Conheça o Dia do Pau-Brasil | Giuliana Flores

Conheça o Dia do Pau-Brasil | Giuliana Flores

Você sabia que a árvore responsável pelo nome do nosso país tem uma data especial só para ela? É isso […]

Você sabia que a árvore responsável pelo nome do nosso país tem uma data especial só para ela? É isso mesmo! No dia 3 de maio é comemorado o Dia do Pau-Brasil. Conheça mais sobre esse dia tão especial com a Giuliana Flores. Venha!

Quando surgiu o Dia do Pau-Brasil?

O Pau-Brasil foi reconhecido como árvore nacional em 1978, de acordo com o decreto de lei nº 6.607, assinado pelo então presidente Ernesto Geisel. E desde então ela passou a ser protegida por lei, que considera a sua exploração e comércio ilegais.

Por que celebrar o Dia do Pau-Brasil

O Pau-Brasil é uma árvore que desde 1992, está listada entre as espécies que correm risco de extinção. Por isso, o Dia do Pau-Brasil serve para a conscientização da importância da preservação dela em nossa fauna. Afinal de contas, ela é responsável pelo nome do nosso país.

Durante a celebração, diversas ações são feitas nas escolas e nas comunidades para conscientizar sobre a importância da preservação dela para a história de nosso país. Além disso, grupos se organizam para fazer o plantio e reflorestamento de áreas com mudas dessa árvore tão importante para a nossa história.

Devido à exploração predatória durante séculos, hoje o Pau-Brasil é encontrado apenas em algumas regiões afastadas de Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro. E por isso, é necessário cada vez mais atuar em sua preservação, não apenas do Dia do Pau-Brasil.

arvores de pau-brasil

A principal característica do pau-brasil é a largura do seu tronco.

Conheça mais sobre o Pau-Brasil

A árvore que dá nome ao nosso país também é conhecida popularmente por outros nomes como pau-vermelho, muirapitanga, arabutã, pau-de-tinta, pau-de-pernambuco, ibirabitã e muitos outros que variam de região para região do Brasil.

O Pau-Brasil é uma árvore originária da região de Mata Atlântica. Sua principal característica é possuir um tronco reto que pode chegar até 30 metros de altura e 1,5 metros de diâmetro, a cor avermelhada e galhos com muitos espinhos.

Ela era motivo de exploração em não apenas em virtude do uso da madeira para a construção de móveis e objetos. A coloração vermelha obtida a partir da madeira era usada no tingimento e colocação de roupas e tecidos.

Saiba outras curiosidades sobre o Pau-Brasil

  • Entre os meses de outubro e novembro, a árvore fica coberta de flores amarelas;
  • Seu tronco é duro, liso e pesado. O que dificulta a ação de insetos;
  • O nome científico é Caesalpinia, sendo uma homenagem ao botânico italiano Andrea Cesalpino;
  • Hoje a sua madeira é usada apenas para a fabricação de violinos, devido à sua escassez na natureza;
  • Ela também contém propriedades medicinais, sendo usado como antidiurético;
  • Seu crescimento pode levar entre 50 e 60 anos;

Curtiu saber mais sobre a árvore que dá origem ao nossa nome? Então, conheça a seção de datas comemorativas do Blog da Giu! Tem conteúdos incríveis.

Nada melhor para comemorar o dia do Pau-Brasil do que presentear com uma linda flor plantada, não é mesmo? Confira a coleção exclusiva da Giuliana Flores.

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas