Giuliana Flores |Dia Nacional da Conservação do Solo

Giuliana Flores |Dia Nacional da Conservação do Solo

No dia 15 de abril, no Brasil, é comemorado o Dia Nacional da Conservação do Solo. Você sabia? Venha com […]

No dia 15 de abril, no Brasil, é comemorado o Dia Nacional da Conservação do Solo. Você sabia? Venha com a Giuliana Flores e conheça a importância dessa data e o que ela representa para o do meio ambiente. Confira!

Quando surgiu o Dia Nacional da Conservação do Solo?

O Dia Nacional da Conservação do Solo é uma celebração que surgiu recentemente. Ela começou com um decreto de lei assinado em 13 de novembro de 1.989. A criação da data foi uma iniciativa do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

O dia escolhido para a celebração é 15 de abril como forma de homenagear o norte-americano Hugh Hammond Bennett, considerado o “pai” da luta pela conservação do solo nos Estados Unidos e um exemplo a ser seguido por outros países.

Além do Dia Nacional da Conservação do Solo, existem outras datas comemorativas para relembrar a importância dele e de sua preservação. Há o Dia Internacional do Solo celebrado em 05 de dezembro e o Dia Internacional da Mãe Terra, comemorado em 22 de abril.

homem segurando plantas dia nacional conservação do solo

O solo é nossa principal fonte de alimento

Por que comemorar o Dia Nacional da Conservação do Solo?

A criação do Dia Nacional da Conservação do Solo é uma maneira de ajudar a sociedade a se lembrar da importância do solo e de seu uso consciente. A ideia dos criadores era ressaltar a necessidade do uso correto do solo como um recurso natural destinado à produção de alimentos para toda a população.

Ainda de acordo com os idealizadores, durante a celebração é importante que toda a sociedade recrimine o uso abusivo e a contaminação do solo. O descarte de substâncias poluentes seja em estado líquido, sólido ou gasoso nos solos e subsolos deve ser altamente combatido por aqueles que lutam pela preservação do meio ambiente.

A importância da preservação do solo

O solo é um dos bens naturais mais importantes. Pois é através dele que são produzidos os alimentos que consumimos em nosso dia a dia. A degradação do solo por meio de erosão, super pastoreio ou cultivo mal feito, leva a baixa produtividade do solo e, consequentemente, à escassez de alimentos.

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas