Tipos de Flores para Decorar a Casa

Tipos de Flores para Decorar a Casa

Que tipos de espécies vivas cultivar ou usar como buquê dentro de casa? O que seria da decoração de interiores […]

Que tipos de espécies vivas cultivar ou usar como buquê dentro de casa?

O que seria da decoração de interiores sem os contrastes? Temos a chance de tornar os cenários que criamos muito mais interessantes pela inserção de cores, formas, texturas, aromas e outros detalhes que provocam os nossos sentidos. Inclusive, certos elementos seriam capazes de acrescentar muito mais vida e energia aos ambientes da casa que habitamos; um exemplo são os belos vasos de flores.

Agora, você sabe como explorar adequadamente esta alternativa de decoração? Tem alguma noção sobre como combinar flores com a produção de interiores? E quais as espécies podemos cultivar dentro de casa – levando em conta as condições ambientais básicas para a sua sobrevivência e desenvolvimento? Se a resposta que deu para estas perguntas é ‘não’, recomendamos que continue lendo este texto.

Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/revista/flor-roxa/

O uso de flores na decoração de interiores

Durante esse texto, vamos nos deter a analisar a questão do uso de arranjos vivos na decoração de interiores. Primeiro é preciso dizer que eles são utilizados não só para acrescentar cores e texturas aos ambientes, mas também renovar as energias. 

As espécies naturais seriam capazes de incentivar bons sentimentos dentro das pessoas e isso impactaria positivamente na percepção que nós temos dos ambientes que habitamos.

Geralmente uma decoração mais clean vai se valer de vasos verdes apenas como complemento visual, explorando a estética das suas folhas de uma forma escultural nos cenários. 

Em outros momentos, o que se deseja é criar um conflito entre a neutralidade e algo com mais movimento e cor; para isso, os vasos grandes e altos, com grandes volumes de plantas. Por fim, tem também os vasos pequenos, que quase passam despercebidos nas decorações.

Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/revista/flores-da-primavera/

Não use arranjos com buquês de hastes compridas como centro de mesa de jantar durante as refeições, pois isto atrapalha a visão das pessoas sentadas ao redor. 

Também, por razão muito semelhante, não combina esse tipo de buquê para mesas de centro de salas de estar ou salas de TV – por conta da visão que se tem entre o sofá e a tela da TV. Já os mesmos podem ficar lindos sobre aparadores e balcões buffet.

Revista iCasei https://www.vivadecora.com.br/revista/flor-roxa/

Lembre-se de analisar não apenas o tamanho e o movimento visual provocado por estes arranjos, mas a relação deles com os vasos que os acompanham e a decoração ao redor. 

Flores de rara beleza merecem estar em vasos requintados – como de cristal – e decorações sofisticadas – como em estilo clássico. Já as flores “comuns”, como as que encontramos nos supermercados, podem fazer parte de produções mais simples.

Embassyone https://www.vivadecora.com.br/revista/heliconia/

Thaisa Dalmut https://www.vivadecora.com.br/revista/flores-da-primavera/

Os cuidados básicos com as espécies vivas

Sim, exatamente, os vasos de flores são uma ótima alternativa para a personalização de decorações de interiores. Só que não podemos esquecer de que, quando optamos por criar buquês não de arranjos de tecido ou de plástico, mas de espécies vivas – que, aliás, é algo muito mais bonito -, devemos levar em conta o que é necessário para que isso dure mais. Afinal, não podemos exigir beleza e bom aroma de uma planta de saúde renegada.

Pense assim: plantas vivas, como qualquer outro ser vivo, vão ter as suas necessidades básicas. Por exemplo, você não come, respira e precisa de vitaminas? 

Pois elas também. Elas vão precisar de uma certa quantidade de luz e de vento natural, assim como uma base com uma mistura de terra e aditivos com nutrientes em dose apropriada. Esta condição ambiental deve ser estudada juntamente com o especialista em plantas.

Agora, quanto aos buquês, utilizados para decorar os ambientes residenciais em um período curto, terão cuidados diferentes. 

Preferencialmente, não devem ficar perto de fontes de calor, como o sol. Seu recipiente deve ser limpo todos os dias – retirando as folhas e flores caídas, fazendo um novo corte das hastes na diagonal, e trocando a água e adicionando uma gota de água sanitária para preservar as flores.

Wish https://www.vivadecora.com.br/revista/heliconia/

Os tipos de flores mais indicados para ambientes internos

Esse último tópico do texto deve falar sobre os tipos diferentes de flores em vasos que podemos utilizar para decorar permanentemente os ambientes da nossa casa.

Claro que devemos ressaltar que, antes de você escolher qualquer espécie, é preciso estar atento às condições ambientais dos cômodos do seu imóvel. Analise com cuidado as áreas disponíveis para saber se elas estão aptas mesmo a receber uma decoração com plantas.

Se você vai criar uma composição em estilo mais clássico, sugerimos que considere as seguintes flores:

  • orquídeas – algumas flores desta espécie gostam de ficar dentro de casa, em ambientes com incidência direta do sol e com um rigoroso controle de volume de água.
  • copos de leite – se adapta bem para muitos ambientes, podendo estar implantadas em vasos ou cortadas como arranjos.
  • bromélias – para locais com incidência indireta de sol e em vasos que permitam que suas raízes fiquem sempre úmidas.
  • lírios da paz – para residências de temperatura mais alta e com bastante umidade no ar

New Decoration Trends https://www.vivadecora.com.br/revista/vaso-de-orquidea/

Você deseja criar uma decoração mais colorida, nós indicamos estas flores:

  • antúrios – fáceis de cuidar e com uma variedade enorme de cores, devem ser deixadas longe de janelas, em ambientes com pouca incidência de sol e vento extremo.
  • tulipas – flores de extrema elegância, mas com pouca duração.
  • hortênsias – ideais para arranjos, preferem o sol da manhã e sombra no restante do dia.

Archidea https://www.vivadecora.com.br/revista/tipos-de-flores/

São outras opções de flores para dentro de casa: begônias, margaridas, violetas, calêndulas, amarilis, amor-perfeito, kalanchoe, e boca-de-leão.

Deposit Photos https://www.vivadecora.com.br/revista/flor-roxa/

Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/revista/flores-do-campo-para-sua-decoracao/

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas