Tradições de Festa Junina — 3 Formas de Comemorar a Festa Junina com Tradições e Brincadeiras!

17/06/2020

A tão esperada época de São João já chegou! Essa celebração ocorre todo ano no mês de junho e é repleta de atividades e comidas características que tornam o evento ainda mais especial. Confira as principais tradições de festa junina para recriá-la aí da sua casa!

Origem da festa junina

A festa junina é uma festa pagã que foi incorporada na tradição cristã. Enquanto, antigamente, era uma celebração do solstício de inverno, a igreja portuguesa ressignificou para comemorar o dia de São João — o que fez com que ela ficasse conhecida, a princípio, como festa joanina.

Quando introduzida no Brasil, ganhou características ainda mais peculiares ao agregar a cultura indígena e africana, criando as tradições de festa junina que conhecemos atualmente. Hoje, é forte, principalmente, no Nordeste do país.

Conheça as tradições de festa junina

Quem disse que não é possível recriar a celebração de São João em casa? Mesmo que esteja em casa por conta da quarentena, fique atento às principais tradições de festa junina que podem ser adaptadas ao ambiente residencial para curtir com as pessoas do seu convívio diário.

Confira!

1. Brincadeiras

Acima de tudo, as festas juninas são muito divertidas! Por conta disso, por que não fazer algumas brincadeiras típicas aí na sua casa, como pescaria, bingo ou tomba-lata? 

Para agregar as pessoas que estão longe, que tal fazer um correio elegante virtual? Vocês podem organizar por um formulário on-line, que permite, inclusive, o envio de mensagens anônimas. 

2. Comidas

Uma das tradições de festa junina mais importantes é a culinária. O milho é uma das principais bases das comidas típicas: além da espiga, também é comum comer pipoca, curau, pamonha, canjica e bolo. Outras iguarias deliciosas são a paçoca, o pé de moleque e o arroz doce. Entre as bebidas, não se esqueça do quentão!

Caso queira comemorar à distância com alguém, você pode enviar todas essas comidinhas em um kit de festa junina!

3. Decoração

O arraiá não é completo sem a decoração, não é mesmo? Faça bandeirinhas e balões com papel colorido e, se tiver espaço no quintal, por que não uma fogueira?

Aproveite o embalo e vista-se à caráter: saia ou vestido rodado bastante colorido e jeans com xadrez são as principais formas de entrar no clima. Não se esqueça do chapéu, dos cabelos trançados, bigode e pintinhas na bochecha, ok?

Agora que já conhece as principais tradições de festa junina, continue acompanhando o blog Giuliana Flores para mais dicas!

Você também vai gostar de: 

  1. Flores na Mesa Junina – Dicas da Ana Carla
  2. 5 Receitas de Festa Junina Para Comemorar
  3. 8 Dicas de Decoração de Festa Junina

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>