Vasos de Planta: Prós e Contras de Cada Tipo e Como Escolher o Melhor

3/12/2019

Os vasos de planta são sempre bem-vindos na decoração, já que conferem um ar alegre, enérgico e vívido ao ambiente onde fica exposto. Além de adicionar beleza ao espaço e ajudar com a ornamentação, as flores e plantas também trazem benefícios para a saúde, como transmissão da sensação de bem-estar, purificação do ar e contribuição para o relaxamento e a concentração.

Mas, para garantir a saúde das espécies e estender sua durabilidade, é fundamental tomar certos cuidados com a sua plantinha. Como cada tipo de flor exige um tratamento diferente, algumas podem ser mais fáceis de manter em casa do que outras. Para te ajudar a decidir a opção perfeita para você, listamos os prós e contras de cinco espécies.

Conheça os melhores vasos de planta para decorar sua casa

Dos alegres girassóis às elegantes orquídeas, conheça quais são os melhores vasos de planta para decorar sua casa com um toque de natureza:

Girassol

Os girassóis são alegres, vibrante e transmitem energia positiva onde quer que fiquem expostos! Por essas razões, são perfeitos para trazer felicidade para o seu lar. Entretanto, para que floresça bem e de forma saudável, precisam de bastante luz solar. Para isso, devem ficar em parapeitos de janelas ou em varandas de apartamentos. Mas, atenção, a espécie também não pode pegar chuva em excesso.

Orquídea

Donas de uma beleza exótica, as orquídeas adicionam sofisticação à decoração da sua casa. Portanto, se você deseja vasos de planta capazes de torna o ambiente mais elegante, opte por essa espécie que não tem erro.

A desvantagem de cultivá-la é a necessidade de tratamentos especiais para mantê-la viva, como controle da incidência de luz natural e cuidado com coconilhas, pulgões e pragas. Mas, com as dicas certas, a tarefa fica bem mais simples.

Lírio

Belos, exuberantes e encantadores, os lírios perfumam o ar enquanto harmonizam o ambiente com alegria e leveza. Entretanto, a espécie não é uma das mais simples de cuidar e precisam de muita luz solar (cerca de metade do dia). O principal cuidado está na poda e no plantio — que deve ser feita somente no outono ou no início do inverno.

Margarida

Delicadas e charmosas, as margaridas são perfeitas para adicionar em vasos de planta e decorar a sua casa com um toque campestre. Como não exigem muitos cuidados, é uma alternativa interessante para os jardineiros de primeira viagem. Além disso, o principal ponto negativo é que a espécie não resiste ao frio excessivo.

Suculenta

Se você gosta de soltar sua criatividade para criar arranjos e terrários, a suculenta é a plantinha certa para você! Além de ser fácil de cuidar, a espécie fica bem em qualquer cantinho da casa, até mesmo no banheiro. Se você quiser, ainda pode adicionar alguns cactos em sua composição.

Mas, atenção, é necessário uma terra para suculenta específica (com terra vegetal, areia, condicionador de solo, calcário e húmus de minhoca) para mantê-la saudável.

Agora que já conhece ótimas espécies para vasos de planta, confira o site da Giuliana Flores e encontre mais alternativas incríveis para decorar o seu lar.


Você também vai gostar de:

  1.  Como Fazer Painel Vertical para Plantas?
  2. Plantas Dentro de Casa — Conheça as 5 Plantas que Não Precisam de Muita Luz
  3. Qual a Melhor Terra para Suculentas? Conheça Dicas Para Plantar Suculentas!

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>