Conheça o Dia Mundial da Abelha

Conheça o Dia Mundial da Abelha

Já ouviu falar do Dia Mundial da Abelha? Essa data comemorativa é celebrada todo ano em 20 de maio e […]

Já ouviu falar do Dia Mundial da Abelha? Essa data comemorativa é celebrada todo ano em 20 de maio e serve para lembrar a importância dela para a natureza. E para não deixar a data passar em branco, a Giuliana Flores conta tudo sobre esse bichinho para você. Veja.

Quando surgiu o Dia Mundial da Abelha

O Dia Mundial da Abelha surgiu durante uma conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) realizada em dezembro de 2017. Sendo comemorado todo o dia 20 de maio a partir de 2018.

Por que comemorar o Dia Mundial da Abelha?

A celebração do Dia Mundial da Abelha surgiu a partir da necessidade de se lembrar da importância desse inseto para toda a vida no planeta. Afinal de contas, ele é responsável por polinizar as flores e são essenciais para a plantação de alimentos, equilíbrio do ecossistema e o crescimento das flores.

De acordo com relatório da ONU, do ano passado, estima-se que aproximadamente 90% das flores silvestres que encontramos no mundo precisam da polinização para sobreviver. Além disso, 75% dos alimentos que consumimos e 35% das terras cultiváveis dependem do trabalho realizado pelas abelhas. Incrível, não é mesmo?

Além de reconhecer a importância das abelhas para o nosso dia a dia, o Dia Mundial da Abelha serve como um alerta, pois hoje ela é uma espécie que corre o risco de extinção. É isso mesmo! Hoje o risco de extinção delas é 100 mil maior do que o normal devido à intervenção do ser humano na natureza.

O que fazer para preservar as abelhas?

Para marcar a celebração do Dia Mundial da Abelha de 2020, a ONU separou uma série de sugestões simples para quem deseja colaborar com a preservação delas. Veja.

  • Compre mel de produtores locais para estimular a produção;
  • Procure derivados de mel de produtores sustentáveis;
  • Evite pesticidas e outros produtos nocivos ao cuidar do jardim;
  • Proteja as colônias de abelhas, não as destrua;
  • Ajude na preservação de ecossistemas florestais.

 

abelha pousando na flor no Dia Mundial da Abelha

A abelha tem uma importância vital para a vida na terra

Conheça as principais espécies de abelhas do Brasil   

Agora que você já conhece a importância da abelha e os motivos para comemorar o seu dia, que tal conhecer as principais espécies que vivem no Brasil, que são mais de 400? Venha com a Giuliana Flores e confira!

Apis mellifera melífera

Também conhecida como abelha real, negra ou comum, essa espécie tem origem no norte da Europa e na Rússia. Sua principal característica é ser escura e com poucas listras amarelas, além de seu tamanho avantajado.

Elas são consideradas uma espécie arredia, pois se tornam agressivas com muita facilidade. Além de produzirem mel, elas são importantes no cultivo de outros alimentos como laranja, maçã, abacate, café, cebola e uma grande variedade de frutas que encontramos em nossa mesa.

Melipona scutellaris

A Melipona scutellaris é uma espécie de abelha brasileira também chamada de Uruçu. Localizada nas regiões norte e nordeste do país, sua principal característica é não possuir ferrão, ter o peito escuro e cinco listras brancas.

Além da produção de mel e polinização das flores, essa abelha também contribui para a produção de uma grande variedade de alimentos como açaí, guaraná, abacate e melancia. Incrível, não é mesmo?

 

abelha polinizando a flor

Existem mais de 400 espécies de abelhas no Brasil.

Tetragona clavipes

Essa espécie de abelha, também chamada de borá e vorá, é considerada uma abelha urbana, sendo encontrada na região sudeste do Brasil, principalmente em São Paulo. Ela é marcada por sua coloração amarronzada e por medir, aproximadamente, 10 cm de comprimento.

Ela é responsável pela produção de um mel bastante doce com um toque levemente salgado. Além disso, ela contribui para a cultura de outros alimentos importantes como o morango e o umbu, que trazem muito sabor ao nosso dia a dia.

Gostou de conhecer mais sobre o Dia Mundial das Abelhas? Visite a seção datas especiais do Blog da Giu e confira outras curiosidades.

Que tal comemorar o Dia da Abelha em grande estilo? Veja a coleção exclusiva de flores da Giuliana Flores. Está linda!

 

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas