Sugestões bem diferentes de vaso de parede com flores para usar dentro e fora de casa 

Sugestões bem diferentes de vaso de parede com flores para usar dentro e fora de casa 

É provável que não exista pessoa neste mundo que possa resistir aos encantos da beleza de uma flor. As espécies […]

É provável que não exista pessoa neste mundo que possa resistir aos encantos da beleza de uma flor. As espécies vivas têm a capacidade de nos alegrar e lembrar um pouco da nossa verdadeira essência divina. 

Ao olhar uma planta saudável em um vaso de parede podemos ter a impressão de que a nossa casa está mais bonita. E testemunhar o seu desenvolvimento é um privilégio que é beneficial à nossa saúde mental e espiritual.

Imagina se você pudesse ter em casa uma decoração composta por uma cascata de flores, não seria incrível? Existem recipientes e estrutura próprias que podemos comprar ou fazer para criar pequenos recantos de jardins suspensos e verticais. 

E também espécies de flores que são mais recomendadas para esse tipo de jardim, pensando principalmente nos seus efeitos visuais. Leia o texto a seguir e obtenha mais informações a respeito.

vasos de flores são ótimas opções para decoração

Veja como é simples usar vasos na parede para decorar a casa.

Onde usar vaso de parede?

Vaso de parede é uma solução que vale para muitas situações decorativas, de fachada aos interiores de residências. E eles podem ser utilizados para preencher áreas de parede, encobrir – disfarçar – revestimentos indesejados, fazer borda de janelas, mostrar cascata de plantas e mais. Então, não usamos isso apenas para criar jardins em áreas pequenas, mas para usar plantas como elementos de decoração.

Com as imagens apresentadas neste texto, tentamos demonstrar algumas das muitas possibilidades diferentes para o uso de vasos de parede em decoração. Provamos que essa ideia vale tanto para áreas internas quanto para externas das residências. 

Na verdade, as soluções são tão idênticas que praticamente não imaginamos a localização dos exemplos. Mas é provável que tenha havido uma preocupação quanto ao tipo dos vasos e das flores.

É fácil perceber o apelo visual em todas as imagens. Ora é os vasos de parede que se destacam, ora são as flores nas pontas dos galhos das plantas cultivadas dentro deles. 

Certamente, de modo geral, as cores desses elementos têm um efeito poderoso nestes cenários decorados, sempre emitindo muita energia e alegria. Talvez por isso estejam mais presentes em áreas sociais, onde o sentimento se faz mais necessário.

Lindos vasos de flores em janelas

Lindos vasos de flores em janelas

 

 

Opções artesanais de vasos na parede

Opções artesanais de vasos na parede

 

Reaproveitar espaços com vasos na parede é uma ótima sugestão

Reaproveitar espaços com vasos na parede é uma ótima sugestão

 

Qual tipo de vaso de parede ideal?

Em alguns destes casos apresentados nas imagens, há vasos de plantas de cerâmica. Estas peças são bem indicadas para o meio externo das residências. 

Já dentro de casa, podemos usar em medo os vasos de plástico e de metal, já que, nos interiores, estarão protegidos de chuvas e sol forte. E não podemos nos esquecer dos vasos de cerâmica esmaltada.

Fora os vasos de parede, há os cachepôs de parede e outras estruturas nessa linha. Muitos são feitos de madeira. O visual rústico e natural combina muito bem com as plantas. 

O material sem acabamento se torna neutro, um ótimo pano de fundo para flores multicoloridas. Já a estrutura dessas plantas vai ao encontro do efeito provocante desejado para a decoração – algo muito apelativo, teatral ou musical; é mesmo muito lindo.

Os vasos de parede assumem um papel coadjuvante nessa história. Eles aparecem nas propostas em formas geométricas e acabamentos simples. Enquanto isso, as estruturas das plantas têm muito movimento. 

Quase sempre em sentido vertical, quando o desejo é deixar o vaso à mostra; ou pendente, quando o desejo permite esse crescimento das plantas em direção à terra, como seguindo a gravidade. E a estrutura por trás deve favorecer isso.

vasos na parede

Vasos da parede para decorar a casa

 

Vasos na parede rústicos

Vasos rústicos dão outro estilo à decoração da casa

 

floreiras de madeira na parede

Veja lindas opções de floreiras de madeira

Quais espécies de flores podem ser cultivadas em vaso de parede?

As estruturas para jardins verticais como “painéis verdes” se diferem um pouco do que mostramos aqui. O que vemos neste texto são vasos comuns de parede fixados em paredes ou painéis por parafusos, apoios, aros, ganhos, e mais. 

Obviamente, eles apresentam furo embaixo, para escorrer o excesso de água da irrigação, mas mais nenhum detalhe especial.

As estrelas principais dessas decorações são mesmo, certamente, plantas. Mas sabendo que a ideia não é construir paredes verdes, devemos escolher essas espécies por outros critérios. Suas folhas podem ser menores e os galhos mais flexíveis. 

Assim, vasos e flores podem ficar em maior destaque no colorido desse cenário – mesmo que as suas pétalas sejam brancas, por exemplo.

Mas note que, quando a ideia foi instalar vasos lado a lado, as flores plantadas dentro deles são todas da mesma espécie. Quando muito elas se diferem apenas em cor, mas os formatos de suas folhas e pétalas são sempre os mesmos. 

Talvez a ideia seja justamente não pecar pelo excesso, já que as cores das flores já impactam muito o olhar. Dito isso, vamos à lista das flores indicadas para plantar em vaso de parede:

  • Flor de maio: da família dos cactos, não apresenta espinhos, de sombra e com pouca necessidade de rega;
  • Lambari: folhas com mistura de tons, resistente e versátil, de rápido crescimento, necessita de rega frequente;
  • Columéia-peixinho: delicadas folhas e flores alaranjadas, de meia sombra, não tolera temperaturas altas;
  • Trapoeraba roxa: dá pequenas flores, de pequeno porte, pode receber luz direta, pouco exigente quanto ao tipo de solo;
  • Brinco de princesa: flores tipo cálice em várias tonalidades, requer boa iluminação, de meia sombra, aprecia o frio;
  • Violeta: com folhas pequenas e ovaladas, textura aveludada, em várias tonalidades de flores, aprecia o sol do nascer e pôr do sol, não tolera calor extremo;
  • Flor de cera: fácil de manter, de meia sombra, mas precisa ficar longe de correntes de ar, e floresce só na primavera;
  • Jasmin trepadeira: perfumada, de meia sombra, precisa se regada ao menos uma vez por semana, e se apresentar pouca floração é porque precisa ser podada;

São outros exemplos, os gerânios, orquídeas, kalanchoes, bromélias e petúnias.

 

vaso com flores de maio Vaso de parede

Flores de Maio são perfeitas para decorar a parede

 

vasos na parede com flores brancas

Flores brancas dão um toque de sofisticação a qualquer ambiente.

 

vaso na parede com flores vermelhas

Flores vermelhas enchem o ambiente de vida.

 

Vai ficar muito bonito, por isso, comece logo a escolher os vasos e em quais paredes vai instalar.

Essas dicas de decoração florida foram criadas pela equipe Viva Decora.

 

 

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas