Blog Da Giu | Saiba tudo sobre o Dia do Chocolate

Blog Da Giu | Saiba tudo sobre o Dia do Chocolate

Você sabia que em julho é comemorado o Dia do Chocolate? É isso mesmo, o dia 7 do mês é […]

Você sabia que em julho é comemorado o Dia do Chocolate? É isso mesmo, o dia 7 do mês é reservado para celebrarmos esse alimento delicioso que alegra o dia de adultos e crianças. Venha com a Giuliana Flores e conheça tudo sobre essa iguaria especial.

O Dia do Chocolate

Não há consenso sobre o motivo que levou a escolha do dia 7 de julho para a celebração do Dia Internacional do Chocolate. Porém, acredita-se que a data é uma referência à chegada dessa iguaria na Europa, afinal de contas os Maias e os Astecas já conheciam os seus segredos há muito tempo.

 

brigadeiros coloridos em homenagem ao dia do chocolate

Dia 07 de julho é hora de comemorar o Dia do Chocolate

A história do chocolate

A história do chocolate começa bem antes de sua descoberta e popularização de seu consumo pelos europeus. Com o fruto proveniente de uma árvore encontrada no México, na América Central e do Sul, a existência do cacau é datada de 1.500 A.C. Faz tempo, não é mesmo?

A chegada dessa bebida mágica e deliciosa à Europa acontece apenas a partir da chegada dos espanhóis ao continente americano. Encantado com a iguaria, eles decidiram levá-la para os seus países de origem, popularizando o consumo de chocolate no mundo todo.

A chegada do chocolate ao Brasil

Hoje o Brasil é considerado um dos principais produtores de cacau do mundo, mas não foi sempre assim. O fruto só chegou por aqui em 1.746, trazido pelos portugueses, que aproveitam as condições climáticas do Nordeste para criar as primeiras plantações em nossa terra.

Os benefícios do chocolate

Além de ser um dos alimentos deliciosos e responsável por deixar qualquer dia mais alegre e divertido, o chocolate também traz diversos benefícios à saúde. Não importa o seu preferido, o amargo, ao leite, branco ou outro. O importante é que comer chocolate é bom e faz bem para a saúde. Confira.

  • Produz sensação de satisfação e bem-estar;
  • Melhor o fluxo de sangue nas artérias;
  • É ótimo para o alívio de dores;
  • Redução do estresse;
  • Diminuir os danos referentes ao AVC;
  • Aumenta os níveis de colesterol bom no organismo.
dia do chocolate diversa barras de chocolate

Apesar do sabor diferente, todos os chocolates fazem bem para a saúde.

Os benefícios de cada tipo de chocolate

Há no mercado uma grande variedade de produtos baseados em chocolate para agradar todos os gostos. Há o tradicional meio amargo, chocolate ao leite, chocolate branco e muitos outros. Sendo que cada um deles, se apreciado com moderação, traz diversos benefícios diferentes para o organismo. Veja!

 Chocolate meio amargo

O que define o amargor do chocolate é a concentração de cacau em sua fórmula. Quanto maior a porcentagem do fruto, maior será aquele gostinho delicioso amargo. Falando isso, os tradicionais chocolates meio amargos são ótimos para redução do apetite, aumento do colesterol bom no sangue, além de serem ótimas fontes de ferro.

Chocolate branco

O chocolate branco é feito a partir de uma mistura de manteiga de cacau, açúcar e gordura. Por ser mais o mais calórico da turma, ele se torna uma ótima fonte de energia para o organismo, porém deve ser consumido com moderação.

Chocolate ao leite

O intermediário entre o meio amargo e o branco, o chocolate ao leite tem como característica ser mais cremoso e doce, pois leva menos cacau em sua fórmula. Ele tem benefícios semelhantes ao chocolate meio amargo, porém sendo menos calórico.

Gosto de conhecer mais sobre o Dia do Chocolate? Então, não deixe de visitar o Blog da Giu para ficar por dentro das principais datas especiais.

Que tal aproveitar o Dia do Chocolate para presentear aquela pessoa querida com um lindo mimo? Confira a coleção exclusiva de flores e chocolates da Giuliana Flores. Você vai amar.

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas