Regar Plantas: tudo o que você precisa saber para a rega ideal
Se você possui plantas ou flores em casa é preciso que saiba como regá-las. Confira dicas de como, quando e quantas vezes regar plantas e flores da melhor maneira para preservar a beleza e ter cuidados com a saúde das pétalas e folhas.
Ter plantinhas em casa é sinônimo de alegria, pois elas dão mais vida e colorido à decoração de qualquer ambiente. Porém, cuidar e regar as plantas não é uma tarefa simples. Por isso, a Giuliana Flores separou algumas dicas para você regar plantas do jeito correto para mantê-las saudáveis por mais tempo. Confira.
Como regar plantas corretamente?
O primeiro passo para regar plantas corretamente é ficar atenta à quantidade certa de água, pois ela em excesso pode ser prejudicial à sua plantinha. O recomendo é fazer a rega até que o solo fique úmido, porém, nunca encharcado.
O problema de deixar o solo encharcado é que você acaba favorecendo o surgimento de fungos, bactérias e outras doenças na raiz de sua planta. Uma dica importante é: pare a rega quando perceber que a água está escorrendo pelo fundo do vaso ou que a terra está com dificuldade de absorver o líquido.
Molhar as folhas causa problemas?
De uma maneira geral, as plantinhas têm folhas e flores muito sensíveis, como é o caso da violeta. O ideal é evitar o máximo molhar as folhas, sendo preferível que a rega seja feita diretamente no solo. Pois, assim você evita que as flores fiquem murchas ou doentes com o aparecimento de fungos indesejados.
Quando devo regar as minhas plantas?
Os melhores horários para fazer a rega das plantas é na parte da manhã e no final da tarde, se possível, depois das 15 h. O mais importante é que você deve evitar fazer a rega da sua plantinha nos horários de maior calor, pois a água acaba evaporando muito rápido e não dá tempo dela absorver os nutrientes necessários.
Regar a planta à noite também não é recomendado. Pois, além de não absorverem a quantidade ideal de água, as folhas demoram a secar, o que traz prejuízos ao crescimento de sua plantinha.
Há uma quantidade de regas recomendadas?
Não é aconselhável regar plantas sem avaliar as condições do dia, visto que isso pode levar ao excesso ou à falta de água. Há dias que serão mais frios; outros, mais quentes e conforme essas mudanças de temperatura haverá situações em que as plantas precisarão de mais ou de menos água.
Para não correr nenhum risco, mexa a terra com o dedo ou um palito e verifique se ela está seca ou úmida. Se estiver molhada, deixe para regar em outro momento. Algumas espécies precisam de regas mais frequentes e outras necessitam de menos. Então, vale a pena sempre fazer a verificação.
Aprovou nossas dicas de como regar plantas? Visite a seção de jardinagem do Blog da Giu e aprenda muito mais.
Deu vontade de começar um jardinzinho em casa? Conheça a coleção de flores plantadas da Giuliana Flores. Está imperdível.
11 Comentário(s)
COMO DEVO CUIDAR DAS [MINI ROSEIRAS].
Olá, Katia!
Publicamos um post sobre como cultivar as mini-rosas!
http://localhost/blog/jardinagem/conheca-e-saiba-como-cultivar-as-mini-rosas/
Espero que te ajude!
Beijos
adoro plantas gostei das ideias.
Não existe terapia melhor do que cuidar de plantas … Me sinto ótima fazendo esta magnifica terapia . Mais ainda, a natureza e o meio ambiente agradece me deixando mais e mais feliz …
Natilde Bandeira de Souza
Acabei de cortar minha planta
Pq ela comecou a morrer fungos comecaram a comer o pé dela
Comecei agora meu jardim, ainda estou com muitas dúvidas.
Interessante…
eu gosto muito apreder como que aregra d jardineiro
Dicas muito boas!
Qual o melhor método de regar as plantas: usando: 1) O REGADOR; ou 2) A MANGUEIRA; ou 3) GOTEJADOR; ou 4) GARRAFA PET 2LTS COM GOTEJADOR DIRETO NA TERRA??? Grata pela atenção. Agradeceria resposta por e-mail.
Dicas sensacionais. Obrigada!