas e pétalas com formatos variados, dependendo da espécie. Elas são encontradas em diversas cores, entre as quais rosas, lilás e brancas.

 

Durante o inverno, a curcuma passa pela fase de dormência e suas folham tornam-se amareladas. Ela torna a rebrotar com beleza e vigor durante a época de transição entre a primavera e o verão. Por esse motivo, são consideradas plantas sazonais, ou seja, que somente florescem em terminado período.

Devido as suas hastes com inflorescências, as curcumas mantêm-se conservadas por mais tempo do que outras espécies quando são dispostas em vasos. Esse é outro ótimo motivo para utilizá-las na ornamentação da sua casa.

Como cuidar de curcumas 

As curcumas podem ser encontradas tanto para o cultivo quanto em formas de botões dispostos em belos  arranjos e vasos. De qualquer forma, para conservar a beleza dessas flores, elas precisam ficar expostas em um ambiente bem iluminado. No entanto, a exposição direta à luz solar deve ser evitada, porque pode queimar suas pétalas e folhas.

Se você cultivá-las plantadas em vasos ou jardins, atente-se quanto às regas, cuja intensidade dependerá da variação de temperatura. No verão, o indicado é manter o solo sempre ligeiramente úmido, evitando encharcá-lo. Quando começar o processo de amarelamento das folhas no outono, você deve suspender a hidratação e deixá-las secar completamente, retomando gradualmente essa tarefa nos primeiros brotos da primavera.

 

Como já dissemos, os botões de curcumas permanecem conservados por mais tempo quando comparados a outros tipos de flores. Por esse motivo, essas flores também são escolhas perfeitas para presentear alguém especial. No nosso site, você encontra lindas opções para encantar!

Você também vai gostar de: 

  1. Conheça a cúrcuma – suas propriedades, curiosidades e muito mais!
  2. Conheça os segredos e benefícios da curcuma
  3. Flores de verão: um presente que representa a alegria da estação

 

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>